Estou de volta para continuarmos a jornada pela Ásia e agora vamos passear pela Tai.

Tai, é o apelido carinhoso que dei a Tailândia, lugar para colocar na lista de passeios pela Ásia.  Um país exótico com paisagens naturais deslumbrantes, templos majestosos e uma gastronomia com explosão de sabores e aromas, onde encontramos um povo cativante que recebe os visitantes com gentileza e alegria.

Bangkok – Pinterest.

Destino turístico que nos dá a oportunidade de saborear os exóticos pratos tailandeses com ingredientes frescos e mistura de especiarias como, por exemplo: Pad Thai, quase uma instituição na Tailândia, feito com um macarrão frito Thai, tofu, ovos, amendoim, camarão e ainda um molho agridoce de tamarindo.

Pad Thai – Pinterest.

Tem a salada Som Tum com papaya verde, tomate, amendoim, molho de peixe, feijão verde e pimenta. Aliás… se preparem para as pimentas e os molhos de curry. Mas, se você não gosta ou não está acostumado, eles irão compreender e em alguns lugares tentarão adaptar o prato para você. Pode pedir “Sem pimenta por favor ” = ” Mai sai prick noi kha” . Fácil não é?! Brincadeiras à parte, eles falam muito bem inglês, tanto nos hotéis, restaurantes, tours, lojas, etc… Fique tranquilo se não dominar o inglês, tem guias brasileiros por lá também.

Então vamos aos passeios? 

Bangkok. Pinterest.

Bangkok, capital da Tailândia é uma metrópole movimentada, com templos exóticos e bonitos, vida noturna agitada, uma mistura de modernidade e tradição. Nas cidades menores não esperem algo estruturado, são muito simples e humildes, porém, podemos conhecer a autêntica vida tailandesa e visitar as diversas ilhas maravilhosas com acesso exclusivamente de barco. Isso torna ainda mais incrível o passeio, pois temos a oportunidade de admirar toda a linda paisagem.

Phi phi Tailândia. Pinterest.

Existem vários tipos de barcos que levam os turistas até as ilhas. O barco menor de madeira pode desempenhar esse passeio com um número de pessoas mais restrito, já o Iates levam grupos maiores incluindo toda a família ou amigos.

A minha experiência foi em Krabi, lugar incrível! Conheci várias ilhas, águas azuis e limpas. Vi águas vivas enormes de cor rosa, quase pink, cardumes de peixes que nadavam ao meu lado, e no final do passeio o Iate parou próximo a uma das ilhas para que o guia e o piloto servissem um jantar, que não foi sofisticado, mas eles arrumaram tudo com um sorriso no rosto.

Krabi Tailândia. Pinterest.

O cenário, mar lindo, as formações rochosas esculpidas ao longo de milênios pela erosão pareciam arte dramática com um por do sol para compor a paisagem. Foi, sem dúvidas, o melhor jantar para mim!

Lá as famosas ilhas do “James Bond” e ‘ Leonardo DiCaprio” são passeios super  procurados. Nessas ilhas foram filmados, “A Praia” e “007 – O homem com a pistola dourada” que ganharam notoriedade  nas telas do cinema e milhões de turistas do mundo inteiro começaram a visitar esses lugares. Como consequência gerou impacto sobre a biodiversidade, o que foi arrasador e levou  o governo a proibir os mergulhos.

Então você só poderá passear na areia ou ficar no barco observando a beleza do lugar. Se colocar a pontinha do pé na água irá escutar um apito!

Ilha James Bond – Tailândia. Pinterest.

Também vale a pena conhecer as ilhas Phi Phi, Poda, Bamboo, KOH Nang e várias outras com água verde esmeralda, cavernas, formações rochosas e areia branquinha.
Dependendo dos locais que escolherem conhecer poderão nadar, mergulhar, ver os corais, peixes coloridos de vários tamanhos e até tubarão de recife e tubarão leopardo, fazendo mergulho com instrutor. Eu literalmente não paguei para ver os tubarões!

Santuário de Elefantes- Tailândia.

Na Tailândia também são muito visitados os santuários de elefantes: símbolo nacional, reverenciado como um animal sagrado e que representa boa sorte. É importante pesquisar os locais antes de ir conhecê-los, para saber quais têm cuidados e bom tratamento para com as famílias destes bichinhos, não tão pequenos, porém fofos e queridos.

Wat Phra Kaew – Tailândia. Pinterest.

O que mais colocar na lista  “must know”? Os templos, lógico! São verdadeiras obras de arte.

Aqui vão algumas dicas:  Wat Phra Kaew (templo do Buda de Esmeralda) em Bangkok. Esse templo é famoso por abrigar uma estátua de Buda esculpida em uma única peça de jade verde.

Wat Rong Kuhn – Tailândia.Pinterest.

Wat Arun (Templo do amanhecer) com sua torre decorada com porcelana e conchas, templo Wat Rong Kuhn (Templo Branco) conhecido por sua arquitetura branca e motivos contemporâneos.
Sobre se hospedar na Tailândia

Bangkok. Pinterest.

A Tailândia disponibiliza uma variedade de opções de hotéis e pousadas para atender a diferentes orçamentos e preferências. Desde resorts luxuosos à beira-mar até pousadas charmosas em áreas mais remotas, sempre há algo para todos os gostos. Muitos resorts de luxo oferecem vilas privativas com vistas deslumbrantes, spas de classe mundial e uma variedade de atividades, como mergulho, ioga e culinária tailandesa. Pousadas mais simples podem oferecer acomodações básicas, mas muitas vezes são geridas por locais acolhedores e oferecem uma experiência mais autêntica. Independente da escolha, a hospitalidade é calorosa e podemos explorar a beleza única da Tailândia.

Espero que gostem das dicas. Até a próxima viagem!

Colunista Daniela Motti

Adora conhecer novos lugares e novas histórias. Uma mulher cosmopolita que leva na bagagem vivências enriquecedoras por ter percorrido diversos países, mergulhando de cabeça em diferentes culturas e idiomas.

 “Meu coração pertence a muitos lugares, Além de minha jornada carrego também o título mais precioso: o de Mae”.

@tokyandodani