Mês passado resolvi escrever sobre os homens e a longevidade e digo-vos que foi dos artigos mais comentados que tive, nas redes sociais. Mas, muito mais interessante foi perceber que existe um mundo de plataformas, sites, projetos e programas, um pouco por todo o mundo, que estão a agregar os homens e ajudá-los nesta etapa.

Tom Matlack/ goodmenproject.com

Posso referir dois que gostei. Um no Brasil – Homens de Prata (https://homensdeprata.com.br/) – criado pelo ex publicitário Carlos Alberto Gallo, Cuca para os amigos. Outro vem também desse lado do Globo e chama-se “The Good Man Project” (https://goodmenproject.com/) criado pelo norte-americano Tom Matlack. Este empreendedor e investidor cria o projeto The Good Man Project com o intuito de lançar um debate nacional sobre o que significa ser um bom homem.

Charlène Coquard – ator.

E estes são só dois exemplos de um movimento muito interessante que se está a passar um pouco por todo o mundo. Homens e mulheres estão a pensar em como lidar com o tempo a mais, como tirar o máximo proveito da longevidade, sobre o que é ser homem ou mulher, hoje em dia com tudo o que o tempo extra nos permite.

Mads Mikkelsen – ator.

A verdade é que, mais do que discutir sobre o que é um bom homem, como se existisse só um único modelo, é preciso que se divulguem modelos, pessoas de carne e osso, ditas normais, que sejam bons exemplos de gestão da longevidade positiva. Pessoas que possam servir de inspiração e motivem os outros.

Sam Elliot – ator.

Homens e mulheres passam por processos de crescimento diferentes, e não me venham com isso da ideologia de género porque uma coisa é a identidade de género e outra é o sexo com que nascemos. Os processos de passagem à idade adulta são diferentes para os dois sexos. Enquanto as mulheres têm no início da menstruação a sua passagem à fase mulher, os homens nas sociedades ocidentais encontram outros “ritos” de passagem à fase adulta.

Jean Reno- ator.

Existe sempre uma construção cultural das identidades e por isso, os homens também estão a refletir sobre os modelos de masculinidade nas diferentes sociedades, no século XXI e com a oportunidade que a longevidade pode representar. Eu não acredito que estes modelos atuais de masculinidade tenham de implicar num apagar dos modelos passados, como se estes estivessem totalmente errados.

Robert Downey Jr. – ator.

Eu não sei quanto às mulheres que me lêem, mas eu gosto de um homem que me abra a porta do carro ao mesmo tempo em que me apoia para eu dar o melhor de mim. Gosto de um homem que me ofereça flores (rosas vermelhas é que não, please, muito cliché) e que apoie a liderança feminina.

Pinterest.

Sinto-me cada vez mais apaixonada pelo lado bom da longevidade e pelo fato de ela estar a ser liderada por pessoas adultas, com muita experiência de vida, com capacidade de agregar a todos e com vontade de criar uma sociedade onde homens e mulheres se encontram.

Ana João Sepulveda
CEO da 40+ Lab
Expert em Economia da Longevidade e em Envelhecimento Sustentado
Presidente da Associação Age Friendly Portugal, Embaixadora da rede Aging 2.0, Membro do Covenant on Demgraphic Change, da Rede Portuguesa de Ambientes Seguros, Saudáveis e Amigáveis e vogal da direção da Associação Cidadania Social.

Contatos:

Email: ana.sepulveda@40maislab.pt
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/anajoaosepulveda/

Facebook: https://www.facebook.com/ana.j.sepulveda.9
Facebook 40+ Lab: https://www.facebook.com/40maisLab/