A 1ª Temporada Online

A pandemia e o isolamento social obrigaram vários segmentos do mercado a se reinventar. Com a Moda não foi diferente. Antes de falarmos de tendências vistas nos últimos desfiles Prêt-à-Porter que já estão bombando nos sites, ou seja, a função é difundir mesmo e vender em grandes volumes, escolhemos falar aqui da  “Alta Costura”.  Ao contrário, esse reduto sempre foi destinado a poucos.

Da exclusividade em apresentações intimistas, passou para a divulgação online exibida em várias plataformas e vista em todo o planeta.Fashion films, desfiles transmitidos em tempo real, e divulgação dos lançamentos nas redes tornaram democrático o que até então era destinado somente a um público mínimo. E assim muito mais gente pode apreciar e entender o que é a “Alta Costura”.

Paris Fashion Week. Ronald van der Kemp Fall 2020 Couture Fashion Show.  Fotos: Divulgação.

Pontuamos algumas coleções que renderam muito assunto no meio fashionista. Ronald Van der Kemp apresentou a sua primeira coleção sustentável. Um questionamento que está no centro de discussões ambientais. Prega-se resgate de valores, preservação da natureza e a qualidade de vida como o “novo luxo”. Reciclar é preciso!

Paris Fashion Week. Alexandre Vauthier Fall 2020.  Foto: Divulgação.

Paris Fashion Week. Alexandre Vauthier Fall 2020.  Fotos: Divulgação.

Alexandre Vauthier aproveitou o isolamento para dar vida a sua coleção de Alta Costura Oitentista. Imagens capturadas em uma casa a beira mar e também em ruas de Paris inserem o luxo no cotidiano e trazem uma forte mensagem que dias melhores virão.

Paris Fashion Week. Julien Fournié Haute Couture– First Manifesto Fashion Film. Fotos: Divulgação

Julien Fournié apresentou no Fashion Film “First Manifesto” o bastidor de criação da sua Alta Costura. Em poucos minutos o vídeo nos leva a uma viagem que revela fragmentos desse universo minucioso, desde a inspiração até a concepção de peças exclusivas. Vale à pena conferir no site: julienfournie.com

Paris Fashion Week. Balmain Fall 2020 Couture Fashion Show Foto: Divulgação.

Balmain realizou um dos únicos desfiles da Temporada Paris Fashion Week . A Cidade Luz ganhou um espetáculo à parte na apresentação do desfile realizado em um barco, que navegou pelo Rio Sena, foi filmado e transmitido em tempo real para o mundo inteiro.

Ralph & Russo Haute Couture Automne-Hiver 2020-21 / Hauli – Modelo digital. Imagem: Divulgação

Ralph & Russo mergulhou ainda mais no universo digital com a modelo avatar Hauli construída digitalmente assim como as criações que ela usa. Sucesso absoluto tanto pelas imagens poderosas como pela coleção luxuosa de tirar o fôlego!

Dior Ateliê. Haute Couture Autumn Winter-2020-21 Foto: Divulgação

A casa Dior assim como no período pós guerra de 1945, recriou a coleção de Alta Costura em miniatura. A inspiração veio de personagens da Mitologia Grega Clássica. Foi produzido um Fashion Film dirigido por Matteo Garrone (Pinocchio 2019 / O Conto dos Contos 2015), que provocou alguns protestos e muita polêmica em relação ao casting não inclusivo. Mas, mesmo com tanto barulho o que prevaleceu foi o legado Dior.

Christian Dior Haute Couture Autumn Winter-2020-21 Foto: Divulgação

E qual é a lição que podemos tirar disso? Certamente a necessidade demonstrou que a conexão entre os povos através da internet pode ser muito bem aproveitada para unir, informar, nivelar e aproximar mundos distantes.

Viva a era da democracia digital!