Viver Melhor

O PASSO A PASSO PARA A MESA DE NATAL PERFEITA!

Eu não sei se você está tão admirada (o) como eu com a rapidez com que esse ano passou! Minha sensação é que mal acabei de guardar os enfeites de natal de 2020 e já estou desencaixotando tudo de novo!

Em todas as casas, todos os anos, a árvore de natal é a grande sensação da decoração, certo? Esse ano além dela, que tal promover a decoração da Mesa de Natal  à estrela da noite? Eu decidi que vou investir toda minha criatividade na sala de jantar!

Se quiser fazer como eu, siga minhas dicas essenciais  e vai acertar o passo a passo para a Mesa de Natal perfeita. Mas saiba que criatividade não basta, você precisará organizar seus pensamentos para começar pelo elemento certo.

E se você quiser aprender a decorar como um profissional vem fazer o meu curso. Ele prepara para uma carreira em decoração!

A toalha, o grande divisor de águas.

  1. A toalha lisa

A escolha da toalha deve ser a sua primeira providência.

Isso porque uma toalha sempre ocupa o maior espaço visual da mesa. Sem  dizer que sua cor e estilo devem harmonizar com a decoração da sala de jantar.

A  toalha lisa, num tecido com tramado interessante, permite montar o tipo de decoração mais promovido nas feiras e mostras de decoração durante o ano de 2021:

A decoração “em camadas” e a decoração “mixada”.

A decoração da mesa deve harmonizar com o estilo do ambiente onde está localizada Fonte: johnlewis

Assim como no vestuário, quando usamos camisas sobre camisetas, echarpes sobre camisas, coletes por cima de tudo e ainda colares, brincos, etc… Criamos  interesse visual devida ao ato de sobrepor camadas. O mesmo acontece  em decoração de interiores.

O primeiro charme da Mesa de Natal de 2021 é a sobreposição de elementos:

A ideia  é montar guirlandas para usar como centro de mesa  sobre “caminhos” de crochê, linho, ou veludo. Esses dois elementos  formarão a base para a disposição de velas e de pequenos objetos com significado natalino. Você pode distribuir sinos, presentinhos, bichinhos para adicionar um brilho extra. Tudo isso sobre a toalha lisa que deu inicio a sua composição.

O segundo charme da Mesa de Natal de 2021 é a mixagem da louça. Desde que haja um ponto em comum entre eles, você pode compor a mesa com pratos e copos diferentes uns dos outros. Para unir o visual, opte por formatos diferentes na mesma cor, ou pequenas variações da mesma estampa.

Jogo de pratos mixado com estampas e cores harmonizadas. As cores, azul e vermelho da louça, são repetidas nos tecidos para arrematar a composição. Fonte: Decoração sem Dúvida.

  1. A toalha estampada

As duas estampas que mais sucesso fazem nas Mesas de Natal são xadrez e listrado. São estampas geométricas que combinam com arranjos de flores sem competir pela atenção.

Além disso, por serem motivos lineares, criam um contraste agradável com a louça habitualmente  de forma circular.

Uma toalha xadrez como essa é o resultado de alguns metros costurados no tamanho da sua mesa. Fonte: Decoração sem Dúvida.

Sempre que se decidir por estampas com muita personalidade, monte todo o restante de maneira a permitir que a toalha seja o maior destaque da mesa.

  1. Sem toalha

Por que essa não seria uma opção? Madeiras, mármores, lindas superfícies devem ser aproveitadas. O natal em um país tropical como o Brasil, convida a comemorações na varanda, na praia, em céu aberto. E muitas vezes os dias festivos são de altíssima temperatura.

Expor a textura da madeira envelhecida é uma super opção.

Assim sendo as criações que partem dos  materiais de revestimento da mesa de jantar são bem vindos.

Os elementos indispensáveis na Mesa de Natal.

  1. Flores, folhagens e frutos

Não existe regra. Um arranjo no centro da mesa, uma guirlanda  a percorrer toda a extensão ou vários pequenos recipientes espalhados pela mesa… a verdade é que trazer a natureza para a mesa de refeições não é obrigatório somente no natal.

Apenas te peço que pense de antemão como tudo se acomodará junto. Comidas e flores! Ao arrumar a mesa faça uma simulação de onde ficarão as travessas, ok?

2.Guardanapos de pano

O guardanapo de pano é uma boa oportunidade para introduzir estampas natalinas na Mesa de Natal. Ele pode ser de vários tamanhos, com franja desfiada e a partir de tecido a metro. Pode ser posicionado sobre o prato e amarrado com fita ou  ficar na vertical sob o prato, recaindo sobre a dobra da toalha.

O uso do guardanapo de pano não dispensa  o uso do guardanapo de papel, você sabe né? 

  1. Sousplat

Inicialmente essa peça com nome francês era conhecido como sendo um  “marcador” de lugares à mesa. Colocado sob o prato ( essa é a tradução literal) o sousplat servia  para proteger o revestimento da mesa de respingos de sopa e dos pratos com molho  e habitualmente era  retirado da mesa antes do serviço da  sobremesa.

Tudo isso  porém faz parte dos textos que contam a  história do comportamento do ser humano à mesa através dos tempos. Hoje o “sousplat” com seus 35cm de diâmetro decora a mesa acrescentando cor e textura `a composição. Tornou-se um item indispensável para tematizar a decoração porque é mais econômico “vestir” um souplat do que trocar a louça a cada comemoração.

  1. Velas

Quem celebra o natal com almoço no dia 25 deve estar pensando: Para que vou acender velas durante o dia?

Pois saiba que você não deve relacionar a luz da vela à claridade ou escuridão no natal. Nesta data a chama da vela simboliza a luz trazida até nós com o nascimento de Jesus Cristo. Para cada religião existe uma história diferente, mas, a mensagem permanece a mesma: é chegada a luz que nos conduzirá pelo caminho da fé.

Desejo a todos um Feliz Natal!

Dediquem um tempo para decorar suas casas. Na verdade não importa se você terá a mais bela árvore de natal do Instagram…

Conta muito mais as reflexões que sempre fazemos quando mexemos nos enfeites, quando preparamos uma receita especial , quando nos lembramos com amor uma pessoa que sempre morará nos nossos corações.

 

Um forte abraço,

Silvana Hindi…

 

Se gostou das dicas e se tiver dúvidas entre em contato:

silvana@decoracaosemduvida.com.br e Whatsapp 11 9 32778899

Colunista: Silvana Hindi

Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem mais humana e menos estética, do design de interiores.

Home

https://instagram.com/decoracaosemduvida

https://facebook.com/decoracaosemduvida

 

Comentar