O Grupo Bottero está entre os maiores fabricantes de calçados em couro do Brasil, com 14 plantas industriais no Rio Grande do Sul. Com uma produção de 20 mil pares dia, a sustentabilidade é hoje uma prioridade para a empresa. O conjunto das ações já resulta na reciclagem de 60 toneladas de resíduos ao mês que, anteriormente, viravam lixo. Com esse total, a organização já está perto de atingir os 100% de reaproveitamento, em um processo que abrange todo o parque fabril – desde o refeitório até a fabricação do calçado.

“São ações fortes, de consciência social e produtiva, já institucionalizadas na empresa, e que repercutem junto ao meio ambiente e em favor do conjunto da sociedade”, aponta Luiz Roberto Bianchi, que responde pela imagem institucional do Grupo Bottero.

Lixo” que se transforma: palmilhas, fertilizantes e até combustível 

Algumas parcerias são fundamentais para a reciclagem das 60 toneladas mensais. Uma delas é com a empresa Ambiente Verde, que resulta na produção de uma palmilha sustentável. O que antes era  “lixo” se transforma em um novo material. O processo resulta em 2 toneladas de resíduos mês reciclados.

Outras 46 toneladas mensais são transformadas em nada menos que combustível. Esse processo é viabilizado pela Fundação Proamb. O novo produto é utilizado nos fornos onde as cinzas geradas são totalmente incorporadas ao cimento.

Além destas, uma parte dos rejeitos é destinada à empresa Ilsa, que transforma cerca de 12 toneladas de resíduos de couro em fertilizantes a cada mês. A parceria está completando dois anos agora em novembro.

Fonte:

Caren Souza
BMA Comunicação e Marketing
(51) 3594.5911/ (51) 98587-0771

 
www.bottero.net