Setembro… chegou a época do ano em que eu começo a me preparar para os projetos de decoração de fim de ano. Num piscar de olhos, estaremos brindando a chegada de  2021, com o coração cheio de esperança!

Todos os anos, assim que entramos no segundo semestre, empresas referência de mercado, no setor de design de interiores, divulgam as tendências para o ano seguinte. Por isso nos parágrafos a seguir, você vai encontrar um resumo, do que vai aparecer nas revistas e lojas de decoração em 2021, e poderá te encantar para uma repaginada na sua casa!

Cores, Formas, Texturas, Padronagens, Revestimentos, tudo se renova a cada ano.

Papel de parede, pintura ou adesivo. 2021 será o ano das pinceladas, borrões, tudo muito delicado ao olhar. Fonte:Designmilk

O que inspirou as tendências de decoração para 2021?

A casa tornou-se o centro do universo em 2020, e todos nós conhecemos bem o motivo. A princípio ela igualou-se a uma prisão, em seguida, virou um porto seguro, e por fim, a reconhecemos como o refugio mais acolhedor desse mundo.

O ano de 2020 ficará marcado devido a uma causa, que levou a milhares de efeitos em todos os setores, e reforçou  as manifestações contra o consumismo desenfreado, exaltando a volta a natureza.

O formato curvo para sofás foi moda na época do Art Déco. Trata-se da melhor configuração para uma roda de conversas! Fonte: acervo próprio

Qual a relação entre o consumismo e as tendências para 2021?

Muito simples. A valorização da natureza é a bandeira da sustentabilidade. Essa por sua vez, implica em  “reuso”, e o “look usado” que você vai ver na decoração do ano que vem é uma celebração ao reuso.

Não quero me estender, mas acho importante você saber que os estudos sobre o consumismo no século XXI, indicam que sua relação com stress esta cada vez mais forte. *

Quando unimos as informações acima, temos o cenário ideal para decorações  na cor verde, uso de formas orgânicas (sofás curvos), uso de materiais acolhedores, cozinhas abertas para área de convívio, aumento no uso de plantas dentro de casa, uso de objetos com história e personalidade, e para mim o mais incrível, espaços reservados para  rituais em casa.

Open space ou Espaço aberto, um conceito que atrapalhou o dia a dia de algumas casas durante a pandemia de 2020, é a tendência que se mantém no próximo ano. Fonte: designmilk

Quais são os materiais com aspecto acolhedor?

São os materiais que tem textura ao tato, ráfia, linho, sisal, jeans  e principalmente, os materiais que apresentam textura  visual.  Isto porque a  tendência de decoração para revestimentos em 2021 é o aspecto “usado”. Como  principal exemplo cito a madeira (seu reuso é fundamental numa decoração sustentável), o couro sintético, também com aspecto envelhecido, e até mesmo o porcelanato, que aparecerá no próximo ano com padronagem “desgastada”.

Os metais  com aspecto  enferrujado, que complementam tão bem uma decoração no estilo industrial, são tendência para 2021.

Cerâmica, cimento, porcelanato, e até papel de parede reproduzem o aspecto do Aço Corten. Fonte: Castellato.com.br

Quais são as padronagens com aspecto acolhedor?

A tendência de decoração para tecidos é  primeiramente o “patchwork”, porque se trata de um trabalho de costura com aspecto de “feito em casa, pouco a pouco, com muito carinho”. Em segundo encontramos lugar para os tecidos com muita textura como o linhão.

Esqueça as florzinhas, e os tons pastéis, os trabalhos de patchwork atuais podem ser até emoldurados na sala. fonte: Pinterest

Quem gosta de aquarela por sua característica mais marcante, o borrão, vai  adorar os papéis de parede que reproduzem o aspecto de tinta manchada, pois a tendência para compor as paredes, tira de cena, padronagens  marcantes, para colocar no lugar, imagens suaves.

Tanto um edredom de patchwork como um papel de parede com borrões podem  decorar os quartos de bebê em 2021, porque uma tendência que já vem se fixando há alguns anos, é  desvincular da decoração o gênero do  recém nascido. O novo quarto de bebe, não usa rosa ou azul, usa cores terrosas, em tons neutros, salteado de verde.

Qual a cor que passa  a sensação de acolhimento?

Não é a cor Pantone de 2021, que ainda não foi divulgada, nem a  corDulux ou similares, mas a tendência para o próximo ano é o verde.  Verde não tem tradição em decoração, nem foi, até agora, considerada uma cor acolhedora, mas por conta da enorme vontade de trazer a natureza para dentro de casa, os tons de verde estarão em 2021 em todos os elementos de decoração.Unida aos tons terrosos remete a natureza, sem passar a sensação de cor fria.

Verde claro acinzentado. Cuidado para não escolher verde pastel. É cor de hospital… Fonte: essere.com.cy

Quais são os rituais a serem realizados na casa?

Na impossibilidade de realizar grandes eventos, as pessoas encontraram-se com um ou dois amigos, neste ano que termina. O trabalho em casa aproximou pais e filhos, como nunca antes. Sem o auxílio da secretária do lar, muitas donas de casa tiveram que se superar para realizar seu trabalho, somado ao trabalho da casa. Essas experiências criaram a necessidade de pequenos espaços para realização de rituais em casa.

Crie um espaço para o ritual do cafezinho com seus amigos. Fonte: Pinterest

Noites na cozinha com as amigas, manhãs de sábado preparando cerveja doméstica, tardes de degustação de vinho… Jogo de cartas…  Juntar poucos amigos e se aventurar numa dessas atividades é a tendência, desde que o local (a mesa, o aparador a bancada), estejam devidamente decorados para o evento. E  para nós que amamos decorar, essa é a melhor parte da festa!

*A Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, divulgou um estudo, demonstrando que, quanto mais preocupação com consumo e status, maior o nível de depressão e isolamento social detectado nas pessoas.

Um grande abraço,

Silvana Hindi

 

Colunista: Silvana Hindi

Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem  mais humana e menos estética, do design de interiores.

https://decoracaosemduvida.com.br
https://instagram.com/decoracaosemduvida
https://facebook.com/decoracaosemduvida
https://br.pinterest.com/silvanahindi