Use as cores ao seu favor, para que seu ambiente tenha personalidade!

O espaço nas casas estão cada vez mais reduzidos, principalmente em apartamentos novos. Por isso a escolha das cores das paredes é encarada como um desafio. Com metragem limitada para colocação de móveis charmosos,a responsabilidade de tornar o ambiente cheio de personalidade recai sobre a tinta escolhida.

A sala de estar é um cômodo que merece uma atenção especial, já que é o cartão de visitas da casa. Queira você, ou não, a decoração da sala vai mostrar para seus amigos e familiares aspectos da sua personalidade, cultura e educação.

As cores são aliadas na decoração de ambientes pequenos. Alguns designers acreditam que só se deve usar cores claras em espaços pequenos, mas hoje em dia, isso não é mais um consenso. O fato é que, cores claras aumentam a sensação de espaço, porém não se pode assumir que o principal desejo de 100% das pessoas é ter a sensação de mais espaço.

Fonte da imagem: Sherwin Williams Tintas.

Na minha opinião, você pode escolher a cor que quiser para as paredes, o mais importante vem depois; os contrastes que serão criados a partir daquela cor. É com eles que você deve se preocupar. De nada adianta optar por branco, cinza claro, bege, etc… para as paredes, e comprometer o espaço com a escolha de um sofá preto. O contraste de um móvel escuro, contra uma parede clara, ou vice-versa é o responsável pela sensação relativa ao tamanho do cômodo.

Cada vez mais, as pessoas querem criar um espaço único para si, isso implica em “pensar fora da caixa”.  Existem tons de azul carbono, fúcsia, caramelo, verde exército, que estão mudando o visual de apartamentos pequenos.Use as cores ao seu favor!

Pensando na dificuldade de criar uma paleta de cores ideal, eu criei curso online de cores. Repleto de exemplos detalhadamente explicados, com erros e acertos discutidos para que você grave a teoria de maneira lúdica.

Vamos conferir agora as sete dicas que uso para deixar meus projetos cheios de estilo e personalidade.

  1. Móveis Camuflados no Ambiente

Uma ideia que tem se destacado no design de interiores é a de usar móveis grandes na mesma cor das paredes (ou cor muito próxima, com acabamento diferente), para que estes “desapareçam” no espaço.

Além de ficar super bonito, é uma solução ótima para ambientes pequenos, pois camuflar os móveis no ambiente dá a impressão de um espaço maior. Lembra-se do problema do contraste que você precisa evitar?

Por exemplo, usar uma cor saturada como esse azul da foto em uma parede e repeti-la em um móvel próximo, como um aparador, rack ou estante.São móveis funcionais que você não pode abrir mão. Deixe-os fundidos com o fundo para poder dar destaque a elementos menores.

 

  1. Móveis Grandes em Espaços Pequenos? Pode sim!

Diferentemente do que muitos acreditam, salas de estar pequenas podem sim ter sofás grandes.

Por exemplo, um sofá grande pode deixar de ser um volume visualmente incômodo, quando existe grande proximidade entre a cor dele e a das paredes, como explicamos acima.

Assim o ambiente parece mais uniforme e menos cheio, evitando aquela sensação de que existe muita informação diferente num espaço limitado.

Vale lembrar que o sofá é quem define as dimensões dos demais móveis do ambiente. Portanto você não deve exagerar no tamanho do sofá e compensar com uma mesa lateral pequenininha. Um sofá robusto pede uma mesa lateral importante, e assim por diante.

 

  1. Cores Vibrantes em Decoração Neutra

Pode apostar em uma cor vibrante, como o amarelo, em detalhes de uma decoração neutra. O amarelo dourado começou a fazer sucesso na transição de 2017 para 2018 e ainda é tendência! Ele trás um toque vintage e cheio de personalidade.

 

  1. Saia da mesmice dos cinzas e beginhos

Usar a cor clara como base é sempre uma ideia segura. O passo seguinte é balancear o ambiente com elementos em tons mais escuros e pontos de cor.

Diferentes texturas também são bem vindas! As texturas complementam a decoração com muito charme e deixam tudo mais aconchegante.

 

  1. Bege sem mesmice

Nesta decoração, a atmosfera clássica marcada pelos tons neutros domina a decoração. O tom do azul escolhido contribui para manter a sala clara, acrescentando personalidade. Note que, para fazer a diferença, a cor entrou em 14 objetos decorativos. Do cesto de palha a cúpula da luminária, foram usados toques de azul. Essa repetição é um dos princípios fundamentais do Design de Interiores, e chama-se Ritmo.

 

  1. Creme Brulée

Quando esse tom voltou a ser usado há um ano, causou uma movimentação entre os designers de interiores e coloristas, pois se começava a ver o fim da era dos cinzas e a volta dos beges (eles dominaram as cores neutras nos anos 1990).

Decorar com cinza é bem mais fácil do que com bege. Cinza é o resultado de preto que ganhou partes de branco e clareou. Assim, como tudo combina com brancoe preto, da mesma forma, tudo combina com cinza.

Creme Brulée é um caramelo, derivado do cor de laranja. Para acertar nas composições, você precisa conhecer o que fica bom com cor de laranja!

 

  1. Elementos-Chave que Carregam um Colorido

A cor da parede abaixo das escadas tem pigmento o suficiente para não passar despercebida e tem um brilho médio, não lembrando uma cor pastel qualquer.

Essa sala trás uma composição entre o trio, sofá, tapete e quadros corretíssima. Um dos princípios básicos para “animar” uma cena neutra é usar elementos-chaves que carregam o mesmo colorido nos 3 níveis (piso – nível baixo, sofá – nível intermediário, parede- nível superior).

Seguindo essas recomendações, você terá ótimos resultados na decoração de um ambiente pequeno. Mas, se você quiser ir ainda mais a fundo no estudo das cores, venha conhecer meu curso online que vai te ajudar a criar paletas de cores ideais para os ambientes da sua casa ou do seu escritório, como um profissional. Clique aqui e dê uma olhadinha, com certeza você vai curtir!

 

E não se esqueçam, dúvidas? Entrem em contato comigo!

 

Um abraço,

Silvana Hindi

* As cores das tintas e as referências correspondentes apresentadas nas 7 imagens são encontradas no Leque de Cores da marca Tintas Coral. Todas devem ser preparadas, na hora da compra, no misturador de tintas.

Colunista: Silvana Hindi

Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem  mais humana e menos estética, do design de interiores.

https://decoracaosemduvida.com.br
https://instagram.com/decoracaosemduvida
https://facebook.com/decoracaosemduvida
https://br.pinterest.com/silvanahindi