Para cada 700 kg de madeira plástica uma árvore é preservada e 180 mil sacolas plásticas são retiradas da natureza.

O tema “sustentabilidade” vem ganhando notoriedade e share de mercado em produtos e serviços, principalmente quando o assunto está relacionado a construção civil e suas vertentes. 

A preservação do meio ambiente é essencial para a sobrevivência humana e os resíduos  descartados incorretamente são o maior problema atual.

Mediante este cenário, empresas estão buscando soluções inteligentes para o descarte e o reaproveitamento de resíduos plásticos em nosso país. Uma destas soluções, está na fabricação de madeira plástica, pois além de proteger as árvores e reduzir o desmatamento, retira o plástico descartado dos aterros, onde polui o solo, impede o movimento dos lençóis freáticos e nas ruas entope bueiros e redes de esgotos. Destacamos para esta matéria a empresa Star Deck , atuante no segmento de mercado de produtos ecológicos há mais de 20 anos.

O Início

Crédito: https://stardeck.com.br

Com  vasta experiência no mercado moveleiro, os fundadores decidiram criar a “Star Deck” -, em 1988. É uma empresa especializada em produtos ecológicos, tendo como seu carro chefe a Madeira Plástica, WPC (Wood Polymer Composite) entre outros. 

No decorrer dos 26 anos de carreira, sentimos a necessidade e a sede de atender aos mais rígidos padrões de qualidade no assunto, foram anos de experiência e testes, até encontrarmos um produto que entregasse aos clientes o mais próximo da perfeição. Foi então que conhecemos a tecnologia europeia de WPC e Madeira Plástica, produtos altamente resistentes e sustentáveis. Depois de inúmeros testes e certificações com a nova tecnologia, investimos em produção 100% nacional gerando empregos e movimentando a economia local“, declara Eduardo Aparecido, diretor executivo da marca. 

Atualmente a linha de produtos vai desde Deck ecológicos, modulares, píer, painéis ripados até móveis, entre outros.

Crédito: https://stardeck.com.br

O mercado brasileiro  está  crescendo neste segmento. Já é possível obter-se madeira a partir dos plásticos descartados em lixos. Desta forma, as empresas produzem este material sem precisar prejudicar o meio ambiente.

Crédito: Foto divulgação -Deck com madeira plástica.

 

A fabricação 

Crédito: Foto divulgação

Para produzir a madeira plástica a fábrica precisa de plásticos de Alta Densidade(PAD). Este  é encontrado em frascos e embalagens que utilizamos em nosso dia a dia.  Após este material ser triturado e transformado em grãos, o plástico já está pronto para entrar no processo produtivo das empresas fabricantes de madeiras plásticas.

Crédito: foto divulgação

Este produto possui muitas vantagens, uma das principais é a resistência e durabilidade. É sustentável e 100% ecológico.  Não absorve umidade, água, como acontece com a madeira natural. Resistente a produtos  como cloro de piscinas e a maresia de áreas litorâneas, a limpeza é simples, apenas com água e sabão.

Crédito: https://stardeck.com.br

A madeira plástica possui boa resistência ao sol e frio, não tem problema de mofos e fungos, insetos (como cupins) e outros animais como roedores e aves, não solta farpas e traz uma gama de cores e acabamentos diferenciados.

A maior vantagem e mais importante da madeira plástica é a preservação ambiental, pelo fato de provir de material reciclado. Todo material que sobra quando se está construindo volta para o reprocessamento, virando novamente madeira plástica. “O mais importante é o resultado que obtemos anualmente, preservando milhares de árvores e entregando a sociedade um material de qualidade e alto padrão“, finaliza o diretor executivo da marca. 

O Mercado Externo  

A madeira plástica surgiu na Europa, na década de 70, mas teve seu mercado ampliado nos Estados Unidos.

O Estados Unidos é o maior produtor de madeira plástica ou madeira Biosintética. O mercado  apresenta cifras  em torno de US$ 5,2 bilhões por ano,  e incluem em seu portifólio, janelas, bancos, telhas e lâminas para substituir a madeira compensada, além de pisos com padronagens que imitam o produto natural. A maioria deste material é utilizado em cerca de 35% das varandas e pátios.

Estamos caminhando para opções que trazem soluções para o nosso planeta, onde os insumos reciclados têm contribuído, cada vez mais,  para a redução de Emissões de Carbono. São atitudes positivas que já englobam, inclusive,  o pensamento das novas gerações, que deixaram a sua marca na sustentabilidade, reciclagem e conservação do meio ambiente.  

Para saber mais sobre madeira plástica, acesse: www.stardeck.com.br 

E- mail:contato@stardeck.com.br

Colunista Beatriz Negrão

Carreira desenvolvida na área de Comunicação, atuando em empresas no Brasil e no exterior. Publicitária, Jornalista, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM com experiência em gestão de clientes e projetos. Como jornalista, escreveu matérias em diversas revistas do setor e proferiu palestras viajando pelo País, abordando o tema Agribussiness.

Certificados: Certificado Ministério Del Lavoro Italiano e internacional de Siena/ Itália.E – Mail: contato2@nomoremag.com