Este ano lancei mais um livro, o meu terceiro, e em co-autoria com uma pessoa de quem gosto muito e admiro – Ana Marquilhas. Na verdade, é um livro piloto de um projeto maior que quero fazer, que é lançar uma coleção de livros sobre os múltiplos temas que estão relacionados com a longevidade.

Em 2019 comecei a pensar em lançar um livro, mas o projeto ficou na gaveta, para o dia em que eu tivesse tempo. Claro que esse tempo nunca mais chegava. Depois da pandemia, o tema tornou-se ainda mais relevante e em conversa com uma pessoa do Governo da altura, o tema do livro voltou a estar em cima da mesa. A frase: “Ana, você tem de escrever as suas ideias para não perder a autoria” não me saia da cabeça. Então, agarrei no telemóvel e voltei a falar com a Ana Marquilhas, que em 2019 tinha-se oferecido para me ajudar a tornar o livro realidade.

Ana Marquilhas uma das autoras do livro Economia da Longevidade. Foto: acervo pessoal.

Assim, foi, em 2022 convidamos vários autores e pensadores, alguns declinaram, outros aceitaram, mas nunca mais mandaram os textos, outros avançaram e outros foram convidados já em finais de 2023. Foi uma maratona, porque eu estava sempre a protelar o trabalho no livro.

Quando enviei o último texto para a editora nem queria acreditar. Era um misto de alívio, ansiedade e apreensão, pelo que tinha escrito e pelo tipo de aceitação que o livro poderia ter. mas foi bom, muito bom.

Ana Fonseca, artista que assina a capa do livro Economia da Longevidade. Foto: acervo pessoal.

Um projeto em que tive a oportunidade de trabalhar com a minha irmã – Ana (Beatriz Sepulveda da) Fonseca. Ela fez a capa do livro, a sua primeira capa e também fico muito feliz com isto, com a possibilidade de ter um livro onde nós duas mostramos aquilo que fazemos melhor.

Mais do que falar do livro, que conta com o Sérgio Duque Estrada como autor brasileiro, quero partilhar o que representa esta obra.

Sergio Duque Estrada, único autor brasileiro do livro Economia da Longevidade. Foto: acervo pessoal.

Como disse, estão aqui nomes internacionalmente reconhecidos e outros que não são tanto assim, mas que reconheço a qualidade e seriedade do pensamento e que considerei serem de grande relevo para quem quer ter uma visão macro dos grandes temas da longevidade.
Alguns dos textos são originais e outros nem tanto. Mas a verdade é que considerámos todos os textos como bons exemplos do pensamento dos autores. Textos que nos vieram em inglês e tivemos de traduzir e adaptar.
Isto fez com que houvesse uma forte expectativa, da parte da Ana Marquilhas e minha, relativamente à obra final. Sabíamos da qualidade dos textos em separado, mas não sabíamos muito bem como ficariam todos integrados num só livro.

Ana João Sepulveda e Bradley Schurman, autores de Economia da Longevidade. Fotos: acervo pessoal.

Honestamente gostei muito do resultado e o feedback que temos tido é bastante positivo. Interessante e de fácil leitura, principalmente para quem está a começar a perceber do que se trata, são os comentários que mais ouço. Isto quer dizer que o livro cumpre o seu propósito – ser uma obra fácil, de ler, interessante e que desperte a atenção dos leitores para a temática da longevidade.
A grande lição que tirei é que não vale a pena ficar a adiar projetos nos quais se acredita. Se ficamos à espera que seja o momento certo, ideal, o que for, esse tempo nunca ou tarde chegará, não vale a pena.
Faz-me lembrar aqueles casais que adiam ter um filho, à espera do momento certo quando já tiverem a vida estabilizada e poderem dar as melhores condições à criança. É arriscado, porque quando se acorda pode já ter sido tarde.

Ana Marquilhas em evento. Foto: acervo pessoal.

Outro aspeto interessante do livro, e da coleção que queremos criar, é que este é o meu primeiro livro de âmbito internacional. Os dois anteriores foram escritos para Portugal e para o mercado nacional. Este, pelos autores, é a oportunidade de levar mais longe aquilo que é a visão que partilho com a Ana sobre a grande temática da longevidade.

Se por um lado isto é aliciante e muito interessante, por outro é desafiador, na falta de melhor expressão, porque associar o nome ao de nomes internacionalmente reconhecidos tem como consequência a capitalização da notoriedade destas pessoas, o que faz com que aquilo que escrevemos ganhe outro palco, outra visibilidade.

Claro que este era um dos objetivos, juntar grandes nomes e assim criar uma plataforma onde todos beneficiam da visibilidade uns dos outros. Considerámos que este era um caminho eficaz para atingir um objetivo maior – dar visibilidade a alguns dos grandes temas da longevidade e com isso fazer com que as pessoas possam criar um pensamento sobre o tema, com boas referências.

Autores Economia da Longevidade da esquerda para a direita: Debbie Howard, Ana Marquilhas, Ana Sepulveda, Renzo Taffarello. Foto: Acervo pessoal.

Por fim, um último aspeto que quero partilhar, sobre esta experiência, é o facto de termos conseguido todos estes autores, sem que tenha havido qualquer tipo de pagamento ou necessidade de negociação relativamente à presença deles nesta obra. Para mim, foi um bom exemplo não só do tipo de relações que se consegue estabelecer, mas também do interesse que é partilhado por todos, de contribuir para que as temáticas relacionadas com a longevidade ganhem mundo, saiam daquilo que chamo a bolha da longevidade e ganhem o interesse do cidadão comum.

Espero que possam vir a ler e para aguçar a vossa curiosidade, deixo aqui a lista dos autores:

Aleksandar Erceg, Ali Khan, Ana João Sepulveda, Ana Marquilhas, Bradley Schurman, Carl Honoré, Carol Chiang, Chip Conley, Debbie Howard, Dov Sugarman, Frank Leyhausen, Hèlène Alunni-Botteri, Ilia Stambler, Ivana Barković Bojanić, Ivana Čandrlić Dankoš, Jonathan Collie, Karen Sands, Nic Palmarini, Orlaith Carmody, Paul Flowers, Renzo Taffarello, Ronald C. Long, Sérgio Duque Estrada, Sheila Callaham, Stephen Johnston e Yael Benvenisti

 

Colunista:

Ana João Sepulveda
Expert em Economia da Longevidade e em Envelhecimento Sustentado
Presidente da Associação Age Friendly Portugal e Embaixadora da rede Aging 2.0

Contatos:

Email: ana.sepulveda@40maislab.pt
Linkedin:https://www.linkedin.com/in/anajoaosepulveda/
Facebook: https://www.facebook.com/ana.j.sepulveda.9
YouTube: Longevity Economy by Ana João Sepulveda –https://www.youtube.com/channel/UCvl5up8y6fCYd3DajsWyW6w