O tema sustentabilidade está cada vez mais presente no design de interiores. O mobiliário feito com madeira de demolição imprime charme e rusticidade em residências urbanas, casas de campo ou de praia. Um estilo aconchegante bem explorado por decoradores. Ambientes aconchegantes que desperta a  memória afetiva que trazemos de casas antigas de fazenda, cidades interioranas e móveis herdados que contam histórias.

Móveis de madeira de demolição. Crédito: Pinterest.

Nesta matéria iremos abordar mais duas vertentes na produção de mobiliário sustentável: o Ecodesign com a exclusividade de peças orgânicas assinadas, produzidas a partir de madeira encontrada na natureza e móveis contemporâneos fabricados com madeira de reflorestamento.

Ecodesign no mobiliário: arte e patrimônio

Crédito: Pinterest.

Imagine adquirir uma peça esculpida pelas intempéries do tempo, exclusiva e quase fidedigna a como foi encontrada na natureza? O design de interiores orgânico se utiliza muito desse mobiliário nas ambientações.

Crédito: Pinterest. Brasil

O Brasil tem nomes renomados com o princípio de transformar troncos, raízes e partes de árvores.  Hugo França está entre os mais celebrados. Seu atelier galeria, em Trancoso – BA emprega no processo criativo, o diálogo com a matéria-prima, onde ele desenha diretamente na madeira seguindo os caminhos que foram criados pela natureza.

Cadeira de Hugo França. Foto: www.hugofranca.com.br

Cadeira de Hugo França. Foto: www.hugofranca.com.br

Visitar o imenso espaço de Hugo França torna-se uma experiência que permite ao visitante adquirir um móvel exclusivo e ao mesmo tempo apreciar verdadeiras obras primas realizadas pelo design que usa as formas protuberantes da natureza.

Seringueiras: uma nova opção de madeira

Plantação de seringueiras no Brasil. Credito: Pinterest.

Novos métodos e técnicas ajudam moveleiros a trabalhar com madeiras antes impensadas  para este fim. Seringueiras, de onde se extrai o látex, matéria prima da borracha, têm um determinado tempo de vida útil de produção. São extraídas após esse período para dar lugar a novos plantios e garantir a produtividade.

Namoradeira – Designer Paulo Alves. Divulgação.

A Ásia também é grande produtora de borracha e há tempos vem utilizando a madeira da seringueira na fabricação de móveis. No Brasil, a seringueira sempre foi considerada um produto não madeireiro, apesar de estar presente por aqui desde o século XIX. Uma realidade que vem mudando, pois alguns designers.

Namoradeira – Designer Paulo Alves. Divulgação.

A madeireira Madeibor, idealizada pelo produtor Fernando Genova, usa seringueiras como uma nova opção de madeira e designers reconhecidos da movelaria como: André Cruz, Jack Fahrer, Sérgio Fahrer, Fernando Jaeger, Paulo Alves, Zanini de Zanine assinam bancos, cadeiras e diversos itens de mobiliário com essa matéria prima.

Movelaria contemporânea com madeira de reflorestamento

Mudas de reflorestamento. Pinterest

A madeira de reflorestamento é obtida de florestas que foram plantadas para serem extraídas e por isso é opção de sustentabilidade evitando que as florestas nativas sejam devastadas.

Crédito: Finger Móveis Planejados

Ao contrário do que muitos pensam pela desinformação, a madeira de reflorestamento cumpre seu papel na fabricação de móveis contemporâneos. Algumas empresas desenvolvem ambientes planejados mesclando madeira de reflorestamento e MDF. Como exemplo, citamos a conceituada empresa de procedência alemã Finger Moveis Planejados, referência em movelaria.

Crédito: Finger Móveis Planejados

Segundo a Finger , igualmente às madeiras de lei, as de reflorestamento não perdem em beleza, qualidade e resistência. Como suas árvores foram plantadas para servir o setor moveleiro, é possível conseguir máxima qualidade, com o máximo de controle e o mínimo de desperdício.

Crédito: Finger Móveis Planejados

Buscar empresas certificadas que priorizam a preservação de florestas nativas  e usam exclusivamente madeiras de reflorestamento é uma forma de contribuir com a sustentabilidade, além disso, podemos desfrutar  de modernidade, funcionalidade e ao mesmo tempo de ambientes acolhedores.

Hoje tempos muitas opções para vivermos melhor em um mundo mais verde e belo.
Pense nisso no seu próximo projeto de decoração.

Até a próxima dica!

Fontes:
www.hugogranca.com.br
www.madeibor.com.br
www.deezign.com.br
 www.fahrer.com.br
@pauloalvesdesign
 www.finger.ind.br

EDITORA:
Jussara Medrado é Editora Executiva da No More Mag. Ama escrever sobre moda, comportamento, lifestyle e temas relacionados a sustentabilidade.
Ingressou no mundo fashion como vendedora e consultora de estilo em boutiques nos efervescentes anos 80. Nos anos 2000 iniciou trabalhos de produção em eventos, catálogos e repórter de moda na coluna inaugurada por ela no Jonal O Vale.
Por 17 anos foi Editora de uma publicação que se diferenciou das demais por colocar o calçado em posição de protagonista!
editoria@nomoremag.com