Fabiane LuisiTurisco, CEO do Pro Natura Internacional é responsável pela estruturação e gestão da governança, implantação colaborativa e gestão geral nas ações de campo de todos os programas nacionais e internacionais do Pro Natura Internacional.

Fabiane LuisiTurisco, CEO do Pro Natura Internacional com as crianças e ribeirinhos do Marajó.

Fabiane conta-nos que o trabalho do Pro Natura Internacional tem sido reconhecido por várias organizações notáveis tais como: as Nações Unidas,Mitchell International Award, World Petroleum Awardfor Excellence in Social Responsibility, CNN TimeMagazine, Ministério do Ambiente do Brasil, entre outras .

Em 2021 a instituição está implementando uma missão de saúde no Marajó, sendo esta a primeira intervenção no âmbito do Programa SMART AMAZONIA e tem como embaixadora a nossa querida Fafá de Belém, conta-nos Fabiane.

O PROGRAMA SMART AMAZÔNIA

Fonte/ Foto:  Pixabay – Floresta Amazônica

Missão: saúde, educação e prevenção na Amazônia

O programa Smart Amazonia tem foco na construção de economias sustentáveis etraz soluções inovadoras com aporte de tecnologias avançadas, para atuar no contexto amazônico, mais concretamente na região do Marajó, estado do Pará, no Município de Curralinho, onde o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um dos mais baixos do Brasil.

Com os mesmos objetivos de gerar melhorias significativas na qualidade de vida da população ribeirinha marajoara, a intervenção na área da saúde torna-se prioritária, não só pela expansão da pandemia que tem vindo a agravar ainda mais a vulnerabilidade e as desigualdades sociais vividas na região, mas porque efetivamente sem saúde não é possível haver o tão desejado progresso.

Fonte: Pro Natura Internacional

O PROGRAMA MISSÃO SAÚDE NO MARAJÓ – 2021

Fonte: Pro Natura Internacional

Há mais de 8 anos Fabiane tem trabalhado na estratégia e na liderança da implementação em campo do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Marajó. “Nestes anos de imersão na cadeia produtiva do açaí nunca perdemos o foco nas pessoas, nas suas potencialidades e como poderíamos colaborar. A pandemia nos tornou ainda mais sensíveis à situação dos ribeirinhos, verdadeiros protetores da floresta amazônica”.

Com o grande objetivo de cooperar neste acolhimento emergencial, o Pro Natura alinhado com a Secretaria de Saúde de Curralinho irá marcar o início de uma mudança de paradigma na saúde dos ribeirinhos.

Fonte G1: Curralinho

Em parceria com a agência, Volunteer Vacations, serão deslocados para Curralinho, na ilha do Marajó, estado do Pará, um grupo de pesquisadores e de médicos voluntários que de forma colaborativa com a população, Secretaria da Saúde, Escola Ponta Alegre e Telecentro CQC, irão atuar no atendimento médico, bem como em ações de educação e prevenção (promovendo a capacitação delíderes locais e reforço de formação para os agentes de saúde que atuam na região), sob as orientações do Dr. Luiz Vilanova, médico também pelos Médicos sem Fronteira, com inúmeras experiências e missões ao redor do mundo.

Fonte: Volunteer Vacations.

A missão irá decorrer em novembro de 2021 e prevê-se impactar 2.000 ribeirinhos, com a realização de pelo menos 800 atendimentos individuais, com a realização de palestras e oficinas de formação no âmbito do Auto-Cuidado junto à população, lideranças locais e agentes de saúde.

Programa MISSÃO SAÚDE NO MARAJÓ do Pro Natura.

A ÁREA DE INTERVENÇÃO

O município de Curralinho fica distante de Belém, capital do Estado, aproximadamente 150 Km em linha reta, mas por meios de transporte fluvial chega a 435 Km.

A área do Programa será constituída por 23 comunidades ribeirinhas, distribuídas ao longo do Rio Canaticu, pertencente ao Município de Curralinho.

Fonte: Pixabay – Mercado Ribeirinha

A EMBAIXADORA FAFÁ DE BELEM

A amiga e parceira do Pro Natura e da Missão Saúde, Paula Barreto apresentou nossa Missão Saúde para a Fafá de Belém e a sinergia foi imediata.

“Em nossa primeira conversa fiquei impressionada com o envolvimento e a grande sabedoria da Fafá nas questões mais sensíveis e profundas do povo marajoara. Na hora pensei: A Fafá é a parceira ideal, é o coração da nossa missão, a voz da natureza fortalecendo esta rede de cooperação”, declara Fabiane.

Seja mais um a somar neste projeto. Venha fazer a sua doação no site: www.pronaturainternacional.org, ou por PIX: :31246721000100.

É simples e muito rápido, venha participar.

O QUE É O PRONATURA

Em 1985, o Pro Natura foi fundado no Brasil, como uma Agência de Desenvolvimento local sem fins lucrativos. É reconhecida como uma das pioneiras na sustentabilidade. Iniciou o seu processo de internacionalização em 1992, e atualmente, tem escritórios em Nova Iorque, Washington, Porto, Londres, Genebra e Port Harcourt, bem como unidades de representação em vários países. Durante os seus 36 anos de existência, tem operado através de diferentes programas em 63 países. Nomes como Armínio Fraga(ex-Presidente do Banco Central do Brasil e sócio fundador da Gávea Investments),Thomas Lovejoy (conselheiro de sustentabilidade de todos os presidentes dos EUA desde Carter),Sir Guillian Prance, (botânico de topo mundial, Director de Kew Gardens e Jardins Botânicos de NY) e Ignacy Sachs(eco-scio-economista de renome mundial), conhecido no Brasil e  em todo o mundo, contribuíram significativamente para o desenvolvimento da estratégia e da metodologia utilizada pela instituição.

O Reconhecimento na trajetória da Instituição

Em 1993, ganhou o Royal Geographical Society (UK) Award, e o UN Earth Day International, Award.

Em 1997, ganhou  George and Cynthia Mitchell International for Sustainable Development delivered by the US National Academy of Science (Nobel Prize for Sustainability). Igualmente recebeu: Sustainable Development: 100 Brazilian Experiences.

Em 2005 e 2006 ,ganhou Excellence in Social Sustainability by World Petroleum Congress. Bemcomo: CWC for Excellence in Sustainable Development. Both prizes for the partnership in Project Akassas for Statoil (Nigeria).

Beatriz Negrão

Carreira desenvolvida nas áreas de Marketing e Comunicação, atuando em empresas no Brasil e no exterior. Publicitária, Jornalista, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM com experiência em gestão de clientes e projetos.

Como jornalista, escreveu matérias em diversas revistas como colaboradora e proferiu Palestras viajando pelo País, abordando o tema Marketing e Agribussiness.

Italiano: (certificados Ministério del Lavoro Italiano e internacional de Siena/ Itália).

Contatos:

E – mail : neghrao@hotmail.com

Linkedin :linkedin.com/in/beatriz-negrão-a7443320