O pensamento sistêmico tem como base fundamental três leis que regem o universo e quer nós tenhamos consciência dessas leis ou não elas atuam sobre nossas vidas. Essas leis também são conhecidas como Ordens do Amor e foram sistematizadas por Bert Hellinger.

A denominação de Ordens do Amor se deu em razão do fato que quando estas leis são respeitadas o amor pode fluir livremente em nossas vidas nos permitindo acessar tudo de melhor que viemos viver nessa vida como ser prósperos e abundantes financeiramente, alcançar sucesso, ter relacionamentos saudáveis, família convivendo em harmonia.

As três leis sistêmicas são: pertencimento, hierarquia e equilíbrio entre dar e receber.

Vou compartilhar com vocês uma lei por mês começando pela primeira lei: Pertencimento.

A lei do pertencimento diz respeito ao direito inerente a todoser humano de ocupar seu lugar no sistema familiar. Essa lei traz que todos, absolutamente todos fazem parte, independentemente de seus comportamentos ou acontecimentos, isso inclui os bons, os maus, aqueles que não são bem-vistos pela família, os excluídos, os que foram ocultados.

Quando chegamos nesse planeta no contexto de uma família, não recebemos somente um patrimônio genético, mas também recebemos todas as crenças, valores, comportamentos desse sistema familiar.

Nossa família é um campo de energia que nos possibilita nossa evolução e crescimento e cada um, desde o momento de sua fecundação vai compor esse sistema e precisa ter seu lugar, independentemente de quem e como seja que essa vida foi gerada, todos, absolutamente todos fazem parte. Pertencer é uma necessidade inerente do ser humano.

Cada sistema familiar possui uma inteligência maior e inconsciente que para preservação busca garantir que todos continuem pertencendo a seu sistema.

Mas afinal, quem pertence ao sistema familiar?

  • o filho, seus irmãos ou meio-irmão, inclusive os falecidos e natimortos
  • pais e seus irmãos ou meios-irmãos
  • avós, bisavós e trisavós, e todos que vieram antes
  • pessoas que tiveram um destino funesto, foram lesadas por alguém do sistema, excluídas, dadas a terceiros, desprezadas ou esquecidas
  • pai ou mãe dos meios-irmãos
  • pessoas que prejudicaram ou foram prejudicadas por alguém do sistema

Todos têm o direito irrevogável de pertencer ao seu sistema familiar. Quando esse direito é violado e alguém do sistema familiar é excluído, seja aquele familiar que é realmente “banido” e todos cortam o contato, ou seja, aquele que convive com a família em datas festivas, mas que no fundo todos desejam que não estivesse presente, ou seja, quando existem exclusões conscientes ou inconscientes, o próprio sistema busca inclusão de quem foi excluído, sendo uma das consequências os padrões de repetição.

Assim, por exemplo, se um membro dafamília foi malvisto pelo sistema por ser alcóolatra, nas próximas gerações muito provavelmente terão netos, bisnetos alcóolatras. Outro exemplo, no caso de terem sido ocultados abortos, pode ser que nas próximas gerações tenha um padrão de repetição de mulheres que abortam. Na questão financeira, por exemplo se um trisavô fez um negócio recebendo vantagem indevida sobre alguém poderá essa família vir a ter por exemplo um padrão de repetição de ganhar muito dinheiro e perder esse dinheiro recebido.Outros efeitos da exclusão de um membro também podem ser experimentadospelo sistema em forma de dificuldades financeiras, de relacionamentos, problemas de saúde, dentre outros enfrentadas por alguns ou todos os membros de uma família.

Parafraseando Bert Hellinger, um sistema familiar está em paz quando todas as pessoas que pertencem à sua família têmum bom lugar no coração.

Como encontrar essa paz? Como dar a todos um bom lugar no meu coração? Como incluir todos que fazem parte do meu sistema familiar?

Aceitando que tudo foi perfeito como foi. Aceitando que você está na família certa, que seus pais são os pais certos para você. Ainda que você não conheça os seus pais biológicos reconheça que eles que te deram a vida e seu sistema de origem. Olhar com amor a todos que vieram antes e que fizeram o melhor que podiam com aquilo que sabiam para que a vida pudesse chegar a até você. Agradecer a sua vida e fazer algo de bom com ela.

Por trás de todas as desculpas, em sucessos ou fracassos, estão os nossos antepassados aguardando a inclusão. (Bert Hellinger)

Convido você agora a se permitir realizar um movimento sistêmico de inclusão interna de todos aqueles que vieram antes, uma aceitação simbólica de todos, incluindo os que já se foram, aqueles que você nunca conheceu.

Fique em pé, feche os olhos e respire bem profundamente. Visualize seu pai e sua mãe biológicosna sua frente, quer você tenha os conhecido ou não. Agora visualize atras de seu pai os seus avós paternos e atras da sua mãe seus avós maternos, e quando for possível visualize atras deles suas bisavós, trisavós e todos os milhares que vieram antes de você. Se for possível diga a eles: eu vejo vocês. Agora eu vejo todos vocês. Eu não fazia ideia do quanto eu excluía vocês e não me dava conta. Mas agora eu posso olhar para todos vocês e dar um bom lugar no meu coração. Tudo foi perfeito como foi. A vida chegou até mim através de vocês e por tudo que vocês viveram. Gratidão. Vire-se de costas e visualize seu pai e sua mãe atras de você com todos os milhares de antepassados que vieram antes e se permita receber a força da vida que vem de cada um deles. Diga internamente com vocês no meu coração a vida fica mais fácil, com vocês no meu coração a vida fica mais leve. Gratidão.

É livre quem sabe transformar-se. (Bert Hellinger)

Com amor e beijo de luz

Rosemary Marostica

Colunista:

Rosemary Marostica – advogada e terapeuta holística.
marostica.adv@gmail.com
rosemarymarostica@gmail.com

 Rosemary Marostica é filha de Alcides Marostica e Rozi Luiza Stoppa, brasileira, MÃE do Lorenzo. Se formou em direito em 2001, tendo concluído Pós Graduação em Direito Processual Civil e Pós Graduação em Direito Público. Conciliadora e Mediadora pelo Conselho Nacional de Justiça. Atualmente é professora de Constelação Familiar na Sociedade Brasileira de Direito Sistêmico, atua com direito humanizado que olha para o cliente de forma integral. Acredita em um direito leve, justo e eficaz.

Em 2009 iniciou estudos de autoconhecimento, espiritualidade e Práticas Integrativas. Realiza atendimentos sistêmicos e terapêuticos de constelação familiar e Iopt, Reike, Barras de Access, Movimentos Essenciais presenciais e online em todo Brasil e no Exterior.

Siga nas redes:

Instagram, YouTube, Linkdin: @rosemarymarostica
Facebook: Rosemary Marostica Advocacia