Revestimentos
Como os materiais de acabamento afetam o nosso bem estar psicológico?
Hoje nós vamos falar sobre esse assunto. A primeira vista, acabamentos e psicologia, são termos que parecem não ter relação alguma, mas tem!
Esse debate é recente, por isso acho que você vai se surpreender no decorrer dessa matéria.
Primeiramente, saiba que esse, é um assunto muito sério. Nós humanos, passamos 90% do tempo de nossas vidas nos interiores, dentro de nossas casas, escola, locais de trabalho…
Em segundo lugar, vale lembrar que, é nesses espaços que experimentamos os efeitos fisiológicos e psicológicos, daquilo tudo, com o qual interagimos.
Importantes estudos já mostraram como as formas, os formatos, as cores, e as texturas influenciam diretamente no comportamento humano. Agora é a vez de você conhecer mais, sobre o poder que alguns materiais de acabamento tem, de mexer com o seu bem estar!
Chegou a hora de você escolher os materiais de acabamento para sua casa? Se sim, mãos a obra! Afinal são eles que trarão vida, originalidade e personalidade aos seus ambientes.
Caso precise de ajuda, dê uma olhada nos meus cursos, e na minha consultoria!
A madeira que aquece o ambiente é usada nas esquadrias e no painel da TV Fonte: Homegarden.com
Pesquisar soa uma coisa chata a fazer, mas é preciso, porque o número de opções é enorme.
É necessário conhecer a ficha técnica, e acima de tudo, descobrir como determinado material pode afetar seu estado psicológico.
Por exemplo, quais são os materiais que causam maior estimulação sensorial? Por que isso é importante?
Me acompanha nessa explicação: o fato de um material provocar estimulação sensorial, nos ajuda a explorar mais, o meio no qual vivemos. Cada vez que um dos nossos sentidos é estimulado, ocorre um desenvolvimento da nossa percepção corporal, fato que trás muitos benefícios para saúde geral.
Como se comportam os seguintes materiais de acabamento perante esta questão?
1. Madeira
Revestimentos de madeira nas paredes e piso alteram a qualidade do ambiente interno. Por isso afetam as pessoas a nível psicológico e fisiológico.
Os cientistas ambientais comprovaram, que nos espaços onde a presença da madeira é abundante, o nível de stress é reduzido. Os efeitos benéficos derivam da estimulação visual, acústica, olfativa e tátil oriundas de determinadassuperfícies de madeira.
Madeira é sinônimo de aconchego e trás conforto e calor humano para os ambientes. Existem mais de 100 espécies, variando na granulação, textura e tonalidade. Cada tipo, tem um poder de afetar nossas emoções e produtividade, com uma intensidade diferente.
Madeiras com desenhos complexos tem muito apelo visual, sua singularidade é seu passaporte para o sucesso. Não há monotonia num ambiente que mostra os veios da madeira.
Studio com paredes em concreto aparente piso tipo parquet em madeira. Fonte: Stanislav Kaminskyi.
Outra de suas qualidades imbatíveis: cativar as pessoas com seu aroma, e torna-las mais calmas. Esse aspecto também já foi comprovado cientificamente.
Mas você deve estar se perguntando…. essas descobertas valem para MDF, compensados, carpete e folhas de madeira..??? Não. Essas descobertas valem para a madeira, no seu estado mais próximo ao encontrado na natureza.
Faz total sentido, não é?
2.Concreto
Até alguns anos atrás, o concreto aparente era usado apenas nas etapas da construção. Considerado um material básico e pesado, o concreto mudou de status recentemente.
É um material rígido, uniforme, que passa a idéia de foco e decisão. Esses adjetivos não o define como um acabamento ideal para ambientes internos, mas certamente o colocam entre os materiais que evocam respeito.
Duríssimo no visual e no tato, recomenda-se seu uso ao lado da madeira.
Na última década, aproveitando a onda do estilo industrial, ele inaugurou sua presença nas decorações com força total.
Parede da sala revestida com placas de concreto aparente. Fonte: Castelatto.com.br
Antes era resultado de placas feitas em formas sem graça, agora existe um sem número de modelos.
Carrega o nome de concreto arquitetônico porque sua função não é estrutural, mas sim estética.
Com eles criamos divisórias vazadas ou não, revestimos paredes, cabeceiras… Estão disponíveis em diversos formatos cheios de leveza e movimento. Muitas peças são tridimensionais e seu efeito visual é um “plus” em qualquer ambiente. As peças permitem que sejam feitas variações personalizadas.
Revestimento de concreto com ângulos pontudos da linha Origami da Castellato, produz um belo efeito de luz e sombra no ambiente. Fonte: Castelatto.com.br
Existem muitos outros materiais de acabamento para serem analisados. Vou continuar a abordar essa questão em breve. Nesse meio tempo, se você estiver com dúvidas, não exise em me contatar.
Não deixe de ler as matérias exclusivas no blog do site decoracaosemduvida.com.br lá você terá muito mais informações de como decorar a sua casa e dar aquele toque cheio de personalidade nos ambientes.
Pesquisa sobre os materiais:
www.archdaily.com/907758/why-your-home-and-office-affect-your-mood-and-health
www.tandfonline.com – Material properties of wooden surfaces in interiors and sensory stimulation.
Um grande abraço,
Silvana Hindi
Colunista: Silvana Hindi
Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem mais humana e menos estética, do design de interiores.
https://decoracaosemduvida.com.br
https://instagram.com/decoracaosemduvida
https://facebook.com/decoracaosemduvida
https://br.pinterest.com/silvanahindi