O que é, e como fazê-lo funcionar na sua casa?

É ou não é verdade que você sempre sonhou em morar num lugar cheio de paz e tranquilidade, que estivesse conectado ao máximo com a natureza?

Esse desejo tem se manifestado nos quatro cantos do mundo por causa da pandemia e, em poucos meses, foi o suficiente para garantir uma virada no design e na arquitetura, em direção à natureza. Conhecido como Design Biofílico, este tem o propósito de bem incorporar a natureza no ambiente construído.

Nos próximos parágrafos vou abordar como o Design de Interiores está sendo afetado pelo novo comportamento imposto pela pandemia. Em primeiro lugar, o confinamento social, ao nos manter em casa, mostrou-nos  falhas na funcionalidade de certas áreas de nossas casas. Mostrou também, ausência de boa estética e ordem em outras áreas, mas principalmente, mostrou, que nos falta em casa, ”recursos” capazes de nos desestressar e nos transportar para um “lugar” mais restaurador e saudável.

Home Office improvisado tem que funcionar durante a pandemia. Fonte: pocketmag

 

Em segundo lugar, as mudanças impostas pela pandemia, com relação a distanciamento social, higienização, bem-estar e entretenimento vieram para ficar, e têm causado rodadas de discussão entre acadêmicos e profissionais do design de interiores, na tentativa de prever a direção futura da profissão.

Uma coisa já é certa: Design Biofílico, Biomimétrica, Design Sustentável, Design Holístico, Design Sensorial, Psicologia do Design, Neuroarquitetura… serão os termos mais usados, no que se referir à Design de Interiores, daqui para frente. Apesar das visões um pouco diferentes, todas essas abordagens valorizam a relação Homem/Natureza.

Você não precisa morar numa casa com belas vistas ou próxima a praias e parques, porque existe uma maneira mais fácil de introduzir princípios da Biofilia no seu dia a dia. Sobretudo se você se lembrar como o homem tem interagido com a natureza a milhares de anos.

 

Entenda exatamente o é Design Biofílico:

 

É a prática de criar uma estreita conexão com a natureza, através da maneira como as construções são projetadas e construídas. A palavra Biofilia significa amor pela natureza, então trata-se de um tipo de design que usa os recursos naturais para criar harmonia entre a arquitetura moderna e o mundo natural. Um excelente exemplo é a imagem abaixo. A milenar árvore estava no centro do terreno, atrapalhando o projeto. O que fazer? Derrubá-la? Jamais. A árvore foi incorporada à sala. Sua presença divide com majestade as áreas de estar e TV. O Design Biofílico pode reduzir o stress, melhorar as funções cognitivas e criativas, e apressar curas.

Casa no Rio de Janeiro por Alessandro Sartore. Foto: MCA estúdio via The Spaces.

 

Veja aqui minhas 7 sugestões para você introduzir o Design Biofílico na sua casa

 

  1. Ar Puro

Devemos ter o hábito de manter cortinas e janelas abertas para o ar, os sons, os aromas, a temperatura entrarem nos ambientes, mas você deve estar pensando… Vai entrar pó e barulho de carro… Entretanto vale a pena testar, porque não existe experiência na natureza que nos mantenha protegidos desses aspectos.

Sala de estar, jantar e cozinha conjugadas com entrada de luz e ar pela claraboia/mezzanine. Fonte: Houzz Uk

 

  1. Luz e Sombra

Uma das maiores evidências de que estamos com saúde, é o perfeito funcionamento do nosso ritmo cicardiano. Para isso ele precisa ter acesso a luz do dia e da noite. Intuitivamente, mapeamos as horas do nosso dia, acompanhando as sombras mudando de lugar, a medida que o sol se move. Logo, é preciso passar algum tempo do ”lado de fora”, estreitando as fronteiras entre dentro e fora de casa. Abra a cabeça quanto a lugares para trabalhar, tenho visto muitas pessoas mudando o home office para a varanda, por exemplo.

Fonte: fabulouslygreen.co.uk

 

  1. Traga a natureza para dentro

Traga a natureza para a sua sala, porque a regra número um do Design Biofílico, é que você tenha uma conexão visual com características da natureza, antes de qualquer coisa.

Através de uma variedade de plantas, paredes pintadas de verde, fontes, madeira, pedra, cores e texturas presentes na natureza.

Pense por exemplo, nos benefícios de uma divisória verde. Separa os ambientes, sem pesar visualmente como uma parede. As plantas limpam o ar, e quando penduradas no teto, funcionam como um filtro no ambiente, além de tirarem a atenção de aspectos menos favoráveis da decoração.   Não dispense o uso de gravuras e pinturas com imagens de árvores, flores e folhas, elas também contribuem para criar o clima.

Divisória de ambientes perfeita para trazer a natureza para dentro dos ambientes. Acervo Pessoal.

 

  1. Crie um jogo de perspectiva e refúgio

Lugares fechados, onde nos sentimos seguros, porém com a chance de olhar a distância, restabelecem nosso senso de segurança e conforto. Você tem um canto, no qual suas laterais e costas ficam protegidas, enquanto você “supervisiona” o movimento?

Espaços privados em escritório com planta aberta. Fonte: SeatGeek’s Soho offices, por Rayon Richards

 

  1. Formas e Formatos orgânicos

Hoje em dia o mais comum é encontrar linhas e cantos retos nas construções. As linhas curvas como das ondas, flores, conchas tem uma complexidade bonita, porém são mais caras para produzir. Então invista em trabalhos como os criados pelo designer Giuliano Martinuzzo, e gravuras com linhas curvas. Procure estampas de círculos, ao invés de listras, tapetes com padrões orgânicos ao invés de lisos. Decore com galhos, pedras, flores, pois esses formatos ajudam a suavizar o ambiente.

Pintura na parede realizada pelo designer Giuliano Martinuzzo

  1. O Espírito do Lugar

Qual a atmosfera de um lugar criado a partir dos princípios do Design Biofílico?

Quem se preocupa em incorporar a natureza nas construções, com certeza tem o cuidado de não agredi-la. Então qual a palavra de ordem que combina com esse conceito quando pensamos num projeto de design de interiores? Sustentabilidade. Reutilização e reestilização de móveis, tecidos, quadros, roupas, bolsas chapéus, etc..

Quando pensamos em árvores, associamos à madeira gasta, com imperfeições, quando pensamos em cores… A natureza não é nem bege, nem cinza… O lado de fora da nossa casa tem sons, tem cheiros… Isso tudo constitui o espírito do lugar.  Com tantas mudanças no mundo, tenho a certeza que você não quer ficar de fora.

  1. Biomimétrica

Aqui vamos nós com outro termo, que até o começo de 2020 era pouco ouvido.

Assim como Biofilia, esse princípio está surgindo nos debates a respeito do futuro do Design de Interiores pós pandemia da Covid-19.

Biomimétrica é a área que estuda os princípios criativos e estratégicos da natureza, visando soluções para problemas atuais da sociedade, unindo funcionalidade, estética e sustentabilidade.

Cadeiras desenhadas por Eduardo García Campos,”Majestic Monarch Chairs”. Fonte: Pinterest.

 O que isso tem a ver com a sua casa?

Daqui para frente vai crescer a oferta de móveis em formatos e materiais não usuais.  Serão propostas decorações feitas com paredes móveis, de plantas, de papelão, por exemplo.

Parede Dobrável de Papelão. A liberdade de projetar seus espaços está nas suas mãos.   Fonte: molostudio

A ideia é que você tenha mais liberdade para mudar tudo de lugar, à medida que tenha necessidade de um layout (plano de distribuição dos elementos dentro de um espaço) diferente para seu ambiente, seja por motivos físicos ou emocionais.

Está chegando o momento em que você mesma (o) vai por as mãos na massa para tomar a frente da decoração dos seus espaços.

Conte comigo, acesse Decoração Sem Dúvida e conheça meus cursos e planos de consultoria de Design de Interiores.

Um Abraço,

Silvana Hindi

DICAS DA SILVANA!

 

Colunista: Silvana Hindi

Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem  mais humana e menos estética, do design de interiores.

https://decoracaosemduvida.com.br
https://instagram.com/decoracaosemduvida
https://facebook.com/decoracaosemduvida
https://br.pinterest.com/silvanahindi