Descubra como evitar que o estresse tome conta de você na hora de decorar.

Quando perguntamos para as pessoas que estão construindo, reformando ou decorando, como têm passado, com frequência ouvimos um desabafo recheado de histórias de atrasos e erros como resposta.

Eu já trabalhei para centenas de clientes, e muitos chegaram até mim num momento de grande ansiedade em suas vidas. O designer de interiores é encarado como um amigo, até mesmo psicólogo nessas horas. Por isso pude estudar os motivos que normalmente levam a tanto estresse na tarefa de decorar.

São 3 as principais razões, e convido você a identificar essas dificuldades comigo e a descobrir como solucioná-las.

O inicio de todo projeto de decoração é excitante. A cabeça ferve com as possibilidades, as grandes ideias, as descobertas. As primeiras escolhas para o espaço são divertidas.

Mas de repente alguma coisa sai pior do que o imaginado, o resultado desagrada, e a confiança no processo é abalada.

A partir daí as coisas param de fluir e as pessoas começam a questionar todas as escolhas. As decisões, que vinham num bom ritmo, começam a ficar mais demoradas.

“Moodboard” feito de recortes e amostras de materiais. Fonte: Curso Passo a Passo Para Decoração Profissional. 

Vamos entender porque isso acontece:

  1. Pressa excessiva para terminar tudo.

 É natural olhar para os espaços vazios e querer preenche-los logo, porém é exatamente aí que a maioria das pessoas erra. A pressa em “resolver”, somada a ideia de comprar móveis que durem para sempre, resulta em escolhas sem graça. Ou seja, as escolhas recaem sobre peças que “combinam com tudo” e “não comprometem”… Eu posso afirmar que quem segue por esse caminho nunca terá uma decoração estilosa.

Seis meses após o término da decoração, a turma do “móveis que vão com tudo” se encontra numa grande encrenca. Precisa “dar vida”a um ambiente que ficou totalmente sem graça.

 Não deve haver pressa se está criando algo para durar muito tempo.

“Moodboard” feito a partir de imagens diferentes de decoração, que trazem cores estampas, texturas a serem usadas na decoração real. Fonte: Curso Passo a Passo Para Decoração Profissional

Como resolver:

Insisto sempre para que as pessoas decorem um cômodo de cada vez, do inicio ao fim.

Inicie o seu projeto pesquisando material para a inspiração do ambiente. Monte primeiro um “moodboard” livre de compromisso com mobiliário ou coisas de casa. Aprenda aqui.

Visualize a atmosfera que quer para o espaço na sua cabeça. Dedique tempo suficiente para criar a paleta de cores e monte a relação de materiais de acabamento que você deseja para o seu ambiente.

Por exemplo, nunca contrate alguém para fazer as cortinas para a casa toda de uma vez só.  Se assim o fizer, a tendência é decidir-se pela mesma solução para todos os ambientes. É mais prático, talvez mais econômico, porém totalmente errado.

Cada cômodo tem uma função diferente e requer soluções individualizadas.

“Moodboard“ feito a partir do moodboard 100% inspiracional, introduz móveis reais e cores existentes no mercado para que se adquira segurança na passagem da inspiração para a realização. Fonte: Curso Passo a Passo Para Decoração Profissional.

O segundo motivo porque uma decoração pode dar errado:

 2.As decisões estão num ritmo muito moroso.

Já vimos que a impulsividade vinda da pressa resulta em más escolhas…  Aqui no outro extremo, temos a situação oposta: se você desacelerar demais, vai superestimar cada decisão.

Dessa forma, torna-se muito mais difícil sair do lugar.

“Moodboard“ de mobiliário real e paleta cromática que fará parte da decoração. As mudanças e testes de combinações devem ser feitos neste momento, antes que qualquer compra tenha ocorrido. Fonte: Curso Passo a Passo Para Decoração Profissional.

Como resolver:

Quando você foca demais num objeto, num móvel, e não consegue se decidir, recomendo que mude de perspectiva, e enxergue-o em um contexto mais amplo.

Quando você tem a visão (obtida através do “moodboard”) do ambiente como um todo, faz questionamentos mais relevantes tais como:

-Como uma determinada peça relaciona-se a todo o restante planejado para o ambiente?

-Ela é fundamental para a “atmosfera” do ambiente? Faz parte do foco do ambiente?

– Esta peça reforça o uso de algum formato, cor, estampa ou textura já usados no ambiente?

Inserir um móvel ou objeto decorativo no contexto do espaço ajuda a avaliar sua importância no processo da decoração.

 

O terceiro motivo porque uma decoração pode dar errado:

 A decoração foi iniciada sem que houvesse uma estratégia.

Quando decidimos construir uma casa, é certo que não iniciamos as fundações antes de ter as plantas prontas, não é?

Entretanto isso é exatamente o que as pessoas fazem quando iniciam sua decoração.

Pula-se o planejamento e vai-se direto para a diversão, as compras!  Afinal tem coisa mais gostosa do que comprar tudo novo para nossa amada casa?

Mas quando a diversão passa podemos ter uma má surpresa…. Nada “conversa” com nada. Nesse momento começa um processo super cansativo e desanimador: as experimentações na tentativa de combinar as coisa que foram escolhidas aleatoriamente.

“Moodboard“ que coloca as peças nas dimensões aproximadas, em proporção umas as outras para avaliação da atmosfera final. Fonte: Curso Passo a Passo Para Decoração Profissional

Como resolver:

Eu respeito o estilo único de cada pessoa. Isso é sagrado, porém não há mal nenhum em escolher um estilo consagrado e usa-lo como guia. Aprenda a decorar com 2, 3 estilos fazendo meu curso!

Todo mundo tem um estilo preferido, e saber qual é ajuda na escolha das peças da sua casa. Descubra qual o seu estilo fazendo o QUIZ

Planeje para não cometer os erros mencionados acima:

Conheça bem as suas necessidades e preferências (e de todos que vão viver na mesma casa ou trabalhar no mesmo espaço), eleja 2 estilos que convivam bem e monte os seus moodboards ( painel de ideias desde sua inspiração até o final com os móveis e acessórios pretendidos).

Pesquise o mercado de móveis e acessórios com o seu painel em mãos, e só comece a comprar quando souber onde encontrar pelo menos 80% daquilo que pretende usar.

Faça meu curso e tudo vai dar certo!

Grande abraço,

Silvana Hindi

 

Colunista: Silvana Hindi

Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem mais humana e menos estética, do design de interiores.

https://decoracaosemduvida.com.br
https://instagram.com/decoracaosemduvida
https://facebook.com/decoracaosemduvida
https://br.pinterest.com/silvanahindi