Outro dia tive a oportunidade de promover uma reunião entre os sócios dos Homens de Prata (Cuca e Marcos Ferreira) e a NoMore (Jussara Medrado e Beatriz Negrão) onde falámos sobre um tema que veio inspirar este artigo: a forma como homens e mulheres têm lidado com os cabelos brancos. Devo dizer que foi bem interessante e aprendi uma coisa muito curiosa que partilho.

Fonte; Pinterest.Antes e depois …

Até há bem pouco tempo as mulheres gastavam tempo, dinheiro e energia a manter os cabelos brancos bem cobertos de tinta. Pintar o cabelo que forma a parecer natural era tão fundamental como tomar banho (estou a exagerar um pouco e a generalizar, mas faz parte).

Home – Iconic Focus – Top Modeling Agency em Nova York e Los Angeles para modelos com mais de 30 a 90 anos. Fonte:Pinterest.

Esta revolução da feminilidade e o assumir da evolução da vida tem tido como fruto um evidente assumir dos cabelos brancos, nas mulheres. Passamos de algo a esconder para algo a exibir, com orgulho. Vemos hoje mulheres com cabelos brancos lindíssimos.

Kirill Novoseltsev. Fonte: Pinterest.

Nos homens, ao contrário, os cabelos brancos foram sempre assumidos. Estranho é ainda a coloração dos cabelos, nos homens. Aliás, temos um dizer popular que afirma que os homens ficam mais charmosos quando envelhecem e um dos sinais deste charme são os cabelos brancos.

Tendências de corte de cabelo masculino para cabelos curtos 2020 – 2021 –  Fonte: Pinterest.

Podem dizer: até aqui nada de novo. Exatamente! O que a referida conversa trouxe de novo foi o facto de, segundo o Cuca, os cabelos brancos serem um dos grandes temas no universo masculino. Segundo aquilo que tanto o Marcos quanto o Cuca têm vivenciado neste rol de entrevistas que têm feito ao longo do tempo, é que os homens, em geral, não falam. Não falam de sentimentos e emoções, não falam de si e da forma como se sentem. Exceção a isso é o tema “cabelos brancos”. Devo confessar que foi algo que me surpreendeu esta evidência.

Beard And Company Usa. Fonte: Pinterest.

Como psicossocióloga é muito rico perceber a forma como este sinal de envelhecimento está a ser trabalhado por cada um dos sexos para se afirmar na sociedade e para afirmar a sua identidade pessoal. Mais ainda, no caso dos homens, é-me interessante perceber que pode ser através dos cabelos brancos que os homens podem ser levados a falar de si.

JoAni Johnson. Fonte: Pinterest.

Uma das consequências da longevidade é uma maior necessidade de pensar sobre si, sobre o futuro e a forma de estar na vida e em sociedade. Daí que esta análise à forma como os cabelos brancos são assumidos e encarados por ambos os sexos seja digna de referência.

Fonte: Pinterest.

Devo dizer-vos que tenho várias amigas que já deixaram de pintar o cabelo e estão a assumir, orgulhosamente, este novo look. Eu ainda não tenho de me preocupar muito com isso. Contudo, não deixei de ter um “encontro imediato do primeiro grau” quando um dia reparei que já tinha muito mais cabelos brancos. Foi a primeira vez que me confrontei com o meu envelhecimento, devo dizer. E não foi muito pacífico.

Jennifer Aniston. Fonte: Pinterest.

Assim, e em jeito de testemunho, agradeço às minhas predecessoras que estão a tornar normal os cabelos brancos nas mulheres. Quero também dizer que conheço alguns homens a quem o envelhecimento fez bem. De facto ficaram mais bonitos e atraentes do que eram quando jovens.

Ana João Sepulveda
CEO da 40+ Lab
Expert em Economia da Longevidade e em Envelhecimento Sustentado
Presidente da Associação Age Friendly Portugal, Embaixadora da rede Aging 2.0, Membro do CovenantonDemgraphicChange, da Rede Portuguesa de Ambientes Seguros, Saudáveis e Amigáveis e vogal da direção da Associação Cidadania Social.

Contatos:

Email: ana.sepulveda@40maislab.pt
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/anajoaosepulveda/

Facebook: https://www.facebook.com/ana.j.sepulveda.9
Facebook 40+ Lab: https://www.facebook.com/40maisLab/