Quando Stella McCartney e Vivienne Westwood fazem parte de um movimento de responsabilidade ambiental, todo o mundo da moda presta atenção, certo? E quando 10 designers de interiores se destacam no Salone Internazionale di Milano de 2019, por apresentarem projetos de desenvolvimento sustentável, o mundo do design redobra a atenção.
”O trabalho humano “o novo conceito da Sitia em 2019 Fonte: pt.socialdesignmagazine.com
Moda e Design de Interiores Juntos Pela Mesma Causa
As marcas líderes de mercado estão se movimentando para atender um consumidor mais consciente sobre o futuro do planeta. Em menos de 10 anos, seremos mais de 9 bilhões de pessoas, demandando o que a natureza, já não pode mais nos dar.
É muito bom saber que as atitudes nessa direção não ficam apenas na Europa. Aqui no Brasil, a revista digital No More se empenha em informar seus leitores, e divulgar os profissionais e marcas, que trabalham dentro da nova filosofia do design. Estética será sempre importante, mas não mais do que Sustentabilidade.
Revestimento de fibra de côco, opção sustentável para areas não molhadas. Fonte: pastilhart.com.br
Eu como Designer de Interiores, defendo mudarmos o foco puramente estético da decoração, para uma abordagem centrada no ser humano. Isso quer dizer que, a primeira preocupação de um projeto de arquitetura e interiores, deve ser os desejos e necessidades daquele que ocupará o espaço.
Não faz sentido colocar o homem no centro do projeto, sem realizar ações para preservar seu habitat.
O que cada um de nós pode fazer quando precisamos comprar roupas, eletrodomésticos, móveis, etc…
Diante da imensa oferta de produtos, devemos procurar pelos selos de certificação de sustentabilidade. Cada indústria tem os seus, e eles comprovam que as metodologias e processos envolvidos na fabricação do produto seguiram regras de preservação ambiental.
Tinta a base de matérias primas naturais. Podem ser a base de plantas, animais ou minerais leves. Fonte: sustentaqui.com.br
A Psicologia Ambiental nos Projetos de Design de Interiores
Com tudo isso em mente, fundei em 2017 a empresa https://decoracaosemduvida.com.br/ comprometida em ensinar as pessoas a se envolverem com a decoração de suas casas. Mas ninguém decora baseado em dicas… por isso procuro embasar o que ensino em teoria científica.
A mais de 40 anos os “cientistas do lugar”, também conhecidos como psicólogos ambientais, vem pesquisando como o ser humano responde psicologicamente ao espaço físico.
Existem pesquisas que dão um panorama de como as pessoas reagem às cores, aos odores, às texturas, etc… pintar o quarto do seu filho de amarelo, estimula-o a estudar mais.
Ninguém imagina, mas há grande relação entre a personalidade de uma pessoa e suas formas preferidas, como o layout de um espaço, por exemplo.
A altura de um pé direito interfere nas sensações despertadas nos espaços, isso só para dar alguns exemplos.
Design de Interiores nos Espaços Públicos
Acreditar que um espaço físico influencia o estado mental das pessoas que nele estão, fica mais simples quando pensamos nos espaços públicos.
A ciência do lugar pode contribuir muito nos projetos de construção e design de escritórios, hospitais, escolas, lojas e restaurantes por exemplo. Todos os ramos de negócios fazem uso desse tipo de conhecimento, cada um a sua maneira.
Área de descanso no escritório da empresa Google em Budapeste, Hungria. Fonte: Behance.com
Nos hospitais, busca-se melhorar o momento do paciente, através das cores usadas, do mobiliário adaptado, dos odores, das vistas.
As escolas relatam experiências de maior assimilação das matérias, por parte dos alunos, devido a mudanças de design feitas nas salas de aula.
As lojas precisam vender sempre mais, logo tudo é pensado para envolver o potencial cliente. O uso dos materiais, formas e formatos, luzes, cores, são escolhidos, prioritariamente, para agradar o consumidor.
Sua Casa Sustentável
Mas você deve estar se perguntando, o que essa tal de “Ciência do Lugar” pode fazer pela minha casa, e mais, como a sustentabilidade entra nessa história?
Em nenhum momento você vai aprender comigo a reciclar o lixo… pelo menos não o da cozinha… Mas também é sustentabilidade, reciclar os móveis, os tecidos, decorar usando coisas que fizeram parte da sua história. Sou avessa a casa tipo “vitrine de loja”.
E a questão do reuso do material muitas vezes passa despercebida. Reformar um móvel antigo, pendurar um quadro de família, são atitudes que fortalecem nosso vínculo com nossas casas.
Eu parto do princípio que a nossa casa é nosso refugio no mundo, o único lugar onde nos sentimos seguros, a salvo do” terrível mundo lá fora”.
Somente nela, somos a verdadeira expressão de nós mesmos.
Só tem uma coisa triste nessa história. Não são todas as casas que estão preparadas para funcionar como esse espaço que enche nosso coração de felicidade.
Cheque Aqui se a Sua Casa Tem:
- Espaços especialmente alocados, para que neles se cumpram suas designadas funções.
- Áreas privadas: uma pessoa deve ter liberdade para escolher entre interagir com os outros ou recolher-se em privacidade.
- Peças, quadros, móveis, tecidos, que comunicam as características dos moradores, criando oportunidades de socialização (casa com personalidade).
- Conforto Ambiental (o termo descreve o grau de satisfação de um ser humano em um determinado lugar) reúne todos os tipos de conforto; psicológico, térmico, acústico, visual, qualidade do ar e ergonômico.
- Espaços flexíveis que possam ser facilmente reconfigurados, porque as nossas necessidades mudam com o tempo.
Não se preocupe se você não conseguiu “ticar” os itens acima.
Fique comigo, porque vou tratar aqui de cada assunto da casa.
Sempre equilibrando a relação homem/espaço/natureza.
Abraços,
Silvana Hindi
Colunista: Silvana Hindi
Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem mais humana e menos estética, do design de interiores.
https://decoracaosemduvida.com.br
https://instagram.com/decoracaosemduvida
https://facebook.com/decoracaosemduvida
https://br.pinterest.com/silvanahindi