Todos os leitores sabem aqui, que a No More é uma revista com narrativa de consumo consciente. Aí em nosso ponto de vista, se tratando de moda, exaltamos a economia circular, a produção com responsabilidade no descarte de insumos, a valorização da mão de obra e oficinas de costura, o emprego do artesanal, a qualidade do produto e a estética etérea e atemporal.

Se pararmos para pensar a Alta Costura se enquadra perfeitamente nesse contexto. Não exatamente pelo luxo, mas pela formação e valorização de profissionais expertises na arte das agulhas e do design, por não haver produção em escala, pela alta durabilidade de peças atemporais e colecionáveis que podem ser passadas de geração a geração entre família ou alimentando Brechós.

Entre tantas elegemos as coleções de três casas renomadas que tem em comum um aspecto para o inverno 2023: a projeção dos anos 50 para os dias atuais. Uma releitura fina de sucessos da alta costura e acessórios que marcaram época.

FERRAGAMO

Ferragamo Winter 2023
Ferragamo Winter 2023

O jovem estilista Maximilian Davis apresenta a coleção que denomina Cinema.  Em sua segunda temporada mostra que tem grande habilidade para a costura.

Ferragamo Winter 2023
Ferragamo Winter 2023

Vasculhando Hollywood dos anos 50 baseou-se nos guarda-roupas de grandes estrelas como Sophia Loren e Marilyn Monroe com as quais Ferragamo trabalhou, e trouxe a silhueta da época adaptada ao futurismo, com formas mais amplas e descolada do corpo.

Ferragamo Winter 2023
Ferragamo Winter 2023

Peças icônicas da alfaiataria e a estética dos motoqueiros também vêm representadas. Bolsas e calçados são redimensionados e mesmo atuais trazem todo glamour cinematográfico da década.

BALMAIN

Balmain Winter 2023
Balmain Winter 2023

Uma coleção pensada para resistir à passagem do tempo. Olivier Rousteing  resgatou  os arquivos dos anos 40 e 50 da Maison, com o emprego do artesanal em vestidos de pedrarias e pérolas. Os sapatos de cristal e as maxibolsas foram destaques na passarela.

Balmain Winter 2023
Balmain Winter 2023

O preto e branco  abriu o desfile que logo foi seguido por cores vibrante s. Uma das assinaturas mais fortes de Pierre Balmain – a icônica silhueta Jolie Madame – é revivida nessa temporada assim como a  alfaiataria excepcionalmente intocável ornamentada com acessórios brilhantes.

Balmain Winter 2023
Balmain Winter 2023

Outro marco da moda francesa apareceu redimensionado: as bolinhas.  Vieram bem representadas em pedraria e pérolas maximizadas.

DIOR

Dior Winter 2023 @dior
Dior Winter 2023 @dior

Maria Grazia Chiuri apresentou seu inverno 2023 Dior inspirada na década de 1950 em uma estrutura montada no Jardin des Tulleries, no coração de Paris. A estilista mergulhou nos arquivos da casa e trouxe releituras de Cristian Dior em seu ápice de criação para a passarela. A saia em A, o tailleur bar, o cannage, o comprimento mídi e os casacos curtos se fizeram presentes. A sobriedade e os desenhos clássicos tiveram ênfase na realização da costura impecável.

Dior Winter 2023 @dior
Dior Winter 2023 @dior
Dior Winter 2023 @dior
Dior Winter 2023 @dior

Três grandes francesas foram representadas: Edith Piaf, Catherine Dior, irmã de Cristian, e a atriz Juliette Grèco. O cenário feito de crochê e tricô deslumbrou os convidados.  Foi criado pela artista portuguesa Joana Vasconcelos, que batizou a instalação de Valkyrie Miss Dior.

Catherine Dior era a irmã mais nova e a preferida do fundador da Maison. Participou da resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial. Foi presa pela Gestapo, torturada e enviada para um campo de concentração para mulheres na Alemanha. Com o fim da guerra, passou a trabalhar com flores em Paris. Segundo relatos, Christian criou o perfume Miss Dior em sua homenagem. Catherine morreu aos 90 anos, em 2008.

Nosso intuito em destacar as coleções dessas três Maisons extraordinárias é trazer uma reflexão sobre a importância do estilo que atravessa as décadas. Esperamos que tenham gostado!

Jussara Medrado

Editora No More Mag