Agrishow – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, maior feira de agronegócios do país, voltou a ser realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo e ocorreu entre os dias 25 a 29 de abril. A NO MORE esteve presente no evento, para acompanhar todas as novidades e lançamentos das empresas do Brasil e do exterior no mercado agrícola.

A 27ª edição da Feira foi um sucesso. Movimentou um valor der $ 11, 243 bilhões de reais, em vendas de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem. Em relação aos visitantes, Agrishow recebeu um total de 193 mil pessoas, em sua maioria, produtores rurais de pequenas, médias e grandes propriedades de todas as regiões do País e do exterior. Já temos programada a próxima edição da Agrishow. Será de 1 a 5 de maio de 2023.

Foto: Agrishow oficial

DESTACAMOS ALGUNS SETORES E EMPRESAS NESTE GRANDE EVENTO.

Setor de máquinas agrícolas

A exportação de máquinas agrícolas cresceu 5,2% em março de 2022 em relação a fevereiro e 65% no primeiro trimestre do mesmo ano, colocando o setor na segunda posição entre as maiores taxas de crescimento do trimestre. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) em coletiva na Agrishow.

As Indústrias Colombo

Foto: Indústrias Colombo

Rumo aos 50 anos de fundação, a Colombo Investe em rebranding e firma novo posicionamento no mercado. A Colombo celebra um novo momento na sua história, com o rebranding de todas as marcas. A reestruturação apresenta um conceito alinhado de acordo com a atuação do grupo, que possui unidades no Brasil, Estados Unidos e Argentina, exportando para quase cinquenta países.

As empresas MIAC – Máquinas Agrícolas, AEMCO Transmissões, COTRAME Componentes e Fundição Colombo agora passam a ter identidades visuais adequadas com o que representam no mercado.

A nova fase da Colombo inclui ainda planos de expansão, com vasta ampliação da fábrica, gerando o crescimento de produção e novos empregos na sede, localizada em Pindorama, região noroeste do Estado de São Paulo.

Para a diretoria, esse é o resultado de constantes investimentos em desenvolvimento de projetos, melhorias dos processos produtivos e preocupação especial com o cliente.

MIAC Máquinas Agrícolas

Foto: Indústrias Colombo

A MIAC apresenta uma nova plataforma que irá aumentar a eficiência em campo. O lançamento traz uma série de tecnologias que garantem o aumento da disponibilidade mecânica, conferindo eficiência e mais qualidade dos grãos. Apresentou na Agrishow, a Master Grãos AG, a recolhedora trilhadora de café de maior autonomia da categoria. O modelo atende às mais diversas necessidades, com recolhimento, separação e armazenamento dos grãos de café arruados, sem causar despolpa dos grãos maduros, com baixo índice de impurezas e de perdas.

Foto: Indústrias Colombo – Master Grãos AG, a recolhedora trilhadora de café.

Declara o Diretor Comercial e Marketing, Leandro dos Santos que, “A alta eficiência em limpeza e superior qualidade dos grãos, mesmo em áreas esqueletadas, proporciona o menor índice de perda de grãos”, explicou. Isso se deve ao cilindro de trilha axial presente na máquina, além de peneiras de separação e turbina de sucção. Outro atributo que destaca a atuação da recolhedora, é a sua capacidade de armazenamento de 2.300 litros de café a granel, a maior capacidade da categoria.

A Miac lançou também a WinflexCW 20, Nova Plataforma de Corte de Feijão. Aumenta a Performance da Colheita em Mais de 40%.

Foto: Indústrias Colombo – Winflex CW 20

A empresa tem trabalhado de forma constante para aperfeiçoar seus produtos e o projeto foi concebido através de análise de mercado e entendimento das necessidades do produtor de feijão. “Juntos, eles nos deram a direção de desenvolvimento, apresentando um produto que vai garantir maior performance e rentabilidade do produtor de feijão, seja na redução do custo operacional de colheita como na comercialização”, explicou Fábio Tanaka, gerente de projetos, que ressaltou ainda que “Após longos períodos de testes de campo e validações, esse é o momento para entregar ao produtor a evolução no corte e enleiramento do feijão”, completou.

AEMCO Transmissões Completa

Foto: Indústrias Colombo

Empresa do grupo Colombo figura como marca de vanguarda e de tradição no desenvolvimento de cardans agrícolas, sendo a transmissão original dos principais fabricantes nacionais de máquinas e implementos.Consolidada no mercado global, a empresa, que tem sede em Pindorama, no noroeste do Estado de São Paulo, com filiais nos Estados Unidos, Argentina e exportação em quase 50 países, completa este ano, 40 anos de sucesso.

A participação na Agrishow também celebra esse momento, com lançamentos exclusivos, além dos preparativos que se estendem até o próximo ano, quando o grupo tem outra importante ação: os seus 50 anos de fundação.

O Diretor-Presidente, Luiz Hermínio Colombo, destacou que a trajetória da AEMCO é pautada nos valores do próprio grupo ao qual pertence, com a credibilidade adquirida em todo o tempo que atua no mercado. “Sempre fomos muito comprometidos com a excelência e desde que a AEMCO nasceu esse é o nosso principal norte: oferecer o melhor, para que toda uma cadeia fosse beneficiada”, pontuou.

Em continuidade à sua estratégia de crescimento consistente e diversificada, em 1984 é fundada a COTRAME – Colombo Transformações de Metais, inicialmente visando apenas suprir as necessidades no fornecimento de cruzetas para a AEMCO e em 1993, houve a unificação do departamento de vendas, distribuição e assistência técnica de ambas. Em 2009, a empresa amplia seu portfólio de produtos, desenvolvendo caixas de transmissão para diversas aplicações agrícolas e lança sua primeira caixa de transmissão giratória, consolidando a vanguarda da marca em tecnologia do setor.

Seus conceitos de responsabilidade socioambiental são cumpridos, com diretrizes de sustentabilidade e projetos como a CGR – Central de Gerenciamento de Resíduos, coleta e destino de reciclagem de todos os seus excedentes sólidos, como sucatas ferrosas e não ferrosas, plásticos, papelão, entre outros. Ela também recicla todo o cavaco de ferro fundido, gerado nos seus processos de usinagem, cujo material usinado é separado por tipo nas unidades fabris, depois encaminhado para fundição, gerando economia para a empresa e contribuindo com o meio ambiente.

Setor de energia Fotovoltaica.

De olho em um mercado crescente em ritmo acelerado, a Agrishow traz mais de dez empresas que oferecem soluções em energia fotovoltaica. O Brasil saltou de 3% da matriz energética para cerca de 13% em 2022, com 14 giga whatts (GW) de potência operacional. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) apontam mais de 74,6 bilhões em novos investimentos. Juntos, eles evitaram a emissão de 18 milhões de toneladas de CO2 no meio ambiente.

Ilumisol Energia Solar

Foto: www.ilumisol.com.br

A Empresa é especialista neste setor e está presente em todo o território nacional. É referência em instalações de sistema solar. Suas propostas são voltadas para economia e sustentabilidade.  A Ilumisol de Cascavel (PR) conta com projetos personalizados, que possibilitam ao produtor rural, uma economia de até 95% no valor da conta da energia elétrica. Valor que poderá ser investido em outras demandas da propriedade.

Outra novidade é a possibilidade de alugar a geração de energia solar, para consumidores que pagam acima de R$ 1.000,00 na conta. Sem a necessidade de injetar recursos próprios na execução de projeto, sem impostos e uma economia média de até 20% no valor da conta.

Segundo o Diretor Comercial da Ilumisol, Maurício Diniz a feira foi um sucesso fantástico em todos os detalhes. “Realizamos mais de 400 negócios, mais de 90 milhões convertidos. Meu agradecimento especial a você consumidor pela confiança em nosso produto e nossa marca”, salienta Diniz.

 Minelab

Foto: Minelab

A Minelab é uma divisão da Codan Limited, líder mundial em tecnologia de detectores de metais portáteis, seja para fins humanitários na remoção de minas, prospecção de ouro e a prática do detectorismo como hobby. Com mais de 35 anos de mercado, a companhia é composta por mais de 70 engenheiros focados na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e inovação na área de detenção. “Somos uma companhia Global, com sede na Austrália e participamos da Agrishow para apresentar nossos detectores, além de estarmos marcando presença na feira mais importante do setor de Agribussiness”, declara Ben Harvey, vice-presidente da empresa.

Prêmio Agrishow de Startups

Foto: Agrishow oficial

O Prêmio Agrishow de Startups teve como vencedor a Tarvos, que desenvolveu armadilhas inteligentes que conseguem capturar, identificar, analisar e gerar informações consistentes sobre diversas pragas que afetam as lavouras. “Nosso diferencial é desenvolver e operar estações inteligentes que acompanhem a produção de várias culturas. Além disso, as informações são disponibilizadas ao produtor rural por meio de WhatsApp”, observa Andrei Grespan,um dos sócios fundadores da Tarvos.

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Abimaq ( Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Anda ( Associação Nacional para Difusão de Adubos), Faesp (Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo) eSRB (Sociedade Rural Brasileira), e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras.

A Agrishow reúne diversas empresas do setor. Traz o que é de melhor em inovações tecnológicas que somadas ao conhecimento do produtor e as nossas terras produtivas, fazem do Brasil um dos maiores produtores de grãos.

Colunista Beatriz Negrão

Carreira desenvolvida na área de Comunicação, atuando em empresas no Brasil e no exterior. Publicitária, Jornalista, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM com experiência em gestão de clientes e projetos. Como jornalista, escreveu matérias em diversas revistas do setor e proferiu palestras viajando pelo País, abordando o tema Agribussiness. Certificados: certificado Ministério Del Lavoro Italiano e internacional de Siena/ Itália.

 E – Mail: Contato2@nomoremag.com