Plantas dentro de casa

É comum encontrar matérias sobre as plantas que evitam doenças, através da purificação do ar dos ambientes. Entretanto poucas explicam como isso acontece, e qual é, o real benefício para sua saúde.

Dessa vez será diferente. Nos parágrafos abaixo, você vai conhecer quais plantas podem acabar com sua dor de cabeça, quais podem evitar que sinta sonolência, tontura etc..porque vou especificar :

 Quais são as toxinas que cada uma combate,

Quais são os danos que cada toxina pode causar à sua saúde,

Qual é tamanho da planta que você deve comprar,

Quais são os cuidados que essas plantas necessitam (quase nenhum),

Qual é o local onde ele deve ficar, na sua casa ou local de trabalho.

Antes de prosseguirmos, saiba que a principal fonte desses dados é a NASA, a Agência Espacial Norte Americana. Sob orientação de Bill Wolverton, em 1989, a Agência comprovou a teoria de que certas plantas, tem a capacidade de filtrar toxinas presentes no ar que respiramos.

Isto acontece através da fotossíntese, momento em que as plantas convertem o dióxido de carbono que exalamos em oxigênio purinho!

Os principais elementos químicos dispersados por esta relação de 5 plantas ornamentais são: 

1.Formaldeído: Capaz de causar irritação no nariz, boca e garganta.

2.Benzeno: Capaz de causar irritação nos olhos, sonolência, tontura, aumento do batimento cardíaco, e confusão mental.

3.Triclorotileno: Capaz de causar tontura, dores de cabeça, náuseas e vômito.

 Os elementos químicos têm nome complicado e não é importante nos lembrarmos deles. O importante é saber que numa área de até 100m2 (espaço fechado), você vai precisar pelo menos de 2 plantas de porte médio, presente na relação abaixo.

1.Palmeira Areca-Bambu 

A palmeira areca-bambu é uma planta que pode atingir 4,0m de altura e 1,65m de diâmetro. É uma bela planta ornamental para enfeitar sua sala, e deve ficar resguardada da luz solar direta. Ao comprar, procure uma que bata na altura do seu ombro, esse tamanho deve bastar para ela fazer a purificação do ar para você.

A palmeira areca é muito eficiente em remover toxinas responsáveis pelas dores de cabeça e tontura. Fonte: apartmenttherapy

2. Samambaia

 A samambaia é conhecida como uma grande combatente dos químicos poluentes do ar como o formaldeído, conservante químico presente na maioria dos produtos de cabelo, e por essa razão, é uma excelente planta para banheiros. Além disso, alguns estudos indicam sua influência em combater o crescimento de células cancerígenas.

É uma planta ornamental que interfere no nível de umidade do ar, agindo contra a secura. Essa característica destaca a samambaia como uma boa planta para dormitórios.

A samambaia é uma planta fácil de crescer no sol.   Fonte: apartmenttherapy

3. Espada de São Jorge 

Falar que a espada de São Jorge é uma das plantas mais fáceis de se cuidar é pouco. Quer ver? Por exemplo, qual planta você conhece que sobrevive a erros de rega? Se você errar para mais ou para menos, na quantidade de água, a espada de São Jorge permanecerá viva. Se a mantiver no sol ou na sombra, ela não morre.

Alias, seu maior benefício, é conservar os raios de sol nas suas folhas. Enquanto todas as plantas precisam da luz solar para transformar dióxido de carbono em oxigênio, a espada de São Jorge continua a soltar oxigênio puro durante a noite, tornando-a uma planta ornamental indispensável para seu quarto.

A Espada de São Jorge é uma das plantas mais fáceis de cuidar. Fonte: Shutterstock

4. Lírio da Paz

Em adição às folhas robustas de um verde intenso, o lírio da paz ainda trás uma bela flor branca.  De custo baixo e manutenção básica (qualquer luz serve, e não murcha se não aguada constantemente), esta planta ornamental só trás benefícios ao decorar seus espaços.

Além de fazer a proteção contra as toxinas relacionadas no início desta matéria, o lírio da paz protege contra os vapores exalados pela maioria dos produtos domésticos de limpeza.

Quanto mais ficamos expostos à esses vapores, mais sujeitos estamos a sofrer de dores de cabeça, falta de coordenação, baixa pressão sanguínea, letargia, e envenenamento por acetona.

O Lírio da Paz protege a casa contra a formação de mofo.   Fonte: Acervo Pessoal

Assim como a Samambaia, o lírio aumenta a umidade do ar e diminui o stress. Na minha opinião, ela é a “planta mais importante” dessa relação, devido a sua capacidade de absorver do ar partículas de mofo (esporos) que causam alergias seríssimas. Segundo a prática do FengShui, o lírio da paz enche o ambiente de energia positiva.

São dois, os ambientes da casa que não devem prescindir da presença dessa planta ornamental: A cozinha e o banheiro. Por serem ambientes muito úmidos, produzem bolor, e a presença do lírio vai “desviar” a umidade reservada aos azulejos, parede, cortinas plásticas, etc… para a planta, diminuindo a formação do mofo no cômodo.

5.  Hera- do- Diabo (Jibóia)

De acordo com os princípios da Arquitetura Vastu, as energias fluem melhor numa casa livre de poluentes, o que faz bastante sentido.

A VastruShastra é uma técnica védica de construção de casas surgida na Índia a cinco mil anos, e também é conhecida como “Ciência do Bem Viver”.

Ela procura harmonizar a energia de ambientes, melhorando a vida espiritual, física, energética e material das pessoas. Entende, acima de tudo, que existe uma ligação entre nosso corpo e o local em que vivemos ou trabalhamos. Prega que a energia predominante nesse ambiente, nos afetará com toda certeza.

Plantas para transformar araras em biombos, que dividem os espaços. Fonte:Pinterest

 A hera-do-diabo é uma poderosa aliada na batalha para purificar o ar que respiramos em nossas casas.

Ela é muito eficaz em combater as toxinas presentes nos produtos de limpeza doméstica. Recomenda-se coloca-la ao lado de computadores, aparelhos de som e TVs. Se posicionada a frente de ângulos retos, pode reduzir a ansiedade e o stress.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer as 5 plantas ornamentais indispensáveis para se ter em casa.

Enquanto fazia a pesquisa percebi que, destas, só tinha 2, e que não estavam nos melhores lugares. Corrigi isso rápido, levando a espada de são Jorge para meu quarto!

Dúvidas? já sabem… não hesite em me contatar!

Um grande Abraço,

Silvana Hindi

Fontes de Pesquisa:

www.astrocentro.com.br

www. nasa.com

www.medium.com

www.handyandysnursery.com

www.dengraden.com

 

Colunista: Silvana Hindi

Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem  mais humana e menos estética, do design de interiores.

https://decoracaosemduvida.com.br
https://instagram.com/decoracaosemduvida
https://facebook.com/decoracaosemduvida
https://br.pinterest.com/silvanahindi