Moda

VESTIDOS: OS DEZ MODELOS QUE ELEGEMOS PARA O VERÃO

Por Jussara Medrado – Editora de Moda

@medrado.jussara

Hoje em dia os vestidos estão livres para serem usados de muitas formas diferentes em relação a horários e ocasiões. Tudo depende da maneira como compomos o look.  Até os mais sofisticados tem sido vistos por aí em versões casuais e vice versa, um vestido básico pode ficar bem chique conforme o calçado e acessórios.

Por isso, elegemos 10 modelos que não podem faltar no closet e que não saem de moda.

1- Vestido Camisa ou “Vestido Chemise”, o queridinho do momento!

Não se sabe ao certo quem o criou, mas, na crise da década de 30, algumas mulheres começaram a fazê-lo e usar porque era fácil, prático e econômico. Na segunda guerra a situação piorou e esse modelo se firmou. Pode-se dizer que é um dos símbolos de emancipação feminina e um ícone de moda. Então vale a pena investir na peça escolhendo tecidos de qualidade e boas marcas. Ele pode acompanhar você em muitas ocasiões com todo tipo de complemento. Use do seu jeito!

2- Envelope é pura praticidade

Farm Rio @adorofarm

Envelope, transpassado ou trespassado. Tem uma abertura em uma das laterais por onde passam faixas ou cordones que permitem o transpasse e fechamento da peça, assim como a amarração na cintura. Fica bem em todo biótipo físico por essa facilidade de ajuste.  Essa é outra vantagem desse modelo, mesmo que passemos por alguma alteração de manequim a peça se adapta ao corpo.

3- Romântico para sempre

Mais que modismo, babados e franzidos de vestidos românticos reproduzem um estado de espírito e algumas mulheres simplesmente amam usá-los. Sendo assim, o mundo pode girar e o tempo passar, eles estarão sempre nas coleções dos estilistas porque tem o público garantido.

4- Poás, uma febre do mundo fashion

Os vestidos de bolinhas ou poás uma forma abrasileirada de escrever ”pois” do francês, são vistos em looks ultra femininos e criativos, a estampa fica bem com salto e acessórios refinados, com tênis, rasteiras e até coturnos (que aliás estão com tudo!). 

5- Militar, um estilo bem urbano

Cáqui e verde escuro são as tonalidades que identificam esse estilo além de detalhes que remetem aos uniformes militares.  A proposta é urbana e podem ser combinados com tênis e todos os tipos de calçados dependendo do clima ou ocasião.

6- Vestido de renda preto

O vestido preto de renda é um clássico. Inicialmente sinônimo de romantismo, luto e recato divulgado pela Rainha Vitória no século XIX depois de ter enviuvado, foi desmistificado por Madame Chanel nos anos 30 e se tornou símbolo de elegância para nunca mais deixar coquetéis e eventos.  Hoje não se limitam mais a festas, com o calçado e acessório certo vão de “A a Z” e cada uma faz a sua produção com o que mais gosta.

7- Floral, feminilidade no ar…

Pequenas tipo liberty, médias ou maximizadas as flores estampam tecidos leves e vestidos soltinhos, frescos e gostosos de usar.  No verão ficam lindos em contraste com a pele bronzeada e são vistos sendo desfilados em toda parte esbanjando feminilidade. Vestidos florais nunca saem de moda. Se você gosta invista nele!

8- Jeans nosso de cada dia

Ele dispensa apresentação e praticamente é unanimidade. Isso porque é encontrado em todas as versões de modelagem, lavagens, e variação de tons. Vai a todos os lugares e veste todas as idades. Portanto, há uma versão jeans para cada pessoa no planeta, independente de perfil. Se você ainda não tem e gostou da sugestão, é fácil encontrar um vestido jeans pra chamar de seu.

9- Boho com ares vintage

O estilo Boho traz várias referências no mesmo look onde o vestido quase sempre é a peça determinante.  As influências vêm de ciganos, povos nômades, romantismo e total inspiração no movimento hippie. Ficou mais sofisticado pelos anos 2000 quando ganhou ares mais chiques e virou um estilo de pessoas que buscam leveza, liberdade e uma forma mais natural de ser e viver. Você pode compor muitos looks diferentes com um vestido Boho, se jogue!

10 – Alfaiataria, elegância formal

Uma questão de estilo e não de ocasião. O vestido alfaiataria é muito mais versátil do que se possa pensar. Vai do trabalho ao happy hour, casamento ou coquetel, enfim, algumas mulheres preferem investir numa peça durável e atemporal com tecido e costura de qualidade. Afinal, elegância fica bem em qualquer hora e lugar.

Comentar