As dicas profissionais para acertar na decoração de um espaço pequeno!
Decorar espaços pequenos parece um desafio que já começamos em desvantagem.
Você quer que caiba o máximo de coisas possível, porém não quer um look entulhado.
Você quer o espaço tenha personalidade, mas que não pareça caótico.
Eu afirmo que é possível ter um espaço pequeno cheio de estilo! Você só tem que prestar atenção aos 7 mandamentos explicados a seguir.
1º. Mantenha a área desobstruída
Moveis suspensos tem a mesma função que seus similares com pés e dão uma grande sensação de leveza. Fonte: Decoração sem Dúvida
Quando olhamos um cômodo nossa vista percorre todo o seu contorno e nosso cérebro assimila sua grandeza. Quanto mais “empecilhos” encontramos pelo caminho, menor a sensação de espaço.
Mantenha seu piso desobstruído optando por móveis suspensos. Aparador, mesa de cabeceira, estante, rack… essas peças não tem necessidade de pés e ficam lindas se fixas na parede. Dessa forma você libera um pouco de espaço físico e muito espaço visual.
2º. Dê preferência a móveis dobráveis, transparentes e vazados
Mesa com pé central e cadeiras vazadas economizam espaços físico e visual. Fonte: Decoração sem Dúvida
É possível que você precise de uma escrivaninha, mas você vai usá-la 24 horas, 7 dias por semana? Não né, então ela pode ficar “recolhida” quando não em uso.
E lembre-se não é porque você mora num espaço pequeno que não pode receber amigos em casa. Reserve um lugar para empilhar cadeiras. E ao invés de 2, você pode ter 4 ou 6…
O vidro e o acrílico são dois bons aliados do espaço pequeno. “Ver através” do móvel é uma grande vantagem.
3º Coloque seu foco na iluminação
Quatro fontes de luz neste espaço integrado. Fonte: Decoração sem Dúvida
Espaços pequenos normalmente têm apenas uma entrada de luz natural.
Por esta razão, e esse mandamento vale para qualquer tamanho de espaço, tenha sempre 3 tipos de iluminação a seu dispor.
Seu espaço deve contar com uma fonte de luz geral, uma fonte de luz de destaque e outra de tarefa. Aprenda decoração de interiores comigo no mais completo curso online da internet. Clique aqui para conhecer.
A fonte de luz geral é instalada no teto, no centro ou no perímetro do cômodo e é acionada a partir de um interruptor próximo a porta de entrada. Ela serve para nos guiar pelo espaço.
A iluminação de destaque é pontual e direcionada a um objeto ou detalhe arquitetônico. Quando ausente os espaços ficam monótonos. Ela tem um efeito teatral.
Normalmente os spots com lâmpada dicróica de led atendem essa função realçando bem um quadro, um nicho, uma planta…
Outra boa opção é usar um par de arandelas para marcar estruturas importantes.
E por último não deixe faltar à iluminação de tarefa. Se a tarefa é estudar, bordar, preparar e consumir refeições, etc… o ideal é que tenhamos uma luminária que atenda essa função específica.
Quer uma casa charmosa? Então combine pendentes estilosos com abajures de mesa para uma atmosfera aconchegante.
4º A escolha do tapete correto
Tapete em boas dimensões na cor do sofá com desenho grande: perfeito para espaço pequeno. Fonte: Decoração sem Dúvida
Sabe quando você tira as medidas do tapete que precisa e decide que o tamanho está bom… não está. Procure por um maior!
Pense comigo, quando você coloca um tapete sobre o piso você “demarca” uma área. Essa área passa a ser mais macia, quentinha e talvez, dependendo da escolha, mais divertida e colorida.
Se você destaca a área do tapete, o que você faz com o resto? Fica sobrando uns 50 cm aqui, 70 cm acolá.
Em espaço pequeno nada pode ficar sobrando. A ideia é ampliar o visual.
Portanto o piso e o tapete precisam parecer a mesma coisa. Use um tapete grande que caiba todos os móveis por cima e escolha uma tonalidade derivada da cor do piso. Uniformizar é a palavra de ordem.
5º Não tenha medo de exagerar nos tamanhos
Dois quadros similares na cor predominante da sala são ideais. Fonte: Decoração sem Dúvida
O maior erro de quem vai decorar espaços pequenos é pensar que móveis e objetos decorativos devem seguir a mesma escala.
Equilibre sua decoração escolhendo móveis de tamanho normal e arte e objetos grandes.
O sucesso dessa diferença na escala vai depender da quantidade de enfeites e da complexidade da arte. Dê preferência a um quadro grande ao invés de compor uma parede galeria. Escolha plantas com folhas grandes e use poucos enfeites com no mínimo 30 cm de altura.
6º Escolha peças com mais de uma função
A TV que gira é item obrigatório no espaço pequeno. Fonte: Decoração sem Dúvida
O puff que também é baú, o sofá que é cama, a mesinha que é estante, a TV que gira… e assim por diante. Quando em um espaço pequeno é preciso inovar. Pense que os móveis podem ter mais que uma utilidade. Com isso em mente eleja suas prioridades e descubra o que é realmente importante para você.
Por exemplo, se você vive com a casa cheia de gente pode precisar de um sofá de boas dimensões ao invés de um sofá cama. Se gosta de cozinhar e experimentar receitas novas procure uma mesa de jantar que também sirva como bancada.
7º Mantenha a harmonia com uma paleta de cores coesa
Paleta de cores simples que deu certo: cinza, bege, vermelho e azul. Fonte: Decoração sem Dúvida
A escolha da paleta de cores do espaço pequeno não pede necessariamente cores claras e neutras.
Pede sim que haja uma coerência na escolha. Pode ser tudo claro e arejado ou escuro e dramático desde que se evite os grandes contrastes! Essa é a regra 1 no que diz respeito às cores.
Um sofá marrom contra uma parede branca tem enorme destaque. Ao invés desse grau de contraste (máximo) opte pela escolha das suas cores preferidas, porém em tonalidades mais próximas.
E termino por aqui minha exposição dos 7 mandamentos para decorar um espaço pequeno como um profissional.
Espero que tenham gostado e qualquer dúvida já sabem… aqui seguem meus contatos.
Grande abraço…
silvana@decoracaosemduvida.com.br e Whatsapp 11 9 32778899
Colunista: Silvana Hindi
Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem mais humana e menos estética, do design de interiores.