De branco para pink, de liso para listrado, de uma cor apenas para um caleidoscópio… a turma do “faca você mesmo” não sossega.

E por que deveria?

Pensando em evitar o descarte? Economizar e adicionar um montão de personalidade a sua casa? Então sem dúvida, o caminho é introduzir uma peça customizada por você na sua decoração.

Eu encorajo todo mundo que está decorando a olhar brechós e marketplaces da internet com a mente criativa e aberta. Faça disso um hábito antes de comprar uma peça nova. A satisfação de ver um móvel transformado é uma etapa fundamental para que seu espaço evolua de CASA para LAR.

1. Pinte os móveis para mudar sua utilidade.

Você não vê mais uso para um “armário rouparia” que está encostado na casa de um parente… Então considere a possibilidade de mudar a função dele. Dependendo do seu novo uso introduza-o como peça de destaque em um de seus ambientes. Com pequenas adaptações internas ele pode ser muito útil para você.

Por exemplo, escolha um tom mais intenso do que o tom das paredes e integre um “armário bar” na sua sala.

2. Justifique a presença de uma única cadeira, tornando-a especial.

Estamos acostumados a pensar em cadeiras no plural. São as cadeiras da sala de jatar ou um par delas para a sala de estar.

Mas o que acontece se você encontrou uma super pechincha (caso de cadeiras que faziam parte de jogos… e só sobrou uma) em um brechó? Ela é uma graça e está em ótimo estado de conservação, você não vai levar porque não encaixa em lugar nenhum?

Ao contrário! Considere pinta-la com uma cor arrebatadora e dessa forma torna-la uma peça de destaque no hall de entrada, corredor, quarto…. 

3. Reaproveite uma estante sem graça integrando-a a parede

Um dia, você como eu, teve um surto de arrumação e comprou uma estante branca totalmente sem graça e muito fraca num site baratíssimo na internet….

Um tempo depois você caiu na real e percebeu que aquele móvel estava destoando muito da sua decoração.

Novamente é o milagre da pintura que vai resolver seu caso. Transforme o móvel “desajustado” em parte integrante do seu ambiente.

A imagem abaixo mostra uma estante pintada com a mesma intenção da parede, e ao posiciona-la atrás do sofá, ela dá dimensão à sala.

4. Deixe um móvel pintado inspirar sua paleta de cores

Os móveis sob medida para armazenamento tomam conta do look de um ambiente devido ao seu volume. Armários, estantes que vão de parede a parede dominam a cena.

Se forem brancos, você precisará de muitos elementos coloridos para dar personalidade ao espaço… com poucas chances de sucesso.

Escolha uma cor intensa para seu móvel sob medida e decore a partir dessa cor. Cores terrosas, inspiradas na natureza criam uma atmosfera aconchegante o ano todo, em espaços grandes ou pequenos.

5. A arte folclórica tem um enorme valor social e cultural em todos os países, sobretudo no Brasil. Temos tradições culturais riquíssimas de norte a sul. É um tipo de arte fácil de ser reproduzida. Encontre um tema, a tinta (dica da tinta no próximo paragrafo) e o pincel adequados e mãos a obra. Quem quer aprender tudo sobre decoração não pode deixar de fazer meu curso. Saiba mais.

Agora chegamos ao mais importante: Qual tinta usar para repaginar móveis de madeira?

A “ChalkPaint” uma tinta a base de giz (ou gesso em pó) causou, há alguns anos, uma revolução no mundo da decoração de interiores.

Ela possui tantas vantagens sobre os outros tipos de tintas que você não vai nem pestanejar na hora de escolher.

É uma tinta a base de água, portanto não tem cheiro e é ecológica.  Fácil de aplicar limpa-se facilmente e garante a cobertura total com apenas 2 demãos, por ser uma tinta densa.

É muito versátil, pode ser usada em vários tipos de material além da madeira. Ela cobre metal, vidro, plástico, tecido…

E finalmente, a grande vantagem, amada por todos amantes de “faca você mesmo”: Não é necessário lixar ou decapar o móvel para pintá-lo. Imagine dispensar essa etapa super chata do processo todo!

Recomenda-se, ao término da pintura, aplicar uma camada de cera incolor para dar a proteção necessária ao móvel.

Onde encontrar a “ChalkPaint”?

A Acrilex produz esse tipo de tinta em cores pastéis e vibrantes. Você também pode preparar sua própria tinta em casa, misturando 2 partes de tinta a base de água a uma parte de pasta de gesso.

Então vamos lá? Qual será sua próxima transformação?

Um grande abraço…

silvana@decoracaosemduvida.com.br e Whatsapp 11 9 32778899

Colunista: Silvana Hindi

Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem mais humana e menos estética, do design de interiores.

www.decoracaosemduvida.com.br

https://instagram.com/decoracaosemduvida

https://facebook.com/decoracaosemduvida