A cada ano novo renovam-se as esperanças, esse é um dos grandes jargões utilizados em cada virada de ciclo 365 dias. O réveillon foi em primeiro de janeiro, mas sabemos que no Brasil ele só começa de verdade depois do Carnaval.

Eu sempre fui uma pessoa que sentia necessidade de segurança em todos os sentidos de relacionamentos, financeira, profissão. Sempre gostei de saber onde estava “pisando”, saber o próximo passo.

Mas a vida são ciclos em movimento, dias, meses, anos, estações, idade, lunaçõesque nos trazem desafios para que possamos estar sempre em constante evolução.

Somos seres cíclicos.

Nós mulheres temos nosso ciclo de 28 dias para nos relembrar a cada mês que estamos em constante mudança.

Quando iniciamos um novo ano em nosso calendário, iniciamos também um novo ciclo e com ele vem de presente a esperança. Esperança de mudanças.

Muitos de nós se comprometem a começar uma rotina de exercícios físicos, de mudanças econômicas, alimentares, novas rotinas de trabalho, conexão espiritual, largar vícios, e outros, cada um sabe o que é preciso de mudar, renovar.

Na teoria tudo é muito bonito, mas quando um ciclo se encerra muitas vezes percebemos que idealizamos muito e realizamos pouco o que pode gerar frustrações e desânimo para continuar a buscar as mudanças.

Eu também as vezes olho e penso o tempo passou e pouco mudou.

E como podemos mudar isso?

Que tal olhar tudo que já foi prometido dia primeiro e não foi cumprido e fazer um lindo recomeço após o Carnaval?

Que tal se parabenizar pelos pequenos passos que foram dados?

Lembre-se que primeiro aprendemos a nos mexer, depois conseguimos sustentar a cabeça no berço, se virar de lado, sentar-se ereto, engatinhar, ficar em pé com apoio, dar passos com apoio para depois começar os primeiros passinhos até chegar o momento de correr, brincar, pular, subir, descer… Aí crescemos e olhamos para algo ou alguém e queremos milagrosamente alcançar aquele objetivo oupassar a viver como essas pessoas que me identifico.

Ninguém sobe uma montanha sem começar pela base.

Muitas vezes buscamos resultados sem olhar para os inícios. Admiramos pessoas e queremos ser como elas mas sem saber sobre sua jornada, seu caminho e principalmente sua caminhada.

Faça uma lista, um potinho de desejos do que você quer alcançar, mas faça uma lista ou potinho também das suas qualidades para alcançar esse objetivo e quais habilidades você precisa aprender para sua conquista.Coloque datas e busque cumpri-las.Revise-a mensalmente. Analise amorosamente o que impediu que cumprisse alguns itens da lista e se abrace, se parabenize pelo que foi cumprido.

Faça uma listaou potinho também com o que te impede de alcançar esses objetivos. Como diz o poeta sufi Rumi, a ferida por onde entra a luz em você. Não conheço ninguém que não tenha ferida, traumas, perdas, erros, culpas. Mesmo que você as jogue para debaixo do tapete elas estão lá esperando uma brecha para vir te paralisar. Acolha suas dificuldades, seus limites, o que te paralisa. Mas é nesse lugar que está nosso tesouro, são os desafios que a vida nos traz que nos transformam, impulsionam, dão força como diz o ditado nem que seja na força do ódio.Mesmo com medo, mesmo sem saber como, aos poucos de um passo de cada vez, faça algo por você, para você, com você. Seja sua maior prioridade, seu grande projeto nesse novo ano.

Somos humanos, errantes, somos a perfeição da imperfeição.

Somente encarando nossas sombras que poderemos acessar a nossa mais bela luz.

Olhe com amor para o que você conquistou até hoje. Você fez o melhor que podia até hoje.

Se abrace, se acolha, dê a você mesmo o amor que você tanto precisa e a oportunidade de fazer todas as mudanças que deseja para sua vida, permita se abrir para a revolução interna e a evolução física, pessoal, espiritual, emocional, nesse ano de 2023 que está só começando.

 

RE-COMEÇAR!

 

Com amor e beijos de luz Rosemary Marostica

Colunista:

Rosemary Marostica – advogada e terapeuta holística.
marostica.adv@gmail.com
rosemarymarostica@gmail.com

 Rosemary Marostica é filha de Alcides Marostica e Rozi Luiza Stoppa, brasileira, MÃE do Lorenzo. Se formou em direito em 2001, tendo concluído Pós Graduação em Direito Processual Civil e Pós Graduação em Direito Público. Conciliadora e Mediadora pelo Conselho Nacional de Justiça. Atualmente é professora de Constelação Familiar na Sociedade Brasileira de Direito Sistêmico, atua com direito humanizado que olha para o cliente de forma integral. Acredita em um direito leve,justo e eficaz.

Em 2009 iniciou estudos de autoconhecimento, espiritualidade e Práticas Integrativas. Realiza atendimentos sistêmicos e terapêuticos de constelação familiar e Iopt, Reike, Barras de Access, Movimentos Essenciais presenciais e online em todo Brasil e no Exterior.

Siga nas redes:

Instagram, YouTube, Linkdin: @rosemarymarostica
Facebook: Rosemary Marostica Advocacia