Os banheiros estão em evidência no design de interiores e eu estou amando isso.

Finalmente começa a fazer parte do passado os dias em este cômodo era considerado apenas como utilitário.

As funções e estética de todos os espaços de uma casa atendem aos hábitos e costumes do momento. Há um século, tanto a cozinha quanto o banheiro, eram considerados espaços de “segunda classe”.

O layout e as peças dos banheiros passaram por pouquíssimas mudanças desde 1920.

Em estudo realizado recentemente na Universidade de Cornell, NY, EUA, o arquiteto Alexander Kira apurou que as medidas para pia, vaso, box são inadequadas. Por isso as condições para uma perfeita higiene do corpo estão inapropriadas no banheiro como conhecemos hoje.

Por outro lado a Psicologia Ambiental destaca a importante  função desestressante que cabe ao banheiro na vida do homem moderno.

Acredito que os anos 2020 ficarão marcados na Historia do Design de Interiores como os anos que  mais exploraram o potencial deste espaço tão negligenciado.

Veremos nos tópicos abaixo as tendências para  2022 e  as novidades que dão ao banheiro ares de Spa, de área de descanso e descompressão.

União com o exterior

Fonte: Decoração sem Dúvida

Integrar a área interna à externa não é um conceito novo. Para a surpresa de muitos a tendência para banheiros neste ano de 2022 é inseri-los o máximo possível nos arredores externos.

Uma varanda, que em construções de anos anteriores serviria a um quarto, hoje é uma extensão do banheiro. Por esta razão aumentou o uso de madeira e panos de vidro nos interiores.

Sem fronteira com o quarto

Fonte: Decoração sem Dúvida

O banheiro conectado ao quarto é um conceito moderno. Quando o “closet” deixou de ser a coqueluche da suíte máster, os olhares se viraram para o banheiro integrado. Para que a passagem de um cômodo ao outro seja discreta, os acabamentos e a paleta cromática do banheiro aberto precisam harmonizar com os do quarto. Na imagem acima vemos a união perfeita entre o closet e o banheiro.

Banheiro com acabamento customizado

Fonte: Decoração sem Dúvida

Os constantes lançamentos de porcelanatos e cerâmicas inspiram novas e excitantes maneiras de usar esses materiais. Se antigamente dar personalidade para esse cômodo dependia de acrescentar um quadro ou uma planta, hoje o piso e as paredes representam telas em branco para deixar a criatividade rolar.

Existe uma grande variedade de formatos de azulejos, ladrilhos e cerâmicas que possibilitam a criação de desenhos totalmente customizados pelo cliente. Na imagem  acima  o piso da área do vaso ganha um material diferente da área da bancada, estendendo-se pelo box.

Os pisos contemporâneos tendem a  simular caminhos, percursos.

Detalhes Luxuosos

Fonte: Decoração sem Dúvida

O banheiro da suíte máster é a oportunidade perfeita para satisfazer seu desejo de um revestimento luxuoso como um papel de parede com estampa grande. Flores e volumes fluidos ajudam a relaxar e são sofisticados. Desde que se mantenha uma paleta de cores suave, como a da imagem acima. Essa solução é perfeita como pano de fundo para quem deseja adicionar peças personalizadas como cadeiras estofadas e lustres pendentes (outra grande tendência para banheiros em 2022).

Uniformidade nos acessórios

Fonte: Decoração sem Dúvida

Quando um banheiro tem elementos e acabamentos diferentes a sensação é de desordem. Aproveite a tendência dos acabamentos pretos e dê charme ao seu banheiro todo branco.  A sensação geral será de mais estilo e ordem. Principalmente se seu banheiro for pequeno.

A estética da Ardósia está em alta

Fonte: Decoração sem Dúvida

Se esse tipo de pedra nunca esteve nos seus planos de revestimento para banheiro é hora de mudar de ideia  Ela é uma super tendência para banheiros 2022.

A ardósia possui alta durabilidade e resistência, maior do que o desejado mármore. É um elemento natural com estética moderna e está disponível em várias cores além das variações do cinza. É uma boa opção para complementar o uso de madeira natural ou porcelanato amadeirado. Você quer aprender a decorar seu espaço como um profissional e ainda iniciar um novo negócio? Conheça meu curso aqui.

O aspecto amadeirado no revestimento frio

Fonte: Decoração sem Dúvida

Não surgiu nesse ano e já reina há algum tempo. O porcelanato amadeirado é imbatível para trazer aconchego a um banheiro. Quando ele está presente para garantir uma sensação mais “quente” você fica livre para complementar com qualquer outro material.  Na imagem acima o material foi mesclado com porcelanato que reproduz cimento (no piso) e porcelanato geométrico em cor escura no box. Em ambos os casos, o não uso do amadeirado deixaria os banheiros com aspecto duro e frio.Espero que tenham gostado da matéria. As tendências materializam-se em revestimentos e gostamos de saber o que está na moda. Porém o mais importante, no layout e na escolha dos materiais para o banheiro, é lembrar que o tempo passado lá dentro, na privacidade pode ser um tempo precioso para você recarregar as energias. Por isso vale caprichar!

Abraço,

silvana@decoracaosemduvida.com.br e Whatsapp 11 9 32778899

Colunista: Silvana Hindi

Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem mais humana e menos estética, do design de interiores.

www.decoracaosemduvida.com.br

https://instagram.com/decoracaosemduvida

https://facebook.com/decoracaosemduvida