Olá! Vamos viajar pela Ásia? Posso te afirmar que é um mundo à parte. Países exóticos e culturas diversas e distintas.
Após alguns anos morando na Ásia, gostaria de dividir algumas dicas e informações sobre cultura, gastronomia e lugares interessantes.
Na minha opinião, o Japão tem que estar na lista de destinos asiáticos e nossa viagem começa por Tokyo, que para mim é um mundo único, onde o passado e o futuro se encontram com harmonia e o tradicional se mistura perfeitamente com o moderno.
A cada esquina se revela uma história.
E para quem gosta de história, muita beleza e uma atmosfera diferente de tudo o que já viu, não pode deixar de visitar os templos, que são um mergulho na cultura japonesa.
Começando com o templo Senso-ji, fundado no ano 645 a.C., é grandioso e espetacular, um dos mais populares de Tokyo.

Templo Senso-Ji. Tokyo, Dibulgação.

Chegando lá, você já pode ver o torii vermelho com a imensa lanterna e que já impressiona logo no início do passeio e onde também está o portal com os deuses do trovão e do raio. Continuando a caminhada vc verá como é bonito e singular esse santuário. Neste passeio encontrará muitas barracas e lojinhas com vários tipos de lembranças e comidinhas e no caminho também poderá passar pelo caldeirão de incensos para purificação. Não se preocupe se não tiver um incenso, lá irá encontrar onde pegar ou comprar.
A propósito, os japoneses são práticos, serão agradáveis, educados e irão te atender bem, seja lá onde você estiver.

Templo Meiji.Tokyo. Divulgação.

Indo para o santuário Meiji, em Shibuya, você já vai poder aproveitar a linda caminhada com ar fresco e muitas árvores ao redor, pois fica dentro de um parque com muito verde, em uma área interna de 700 mil metros quadrados. Durante essa caminhada, você poderá observar um torii gigante com 12 metros de altura feito com cipreste de mais de 1500 anos e também um corredor de barris de saquê, que é parada obrigatória para uma foto.

Barris de saquê Templo Meiji, Tokyo. Divulgação.

Este santuário foi dedicado ao imperador Jingu e sua esposa, e se você der sorte, irá além de ver toda a beleza do santuário e do local, assistirá a um típico casamento japonês.

Templo Meiji, Tokyo – Casamento japonês. Divulgação.

Outro templo que suas particularidades é o Zojoji. Além de encontrar uma linda arquitetura, poderá ver também as estátuas em homenagem às crianças que se foram, mas ao contrário do que parece, é lindo e colorido.
As pequenas estátuas recebem cada uma, um gorro feito de crochê na cor vermelha e cataventos coloridos.

Templo Zojoji e Torre de Tokyo. Divulgação.

Além disso, poderá ver o Mausoléu Tokugawa, que incluía edifícios ornamentados antes de ser severamente danificado durante a Segunda Guerra Mundial. Aproveite que já estará a alguns passos da Torre de Tokyo, que é um orgulho para o povo japonês e tem eventos e barracas com comidinhas para os visitantes. Vale lembrar que quando cito barracas de comidinhas em Tokyo, tudo tem uma boa qualidade, limpeza e organização. Então pode experimentar! Bom, existem outros vários e lindos santuários que valem muito a pena visitar, cada um com suas particularidades, beleza e histórias interessantes.
Após tantos passeios, pode ser que já tenha dado uma fominha e então aqui vão algumas dicas.

Viela de Tokyo – IZAKAIA (bares e pequenos restaurantes). Divulgação.

Em Tokyo, a demanda nos restaurantes é algo impressionante, na maioria deles, seja grande ou pequeno, terá filas. Lá, os restaurantes são bons ou muito bons, pois se for para começar “mais ou menos”, não começam. Então, se for para lá e tiver algum restaurante específico que queira conhecer, é melhor fazer reserva. Os mais famosos muitas vezes precisam de reserva de duas semanas de antecedência. Na verdade, quando eu morei lá, vi vários restaurantes com reserva de dois meses de antecedência.

Podemos encontrar vários restaurantes Michelin e outros que têm uma porta bem pequena com o Noren, que é uma pano ou cortina bem curta mas na maioria quando você entrar verá que são os mais tradicionais e bons. Uma curiosidade: durante o período Edo (1603-1868), dizia-se que o Noren, essa cortina que citei, nos restaurantes de sushi significava a qualidade do sushi. Quanto mais sujo, mais autêntico.

Palácio Imperial – Tokyo. Divulgação.

Agora, após um almoço delicioso, podemos voltar aos passeios. Caminhar ao redor do Palácio Imperial é um passeio muito gostoso que pode ser feito a pé ou de bicicleta e você também pode optar por ir de lá para antiga estação de Tokyo, com uma caminhada de aproximadamente 10 minutos.

Estação de Tokyo – Foto:Luis Rodriguez.

O prédio da estação é muito bonito e a caminhada até lá também. Ou ir para Ginza e tomar cuidado para não querer gastar todo o dinheiro do mundo com tantas coisas lindas que verá. Uma dica é de preferência ir no domingo, pois fecham a avenida principal e você poderá curtir com mais tranquilidade. A não ser que queira ver os tradicionais cruzamentos de Tokyo com um mar de gente com você ou em sua direção, aí vale a pena um sábado ou sexta.
Para os que quiserem observar do alto, mas bem alto mesmo, toda essa cidade maravilhosa, sugiro um passeio na Skytree, com 634 m de altura e no andar 340 olhar pelo chão de vidro para admirar o que acontece lá embaixo.

Skytree – Tokyo. Divulgação.

Se tiver curiosidade ou interesse, pode também ir assistir uma luta de Sumô ou mesmo uma demonstração e aprender como é praticado e suas regras. Visitar os parques arborizados e lindos que a cidade possui, visitar o mercado de peixe, fazer uma corrida com os famosos Go Kart Tour, fazer um passeio de barco pelo distrito de Odaiba e ver a famosa Rainbow Bridge, experimentar os diversos tipos de saquês e suas histórias, curtir a noite no bairro de Roppongi com diversos bares e restaurantes para todos os tipos de gosto.
Bom… a viagem e as dicas estão só começando. Aguardem… nós teremos Malásia, Hong Kong, Macau, Singapura, Índia, Tailândia….

Até a próxima e acompanhem por aqui minhas dicas de como experimentar o melhor desse lado do mundo!
Com carinho para todos os nossos leitores,
Daniela.

Colunista Daniela Motti

Adora conhecer novos lugares e novas histórias. Uma mulher cosmopolita que leva na bagagem vivências enriquecedoras por ter percorrido diversos países, mergulhando de cabeça em diferentes culturas e idiomas.

 “Meu coração pertence a muitos lugares, Além de minha jornada carrego também o título mais precioso: o de Mae”.

@tokyandodani