Semana passada realizei um dos meus objetivos da minha “bucketlist” (lista de desejos) – encontrei-me com o Alexandre Kalache. Para quem não sabe ele é considerado uma referência mundial e o pai do conceito de cidades amigas dos idosos e do conceito de envelhecimento ativo e saudável. Ou seja, alguém que uma pessoa como eu precisa, no mínimo, de conhecer. Ele esteve numa conferência no Porto e falou muito sobre o dividendo da longevidade, ou seja, aquilo de bom que a longevidade nos trás.

Alexandre Kalache
Alexandre Kalache

Eu já tenho falado sobre isso várias vezes, nesta coluna, mas hoje gostava de falar mais em detalhe, porque se tivermos bem a noção do que significa, é transformador porque impacta na nossa visão da vida, do tempo de vida e do que ainda se pode fazer com isso. É um bónus, a longevidade, ou deve ser. Assim saibamos lidar com ele.

Camila Cavendish. Pinterest
Camila Cavendish. Pinterest

Claro que é complexo, claro que transformar este tempo extra (título do livro da Camilla Cavendish) num tempo positivo infelizmente não é para todos. Deveria ser e uma das coisas que gosto de fazer com o meu trabalho é motivar, influenciar e transformar, para que isso seja cada vez mais para todos. Mas não é por aí que quero ir.

Pinterest
Pinterest

Quero mesmo partilhar convosco esta percepção de que temos tempo, a mais ou não depende da nossa ambição. Eu tenho muito que quero fazer e por isso acho sempre que me falta tempo, e agora o tempo torna-se cada vez mais um bem precioso.

Divulgação.
Divulgação.

Percebemos que temos mais tempo então há que planear, há que buscar conhecimento, autoconhecimento, conhecimento sobre o que influi na gestão deste dividendo para que não se transforme num déficit, em algo que de positivo se torna negativo.

Divulgação: Lily –Lark. Pinterest.
Divulgação: Lily –Lark. Pinterest.

Outro dia umas senhoras da minha paróquia vieram me pedir que organizasse uma palestra sobre o tempo extra, sobre a longevidade e sobre o envelhecimento. Rondam os 70 anos de idade e querem saber sobre longevidade para perceber como envelhecer. Pode dar para rir, mas a mim tocou-me profundamente.

Pinterest.
Pinterest.

Primeiro porque me fez pensar no impacto destes artigos que escrevo e no impacto do meu trabalho. Depois, e principalmente, porque torna evidente uma coisa: nunca é tarde. E cada vez mais esta percepção de que nunca é tarde é cada vez mais verdade.

Milano Fashion Week - Pinterest.
Milano Fashion Week – Pinterest.

A longevidade muda a forma como vemos a idade cronológica, desfoca-nos daí para nos focar em nós mesmos, naquilo que sabemos de nós, no nosso autoconhecimento.

Falo de 3 senhoras todas elas viúvas, que têm uma vida bastante preenchida de significado e para mim esse é um dos segredos deste dividendo da longevidade. São mulheres muito integradas na sociedade, na comunidade da paróquia e que convivem com pessoas de todas as gerações. Fazem novas amizades, estão inteiradas do que se passa à sua volta e com gosto pela vida. Este é o dividendo da longevidade. Algo que a minha geração tem para aprender com as mais velhas.

Pinterest.
Pinterest.

Ainda outro dia estive numa feira da longevidade, aqui em Lisboa. Foi muito bonito ver o que fazem pessoas engajadas. Duas mulheres com visão montaram a feira e o público, maioritariamente feminino, composto de mães, avós e filhas. Mulheres mais velhas que mobilizam e motivam as mais novas. Depois, mulheres que levam homens.

Pinterest.
Pinterest.

Esta é a sociedade em que gosto de viver, quando vejo o poder da mobilização, a capacidade que a sociedade tem de dar espaço a que pessoas com visão contruam uma nova realidade. Aqui também vejo o que há de positivo neste tempo extra, neste dividendo da longevidade.

Sue Kreitzman, Artista Plástica. Pinterest.
Sue Kreitzman, Artista Plástica. Pinterest.

Então aqui fica a proposta: vamos pensar no que queremos fazer com o nosso tempo extra, de que forma queremos viver, como podemos converter este tempo em benefício e com quem.

 

Colunista:

Ana João Sepulveda
Expert em Economia da Longevidade e em Envelhecimento Sustentado
Presidente da Associação Age Friendly Portugal e Embaixadora da rede Aging 2.0

Contatos:

Email: ana.sepulveda@40maislab.pt
Linkedin:https://www.linkedin.com/in/anajoaosepulveda/

Facebook: https://www.facebook.com/ana.j.sepulveda.9

YouTube: Longevity Economy by Ana João Sepulveda –https://www.youtube.com/channel/UCvl5up8y6fCYd3DajsWyW6w