Porque é importante investir na nossa longevidade

Neste mundo em que se fala de longevidade e envelhecimento, a verdade é que o envelhecimento é o processo de degeneração do corpo e a longevidade é a quantidade de anos de vida que temos dito de uma forma curta e simples. A nova configuração demográfica está relacionada com o aumento da longevidade, o que quer dizer que está relacionado com a melhoria das condições de vida das populações. Isso viu-se no Brasil, quando em meados da década de 90 no século passado grande parte da população de classe baixa ascende à classe média.

Valerie Ramsey. Fonte imagem: br.pinterest.com

Alessandro Manfredini. Fonte imagem: br.pinterest.com

Um pouco por todo o mundo a longevidade vem sendo cada vez mais valorizada, acarinhada e torna-se num bem no qual devemos investir, seja enquanto pessoa, sociedade e país. No mundo dos produtos financeiros, por exemplo, surgem produtos que vão premiar aqueles que investem na sua longevidade e isto já se vê aqui na Europa, nos seguros de saúde.

Investir na longevidade é interessante, complexo e distinto. Quero com isto dizer que, a nível individual, investir na longevidade implica em investir no autoconhecimento, conhecer o nosso corpo e perceber de que forma podemos alterar formas de estar, estilos de vida, comportamentos e hábitos e ter uma saúde física melhor. Implica também em aprender mais sobre como o nosso corpo funciona e como ele se relaciona com a nossa mente.

Cindy Joseph. Fonte imagem: br.pinterest.com

Tão estimulante e interessante como conhecer o corpo é buscar um outro nível de autoconhecimento que implica e perceber o que nos move, como podemos nos transformar para sermos felizes, sermos aquela pessoa que queremos ser. Cada vez mais a indústria do autoconhecimento se complexifica e a ciência por detrás ajuda a que possamos nos trabalhar mais e mais.

Trata-se de um processo complexo porque é necessário gerir muitas variáveis, traçar um plano, encontrar referências, pessoas que sejam um exemplo daquilo que queremos ser. Por isso, é também um processo distinto. Hoje sabe-se que homens e mulheres pensam de forma diferente e, por exemplo, quando pensam a sua vida na fase de reforma, as mulheres tem motivações diferentes das motivações masculinas.

Street Style – Pitti Uomo. Fonte Imagem: br.pinterest.com

Investir na longevidade é muito mais do que comer bem e fazer exercício. É perceber que a inteligência emocional é um fator de sucesso para a felicidade, é saber qual o nosso propósito na vida, qual o legado que queremos deixar para as gerações futuras.

Trata-se de um caminho que iremos percorrer até ao fim das nossas vidas e que tem como grata consequência o podermos chegar ao limite dos nossos dias e poder constatar que tivemos uma vida cheia. Hoje temos mais tempo para mudar e a verdade é que uma pessoa de 50, ou 55 anos de idade ainda tem muita margem de manobra. Principalmente se perceber que aquilo em que acredita, a qualidade dos seus pensamentos e emoções são o ponto de partida para esta deliciosa jornada de descoberta.

Fonte imagem: br.pinterest.com

Se, como falei no atrigo anterior, o futuro é feminino, garanto que o futuro é também daqueles que tem a coragem de começar um novo percurso, que vai obrigar a deixar para trás a pessoa velha que somos mas com quem não somos felizes e abraçar, de todo o coração a pessoa nova que queremos ser.

Assim que traçamos essa meta e quanto mais avançarmos nesse caminho, mas sincronicidade vamos encontrar, mais coincidências irão aparecer e com a nossa determinação e constância, somos capazes de fazer da segunda metade da nossa vida a metade em que somos mais felizes.

 

Ana João Sepulveda
CEO da 40+ Lab
Expert em Economia da Longevidade e em Envelhecimento Sustentado
Presidente da Associação Age Friendly Portugal, Embaixadora da rede Aging 2.0, Membro do Covenant on Demgraphic Change, da Rede Portuguesa de Ambientes Seguros, Saudáveis e Amigáveis e vogal da direção da Associação Cidadania Social.

Livros publicados:

2000 – Marketing Político na Internet, Editora Centro Atlântico.
2011 – Marketing para os 45+. Um mercado em expansão. Co-autor: Luis Rasquilha. Editora Actual.

Contatos:
Email: ana.sepulveda@40maislab.pt
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/anajoaosepulveda/
Facebook: https://www.facebook.com/ana.j.sepulveda.9
Facebook 40+ Lab: https://www.facebook.com/40maisLab/