+ No More

LONGEVIDADE E MASCULINIDADE – O ESTILO DE VIDA DOS HOMENS DE BEM COM A VIDA

Pinterest

Já tenho escrito muito sobre nós, as mulheres e em particular sobre as mulheres da minha idade, aquelas que chamavam de cinquentonas (leia-se com um certo tom de desprezo, assim cinquenôôônasss). É verdade. Estamos a sair do armário, nós as cinquentonas e estamos a revolucionar o mundo. Vivemos a nova revolução das mulheres, mas desta vez uma revolução da feminilidade, sem esquecer o caminho de conquista traçado até aqui.

Pinterest

E então os homens? Estes nossos queridos companheiros? Pois este mês dedico a eles. Dedico este mês a falar da longevidade no masculino porque também há uma revolução em vista, só que diferente da nossa, porque somos diferentes.

Pierce Brosnan – Pinterest

Na década de 90 estudei um movimento de reação ao movimento feminista, que teve as suas raízes nos Estados Unidos e que foi liderado por um autor chamado Robert Bly, que publicou a sua “obra-prima” chamada – The Iron John. O meu mestrado foi a análise a este movimento social e à a obra Iron John e o percurso do seu autor. Digamos que isso tornou-me “mestra em identidade masculina”.

Ford Models – Pinterest

Já nessa altura percebi o quão complexa, ritualizada e diferente é a construção da identidade masculina por comparação à feminina. Percebi também que as mulheres são, de certa forma mais revolucionárias que os homens. Como temos vindo a questionar o papel de mulheres e homens na sociedade, coisa que os homens fazem, mas, mais discretamente e no fundo dos seus corações (claro que existem boas exceções), acabamos por promover algum desconcerto nos nossos amigos do sexo oposto.

Pinterest

Numa era em que se promove tanto a diversidade e que ao mesmo tempo se relativiza a diferença, podemos ter como produto um profundo questionar de identidade, ainda mais quando se confunde sexo com genero, mas não me vou alongar por aí.

Michael Justin Lock Models – Pinterest

As redes sociais acabam por ser amplificadoras do questionamento próprio da maturidade, como já tive a oportunidade de referir. Fica claro que os homens também estão a viver uma revolução da masculinidade e a procurar o sentir-se bem na sua pele, assumindo o que de bom a masculinidade tem e ao mesmo tempo integrando aquilo que os torna homens mais atraente para mulheres como eu, por exemplo.

Cleant Eastwood – Martin Schoeller’s – Pinterest

Dizem as más-línguas que os homens amadurecem aos 54 ou aos 56, não sei bem. O fato é que amadurecem, tal como as mulheres, e que este amadurecimento os torna mais seguros de si e mais individualistas, leia-se menos preocupados com o que os outros dizem.

Jeff Bridges- Pinterest

Noto que os homens estão cada vez mais conscientes da longevidade e do fato de estatisticamente morrerem mais cedo que as mulheres. Noto que estão a investir mais na saúde, seja física seja mental, e que estão a assumir-se como pessoas e menos estereotipados, por assim dizer. Numa leitura da masculinidade madura diria que se estão a tornar mais interessantes, menos competitivos e mais integrativos, se me faço entender.

Matthew McConaughey – Pinterest

Outro dia falava com um cinquentão sobre a masculinidade e o envelhecimento e ele referiu várias vezes que os homens estão a assumir o seu lado feminino, o que é bom. Referia que a masculinidade madura olha para a mulher como companheira e assume para si um conjunto de tarefas e responsabilidades que antes delegava na mulher e que a sufocava. Tendo a concordar.

Harrison Ford – Pinterest

Vejo homens a investirem mais nas relações, a olharem para as mulheres da sua idade com admiração e companheirismo. Vejo também homens mais seguros de si e mais corajosos quando abordam uma mulher que lhes desperta o interesse, mas ao mesmo tempo mais românticos, mais cientes que há que seguir com doçura e sem paternalismo.

Jeffrey Dean Morgan – Pinterest

Uma das vantagens da maturidade é a visão mais clara do que é bom para nós, daquilo porque vale a pena lutar, aquilo em que vale a pena mudarmos e aquilo que deve ser deitado fora. A relativização e o desapego fazem das pessoas maduras pessoas que se sentem melhor consigo mesmas e isto faz delas pessoas mais interessantes e atraentes.

Pierce Brosnan – Pinterest

Por tudo isso quero dar palco a estes homens novos e charmosos que estão cada vez mais alinhados com o comprimento de onda de nós, mulheres que nos sentimos muito bem na nossa pele e que queremos sim, uma pessoa ao nosso lado (amigo, namorado, marido, amante, o que for) com quem possamos desenhar um caminho em conjunto.

Venham daí estes homens maduros e àqueles que estão a ler estas linhas, aqui fica o nosso apoio e incentivo.

 

Ana João Sepulveda
CEO da 40+ Lab
Expert em Economia da Longevidade e em Envelhecimento Sustentado
Presidente da Associação Age Friendly Portugal, Embaixadora da rede Aging 2.0, Membro do Covenant on Demgraphic Change, da Rede Portuguesa de Ambientes Seguros, Saudáveis e Amigáveis e vogal da direção da Associação Cidadania Social.

Contatos:

Email: ana.sepulveda@40maislab.pt
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/anajoaosepulveda/

Facebook: https://www.facebook.com/ana.j.sepulveda.9
Facebook 40+ Lab: https://www.facebook.com/40maisLab/

Comentar