O fotógrafo de moda Glauber Bassi retrata de maneira única a intensidade da alma negra de Salvador em BLACK SOUL, um ensaio fotográfico que apresenta impressões contemporâneas da população negra na vibrante capital afro baiana, como define Glauber.

O legado cultural afro baiano

Além da herança cultural dos protagonistas, contar com pontos icônicos de Salvador como pano de fundo rendeu imagens repletas de sentimento e verdade. O ensaio está em exposição na Galeria de Arte Roberto Camasmie em São Paulo, capital.

Pelourinho, Santo Antonio e Gamboa foram as locações escolhidas para realizar o ensaio com modelos profissionais e uma diversidade de pessoas do cotidiano de Salvador, compondo a cena cultural e potencializando aspectos sociais pouco explorados da população soteropolitana.Realizar um ensaio fotográfico dessa dimensão exige horas e horas de trabalho, requer comprometimento e uma equipe de peso. Em três dias ininterruptos de castings foram selecionados 50 modelos entre 176 participantes de agências e projetos sociais, além do corpo de dança do Grupo Bahia Axé, que atuou na captação das imagens da cultura do candomblé.

Concebido pelo fotógrafo, BLACK SOUL teve a direção do modelo baiano internacional Carlos Cruz, idealizador do projeto junto a Glauber Bassi, produção de Pepê Santos, Sivaldo Tavares, Ednei Willian e Rafael Santos e a participação das agências One Models, Focus Moda e Produções, Pjt Models, Jovens Periféricos e Projeto Editorial Nordeste.

Fotografia de Carlos Cruz que faz parte da exposição. Modelo internacional, conhecido na capital baiana como o “rei da favela”. Ele idealizou o projeto junto a Glauber Bassi com o objetivo de dar destaque e oportunidades aos seus pares. As imagens ainda dialogam com a questão do racismo estrutural e da diversidade contribuindo para o importante debate contemporâneo.

Sobre Glauber Bassi

Glauber Bassi iniciou precocemente a profissionalização aos 14 anos de idade por influência de seu pai também fotógrafo ainda em Caçapava – SP onde nasceu. Estudou Publicidade na UNITAU com os olhos já voltados a fotografia. Buscou aprimoramento no exterior onde concluiu sua formação em Fotografia de Moda no prestigiado Istituto Europeo di Design em Milão, cidade onde está radicado há 25 anos.

Construiu uma carreira internacional sólida assinando campanhas para empresas hype como a Geox, marca líder no mercado internacional de calçados lifestyle e o estúdio vienense de design contemporâneo Sheyn, entre outros.

Trabalhando no circuito Milão, Paris, Londres e Nova York, atende as maiores publicações editoriais do fashion world, como a alemã Volant Magazine, a Vanity Teen NYC e as referenciais Vogue e Harper´s Bazaar.

Exposição BLACK SOUL

Visitação:  04 de maio a 04 de junho de 2022 (entrada gratuita)

Segunda-feira a sexta-feira, das 10h30min às 18h00

Sábado das 11h00 às 14h00

Curadora: Denise Camargo

Local: Galeria Roberto Camasmie

Bela Cintra, 1992 – Jardins

+55 (11) 3062-5288