Quando a vida começa aos 50
Agora que sabemos que a longevidade veio para ficar, mesmo com esta pandemia, é importante investir nela e como já escrevi, perceber toda a sua complexidade. Já que ganhamos mais anos de vida, que sejam bons e que a longevidade seja positiva.
A boa notícia é que estamos com um corpo mais jovem mas a nossa maturidade não regride. Passo a explicar: corpo jovem em cabeça madura. Se nos anos 90 diziam que uma mulher aos 50 já estava meio “passada” a verdade é que hoje esta mesma mulher está mais segura de si e de “passada” não tem nada.
Linda Rodin – Editorial “6 Perfect White Shirts” Fonte da imagem: br.pinterest.com
Vem aí uma nova estação, a primavera para quem está desse lado do Equador, e nada melhor que encarar a longevidade como uma primavera da vida e despertar para o que ela tem de melhor com toda a sabedoria dos fantásticos 50, 60 ou mais anos de vida.
Yazemeenah Rossi – Heffner Management e Wanny Di Filippo. Fonte das imagens: br.pinterest.com
Chegou a era dos “perenials”: os que querem viver até não poderem mais!
Tenho visto tantas mulheres, e homens também, que chegam a esta idade e resolvem viver como nunca viveram. Bom, eu quero ser uma dessas mulheres e por isso digo, na primeira pessoa, que vale bem a pena o trabalho de parar um pouco e pensar na nossa vida, na pessoa que somos e o queremos para os pelo menos 30 anos que temos à nossa frente. Acredito que essa é a maneira de estar na vida daqueles que se chamam “perenials”, os que querem viver até não poderem mais.
Fotografia de Vladimir Yakovlev. Fonte da imagem: br.pinterest.com
Para muitos é descobrir um ser que habita em nós e que nos diz para o deixarmos sair e então perceber o que nos trava, o que nos bloqueia e trabalhar para nos livrarmos desses muros que ao longo da vida fomos construindo sem nem nos darmos conta. Olhar para o espelho e perceber quem está do outro lado e vamos a isso, corpo e mente em harmonia porque não se muda sem mudar o outro, estão profundamente ligados e interconectados.
Empreendedoras aos 50 e mais anos de idade
Algumas estatísticas norte-americanas mostram que grande parte das pessoas que empreende aos 50 e mais anos de idade são mulheres que resolveram aliar trabalho, propósito e prazer, porque nada melhor que trabalhar em algo que nos faz feliz. E se vem aí a era da longevidade, da sociedade do conhecimento, vem aí a era da liderança no feminino e de uma outra forma de estar no mundo dos negócios, dado que homens e mulheres são diferentes.
Margareth van der Werf – Amsterdan. Fotografia: Misja B . Fonte da imagem: br.pinterest.com
Ora, se como se diz “o mundo conspira a nosso favor”, porque não tirar partido? A primavera é sempre boa para isso. Uma força criadora paira no ar, ainda mais agora quando o mundo se prepara para viver com esta pandemia. Falávamos num tempo pós-pandemia, mas não me parece que esse tempo venha assim tão cedo. Por isso há que perceber de que forma vivemos o melhor possível com esta realidade,ou seja, este pode ser um tempo duplamente forte principalmente para os que têm esperança, para os que acreditam e olham a vida de frente e com sentido positivo, para os que têm Fé.
Mulheres que inspiram mulheres
Glória Kalil e Constanza Pascolato. Ícones de Moda. Fonte da imagem: br.pinterest.com
Se há coisa que reconheço no povo brasileiro é a capacidade de dar a volta por cima, de buscar uma realidade que faça mais sentido e se há coisa que reconheço na mulher brasileira é uma capacidade de luta francamente inspiradora. Vinda de uma sociedade mais rígida que a brasileira e mais tradicionalista, por assim dizer, tive a felicidade de viver 15 anos em São Paulo e acho que é por isso que me identifico com as mulheres brasileiras, as ex-cinquentonas que hoje fazem capa de revista pela sua forma de estar e pensar.
São mulheres que aos 50 são mães pela primeira vez, que criam o seu negócio, que se descobrem e vivem uma vida com mais sentido. Nem tudo é feito de rotura, muitas vezes é somente necessário afinar a rota. Este mês, esta nova estação que vem com todo o seu glamour, diga “no more” ao que faz sentido deixar ir, mas também diga “much more” aquilo que mais gosta e que lhe permite dar o máximo de si.
Agora que descobrimos que temos mais anos de vida, vamos tirar o máximo proveito e deixe inspirar pelos ares primaveris.
Ana João Sepulveda
CEO da 40+ Lab
Expert em Economia da Longevidade e em Envelhecimento Sustentado
Presidente da Associação Age Friendly Portugal, Embaixadora da rede Aging 2.0, Membro do Covenant on Demgraphic Change, da Rede Portuguesa de Ambientes Seguros, Saudáveis e Amigáveis e vogal da direção da Associação Cidadania Social.
Livros publicados:
2000 – Marketing Político na Internet, Editora Centro Atlântico.
2011 – Marketing para os 45+. Um mercado em expansão. Co-autor: Luis Rasquilha. Editora Actual.
Contatos:
Email: ana.sepulveda@40maislab.pt
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/
Facebook: https://www.facebook.com/ana.
Facebook 40+ Lab: https://www.facebook.com/
Que deliciosa matéria. Desmitificadora e impulsionante.