A 51ª Edição SPFW trouxe pluralidade, diversidade e resgate num processo totalmente inclusivo e democrático desde casting a estréias de marcas brasileiras. Escolhemos Top 10 looks que marcaram os desfiles.

WALÉRIO ARAÚJO

Em sua apresentação no SPFW N51, o estilista Walério Araújo trouxe looks icônicos que recontam sua trajetória, usados por convidados especiais como: a top model Vivi Orth representando Elke Maravilha, Johnny Luxo. Eloina Leopardos, primeira rainha de bateria da Beija Flor, e até a cadelinha Mazé de 14 anos de idade. Conhecido no mundo fashionista por apresentações impactantes, não poderíamos deixar de escolher um de seus looks entre nossos Top 10 da edição.

SOUL BÁSICO

Conforto, contemporaneidade. É bem difícil apresentar idéias para o mercado que sejam inovadoras provocativas e que tenham DNA genuinamente masculino. Parece que essa missão caiu como luva na proposta da Soul Básico – marca de Zeh Henrique Domingues, com estilo assinado pelo estilista Wilson Ranieri; a coleção apresenta peças com design atemporal e afetivo, coerentes com o vestir dos novos tempos.

MÃOS DE MÃE

O Ateliê Mão de Mãe é uma das oito marcas integrantes do Projeto Sankofa, uma iniciativa do coletivo Pretos na Moda, em parceria com o VAMO (Vetor Afro-Indígena na Moda), com o objetivo de racializar a moda nacional. O Ateliê Mão de Mãe carrega o orgulho de ser um espelho da cultura, diversidade e representatividade cultural da Bahia. As peças coloridas e exclusivas, feitas de crochê exaltam a manualidade.

RONALDO FRAGA

Ronaldo Fraga foi ao Cariri Cearense para se inspirar e criar a sua coleção. A região, segundo o estilista, é “um amálgama da cultura brasileira, fruto das mais variadas misturas: índios Kariri, escravos, africanos malês de origem muçulmana, cristão novos e judeus fugidos da inquisição na Espanha e Portugal. Mistura que é também a base de todo povo brasileiro”.

Aplausos para este estilista que usa a moda para difundir cultura através do seu senso estético único com peças icônicas e dignas de serem colecionadas!

ISABELA CAPETO

Nesta coleção inspiradora a estilista se volta para as plantas alimentícias vegetais –as PANCS–, com o objetivo de “revelar camadas de processos criativos, que misturam bordados em miçangas, paetês e richelieu, rebordados, aplicações, carimbos, pinturas em tecidos e crochês.”

E o que aconteceu? Uma explosão de genialidade em looks nada comuns repletos de personalidade. Amamos e escolhemos um deles para esse Top 10!

LILLY SARTI

Quem não gosta de conforto e de uma peça elegante, mas, descomplicada? Lilly elegeu materiais como cambraia de linho, rami, gaze de algodão e materiais ecologicamente responsáveis, como o que mistura fibras naturais e fios reciclados a partir de garrafas PET para sua coleção. Escolhemos o vestido em tonalidade terrosa.

TRIYA

Como não amar Frida Khalo? Isabela Frugiuele se inspirou nas cores e nas obras da pintora mexicana, para a coleção Verão 2022 da Triya com estamparia exclusiva. O vestido amplo deslumbrante da marca é o must! Uma peça ícone capaz de arrancar suspiros de qualquer fashionista.

GLORIA COELHO

Ninguém é mais vanguardista que Glória Coelho com suas imersões em várias referências para criar coleções urbanas, confortáveis e totalmente atemporais. Movimento hippie dos anos 70, o oversize dos 80, e o grunge da década de 90, além de
elementos do punk, rock’n’roll, japonismo e safári inspiram o Verão 2022 da estilista. Um de seus looks não poderia faltar por aqui.

ROCIO CANVAS

Amplitude total pode ser absolutamente chique. A marca curitibana Rocio Canvas, que tem uma proposta minimalista com modelagens inventivas, fez sua estréia nesta temporada do SPFW explorando o conceito do deslocamento como ferramenta criativa. Nós amamos!

MISCI

Vestuário e mobiliário se mesclam no mesmo processo criativo por trás do conceito da Misci, marca fundada pelo designer mato-grossense Airon Martin. As peças confeccionadas em jacquards feitos com algodão orgânico da Paraíba, ou em seda nacional valorizam e referenciam o produto brasileiro. O conjunto calça e cropped é perfeito!