A revista No More esteve presente no lançamento do e-book Aventuras em São Xico (Ed. Roncarati, 2025), ocorrido em 27 de agosto — data em que se celebra o Dia Nacional do Muriqui.
O evento foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental – E.M.E.F Mercedes Rachid, no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, uma das principais áreas de ocorrência do muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), o maior primata das Américas e uma das espécies mais ameaçadas de extinção no país.
O E-Book foi patrocinado pelo Grupo Ernesto Tzirulnik Advocacia – ETAD, cuja atuação viabilizou a editoração e distribuição gratuita da obra via acesso no site da Editora. Mais do que um conteúdo digital infantil, Aventuras em São Xico é um convite à imaginação e à consciência. Com linguagem lúdica e afetiva, o e-book apresenta às crianças a história do muriqui como protagonista de uma jornada pela sobrevivência — espelhando a urgência da preservação da biodiversidade brasileira.
Crédito: Alunos do 5° ano E.M.E.F Mercedes Rachid aguardando o início da leitura , acervo No More
A programação do lançamento foi cuidadosamente pensada para envolver os pequenos protagonistas desta história: as crianças. Exclusiva para os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Mercedes Rachid, a atividade contou com duas sessões especiais — uma pela manhã e outra no período da tarde — para garantir que todas as crianças da comunidade de São Francisco Xavier atendidas na rede pública de ensino fundamental pudessem vivenciar a experiência de forma acolhedora e atenta.
Crédito: Alunos do 5° ano E.M.E.F Mercedes Rachid, fazendo a leitura para os colegas , acervo No More
A leitura encenada do livro Aventuras em São Xico foi conduzida com sensibilidade e encantamento pelos próprios alunos do 5º ano, que assumiram com entusiasmo o papel de narradores para seus colegas mais novos. Ver crianças lendo para crianças transformou o momento em um verdadeiro exercício de empatia, cuidado, pertencimento. e cidadania ambiental.
Crédito: Yolanda Barbara com os alunos do colégio E.M.E.F Mercedes Rachid explanando sobre o teatro das sombras , acervo No More
O ponto alto ficou por conta de Yolanda Bárbara, da Cia Teatro de Coxia de São Francisco de Assis, Projeto Colibri de Artes, que apresentou um delicado teatro de sombras. As imagens projetadas encantavam, enquanto os pequenos leitores davam voz à aventura do menino que conversa com macacos — uma metáfora sensível sobre a convivência entre espécies.
Crédito: Acervo No More
A celebração do Dia Nacional do Muriqui integra as ações do Programa Primatas — uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos realizada em parceria com instituições públicas e privadas, voltada à proteção dos primatas e à promoção da educação ambiental no município.
No evento, estiveram presentes Juarez de Vasconcelos, diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos. Representando o prefeito Anderson Farias. Juarez foi chamado ao palco para conversar com os alunos, reforçando o papel da educação ambiental e a importância do vínculo entre crianças, cultura e meio ambiente.
Andrea Sundfeld teve papel importante no evento, falando diretamente com as crianças, instigando, perguntando e questionando sobre a importância da preservação do muriqui e de todos os seres que compõem o equilíbrio da natureza. Andrea, doutora em Ciências Ambientais e com ampla trajetória em gestão pública e educação ambiental e atualmente exerce a função de Chefe na Divisão de Fomento e Educação Ambiental, no Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos. Fez parte da equipe a servidora pública e bióloga Paula Cristina Pereira Cabral, que foi a responsável pela revisão técnica da obra literária.
No evento, estiveram presentes Juarez de Vasconcelos, diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos, representando o prefeito Anderson Farias. Juarez foi chamado ao palco para conversar com os alunos, reforçando o papel da educação ambiental e a importância do vínculo entre crianças, cultura e meio ambiente.
Andrea Sundfeld desempenhou um papel importante no evento, falando diretamente com as crianças, instigando, perguntando e questionando sobre a importância da preservação do Muriqui e de todos os seres que compõem o equilíbrio da natureza. Andrea, doutora em Ciências Ambientais e com ampla trajetória em gestão pública e educação ambiental, atualmente exerce a função de Chefe na Divisão de Fomento e Educação Ambiental, no Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos. Também integrou a equipe a bióloga e servidora pública Paula Cristina Pereira Cabral, responsável pela revisão técnica do e-book, assegurando a precisão científica do conteúdo apresentado às crianças.
Crédito: Sílvia Regina de Toledo Cabral e Andrea Sundfeld no palco apresentando a autora para as crianças, Acervo No More
Entre os momentos marcantes do evento, destacou-se também a participação da autora do e-book, Sílvia Regina de Toledo Cabral, que subiu ao palco para conversar diretamente com as crianças. Com serenidade e brilho nos olhos, e emocionada com os olhares e afeto das crianças, agradeceu a oportunidade de estar com eles e ressaltou a importância de proteger o muriqui e toda a biodiversidade que o cerca, lembrando aos pequenos que cada gesto, por menor que pareça, pode transformar o mundo. Sílvia tem uma trajetória profundamente conectada à educação ambiental e à cultura. Como empreendedora cultural, escreveu três o Poeta® (CNPq – USP), alcançando um público não pagante estimado em 20 mil crianças.
Fundadora da companhia de teatro ambiental itinerante CIA MUQUI, manteve o grupo por sete anos, promovendo arte com propósito ecológico. Voltada à preservação do primata muriqui, escreveu o Manual de Turismo Ecológico® (Editora Mantiqueira, 2004), produziu a peça Muqui – o macaco barrigudo® e coordenou o Projeto Muriqui®, com cursos de capacitação para guias e monitores ambientais. Todas essas ações foram aprovadas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e realizadas com apoio da Lei de Incentivo Fiscal à Cultura de São José dos Campos. Com sua fala doce e firme, Sílvia emocionou e inspirou as crianças, semeando em cada uma o senso de pertencimento e cuidado com a vida.
Crédito: Luiz Fernando Priante Antoneli e Sílvia Regina de Toledo Cabral com os alunos – Foto: PMSJC
No universo do e-book, o personagem que auxilia o muriqui é inspirado em uma figura real: Luiz Fernando Priante Antoneli, guia de turismo certificado, especialista em ecoturismo, turismo rural e cultural. Com atuação em excursões nacionais e na América do Sul, Luiz Fernando é referência na região de São José dos Campos por seu trabalho de conscientização ambiental e por conectar visitantes à rica biodiversidade da Mata Atlântica. Seu conhecimento e paixão pela natureza foram fundamentais para a construção do personagem que conduz os leitores — pequenos e grandes — por essa jornada de descoberta e pertencimento.
Crédito: Acervo Sílvia Regina de Toledo Cabral
A idealizadora do projeto, Sílvia Regina de Toledo Cabral, é engenheira agrônoma, professora universitária e empreendedora cultural. Com longa trajetória em ações que integram arte, ciência e educação, é autora de diversas obras e roteiros teatrais voltados ao público infantil, como Muqui – o macaco barrigudo®, além de coordenadora do Projeto Muriqui®, destinado à capacitação de guias e monitores ambientais. Sílvia é uma das vozes mais importantes na defesa do muriqui e na criação de conteúdos que despertam a sensibilidade ecológica desde os primeiros anos escolares.
Após o lançamento, o e-book Aventuras em São Xico estará disponível gratuitamente no site da Editora Roncarati, permitindo que mais crianças, professores e famílias tenham acesso ao conteúdo. É um gesto democrático e simbólico: tornar o conhecimento acessível e semear, por meio da literatura digital, o compromisso com o futuro do planeta.
Aventuras em São Xico surge como um farol educativo, iluminando caminhos possíveis a partir da infância. É uma celebração da infância como território fértil de valores, de pertencimento e de amor à vida. Uma lembrança de que toda criança tem em si o poder de ser guardiã da Terra — basta que lhe ofereçamos as sementes certas.
Crédito: Sílvia Regina de Toledo Cabral com os alunos E.M.E.F Mercedes Rachid, acervo Nomore.
“O lançamento do e-book Aventuras em São Xico não foi apenas uma celebração literária — foi um marco simbólico na construção de uma consciência ambiental que começa, justamente, na infância. Ao reunir educadores, artistas, técnicos, gestores públicos e crianças em torno da preservação do muriqui e da biodiversidade brasileira, o evento provou que a educação ambiental é mais eficaz quando nasce do afeto, do exemplo e da vivência coletiva”, declara a autora.
Iniciativas como essa demonstram que plantar valores sustentáveis nos primeiros anos de vida é mais do que uma estratégia pedagógica: é um investimento direto no futuro do planeta. E é na escuta sensível, no encantamento da leitura, na força da arte e na presença inspiradora dos que atuam pela vida, que se formam os verdadeiros guardiões da natureza.
Que Aventuras em São Xico siga tocando corações, inspirando atitudes e abrindo caminhos — para que cuidar da Terra seja, sempre, um ato de amor compartilhado desde a infância.
TAG: Para acessar o e-book e baixar o arquivo gratuitamente

Editora Roncarati
(11) 91555-5591
contato@editoraroncarati.com.br
www.editoraroncarati.com.br

Beatriz Negrão
Editora Sucursal São Paulo e Colunista
Carreira desenvolvida na área de Comunicação, atuando em empresas no Brasil e no exterior por mais de 10 anos. Publicitária, Jornalista, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM com experiência em gestão de clientes e projetos. Como jornalista, escreveu matérias em diversas revistas do setor e proferiu palestras viajando pelo País, abordando o tema Agribusiness.
Certificados: certificado Ministério Del Lavoro Italiano e internacional de Siena/ Itália.
E – Mail: contato2@nomoremag.com
Cel/WattsApp: +5511 975 158 889

