A moda sustentável, além de não causar malefícios ao meio ambiente, entrega qualidade, exclusividade e beleza a uma gama de consumidores tão conscientes quanto exigentes.
Ainda se observa resistência de adaptação, mas, brevemente as mudanças serão tão necessárias que será inevitável buscar formas alternativas na produção, consumo e descarte de tudo que se produz. O mercado de moda se lança neste propósito e muitas marcas encontraram o caminho. Elencamos algumas delas para exemplificar os diversos modelos de negócio que seguem essa tendência.
Santa Sali: DNA esportivo traduzido para o estilo casual
Shirley Salihah – Santa Sali
As confecções familiares e pequenos ateliês têm peculiaridades que contribuem de forma significativa com a economia sustentável em suas cidades promovendo a circularidade e o movimento slow fashion. Se tratando de estilo e qualidade muito se tem a ganhar quando se prestigia uma marca local. A durabilidade de uma peça, além da matéria prima, tem relação com a forma como é costurada. A boa costura e acabamento das roupas dão a elas um tempo de uso muito maior, um cuidado que neste modelo de negócio, tem geralmente a supervisão de olhos atentos: os do dono da marca.
Este é o caso da Santa Sali, capitaneada pela empresaria Shirley de Sousa, conhecida nacionalmente como Shirley Salihah, seu nome artístico como bailarina, professora e coreógrafa da Dança do Ventre.
Santa Sali – Divulgação.
Podemos nos perguntar como a arte na vida dessa mulher multifacetada a trouxe para o mercado de moda. Mas, ela mesma afirma que esse sempre foi seu primeiro sonho. Aprendeu o ofício com a avó, já costurava aos 12 anos, aos 13 comprou sua primeira máquina de costura e lá se vão mais de três décadas. Trabalhando e sonhando com os dois pés no chão a jovem empreendedora custeou seus cursos, a formação superior em dança e a fundação da sua escola: Salihah Dança do Ventre. Paralelamente às aulas, junto com a família, ela tocava a confecção de roupas fitness e o ateliê de figurinos de luxo sob medida, que atendia não apenas suas alunas. A evolução do comércio online levou suas peças para todo o Brasil.
Santa Sali – Divulgação.
A loja física recém inaugurada da Santa Sali traz no DNA o conforto esportivo traduzido para o universo casual com peças versáteis e fáceis de compor looks elegantes. O estilo tem assinatura da criadora: atemporal e totalmente democrático feito para mulheres de todas as idades e biotipos.
Santa Sali
Rua Major Vaz, N° 84 – Vila Adyanna,
São José dos Campos – SP
Instagram:
@santasali_modacasual
@santasalidanca
Slow fashion: Elis Cardim e suas criações “hand made luxury”
Imagem: eliscardim.com.br.
Elis Cardim é uma designer brasileira, baiana, radicada em Salvador, fundadora e diretora criativa da marca que leva o seu nome. Seu trabalho, desde 2018, envolve artesanato e traz peças em crochê tramado com fio “pure silk” valorizando o produto 100% brasileiro, luxuoso e exclusivo.
Foto: Imagem: eliscardim.com.br.
O fio de seda natural tem a capacidade de transformar e agregar valor aos produtos com beleza e propósito. A produção do fio é realizada de forma artesanal, aproveitando os casulos impróprios para a indústria com um trabalho social e ecologicamente responsável. Para a marca, valorizar o produto brasileiro vai além da moda, é um exercício de cooperação por um consumo mais consciente.
Imagem: eliscardim.com.br.
O cuidado em todo o processo envolve desde o trabalho artesanal local à matéria prima utilizada. O desenvolvimento das cores não poderia ser diferente: são usados pigmentos vindos da natureza, como a erva-mate, casca de cebola, casca do pinhão e muitas possibilidades de cores únicas.
Imagem: eliscardim.com.br.
As artesãs traduzem em tramas uma moda com alma, eterna e que vai além do vestir roupas. Todo esse processo de produção fez da designer uma propulsora da conexão entre artesã, design, parceiros e clientes, formando uma rede de apoio mútuo que fortalece a responsabilidade social e ambiental da marca.
“Produzimos peças singulares, verdadeiras jóias, pura arte e com muito amor envolvido” – Elis Cardim.
Para mais informações e compras online, acesse:
https://eliscardim.com.br
LIVE! lança tecido sustentável com blend de fibras 70% recicladas
Foto: Joice Sens fundadora LIVE!
A LIVE! referência em moda fitness nasceu em 2002, fundada por Joice e Gabriel Sens, primando pela qualidade, estilo e funcionalidade de seus produtos e inspirando as pessoas a levar uma vida mais ativa, saudável e feliz.
Recentemente, a LIVE! lançou o FIT GREEN®, primeiro tecido 70% reciclado e exclusivo, fabricado pela marca. Feito com fibra mista de poliamida e elastano, reúne tecnologia de ponta desenvolvida com matérias-primas sustentáveis, privilegiando um processo em ciclo fechado com redução do consumo de água e energia, o que resulta em baixa emissão de carbono (CO2) e alta durabilidade das peças.
LIVE! Divulgação.
Para desenvolver o FIT GREEN®, ao longo de um ano, a LIVE! se uniu aos avanços da Lycra® EcoMade e Sensil® EcoCare, a fim de criar um tecido sustentável com a qualidade característica da marca até então inexistente no mercado. As peças, portanto, mantêm design, maleabilidade e maciez únicos. Atualmente, duas coleções já foram produzidas com a novidade, totalizando 7 shapes workout em quatro cores: roots, lilás, preto e herb (verde).
A meta da empresa para 2024 é chegar aos R$ 700 milhões de faturamento e ultrapassar a marca de 300 lojas físicas, abrindo mais de 50 novos pontos até o final do ano. Conta ainda com quatro lojas nos EUA, além do e-commerce global www.liveclothing.com
LIVE! Divulgação.
“Nosso propósito é inspirar uma vida mais ativa, saudável e feliz, deixando um legado positivo às pessoas e ao meio ambiente. Por isso, o planeta está no centro de tudo o que fazemos há mais de duas décadas, desde o início da criação da marca, e a sustentabilidade segue norteando nossas principais decisões”, destaca Joice Sens, cofundadora e diretora criativa da LIVE!.
Trajetória consciente e responsável
LIVE! Divulgação.
Com mais de 93% dos produtos sendo de fabricação própria, feitos no Brasil, a LIVE! busca em longo prazo se consagrar a principal marca fitness e de lifestyle de impacto positivo na regeneração do planeta, prezando pelo compromisso com a sustentabilidade desde a produção às operações nos escritórios. A fábrica localizada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, trata-se de uma planta “verde”, de 80 mil metros quadrados, que preservou o bioma local. Boa parte da energia gerada ali é solar. O que os 2,5 mil painéis não dão conta de produzir, é comprado no mercado livre de energia renovável.
Já no processo de beneficiamento da malha, o espaço usa água captada da chuva. Além disso, coloca em prática a reciclagem de resíduos têxteis.
O LIVE! Future, por sua vez, é o centro de desenvolvimento sustentável da marca que reúne iniciativas pioneiras voltadas às causas ambientais e sociais.
Para mais informações, acesse:
https://www.liveoficial.com.br ou @liveoficial.
EDITORA:
Jussara Medrado é Editora Executiva da No More Mag. Ama escrever sobre moda, comportamento, lifestyle e temas relacionados a sustentabilidade.
Ingressou no mundo fashion como vendedora e consultora de estilo em boutiques nos efervescentes anos 80. Nos anos 2000 iniciou trabalhos de produção em eventos, catálogos e repórter de moda na coluna inaugurada por ela no Jonal O Vale.
Por 17 anos foi Editora de uma publicação que se diferenciou das demais por colocar o calçado em posição de protagonista!
editoria@nomoremag.com