O mercado de moda sustentável atrai um público seleto, informado e consciente, arraigado nos questionamentos atuais sobre preservação do meio ambiente e em uma economia mais saudável para o futuro do planeta.
Por aqui, o Brasil Eco Fashion Week já realizou sete edições e vem revelando marcas engajadas que tem como missão produzir moda com reaproveitamento de descartes, valorização do trabalho artesanal, técnicas têxteis do passado aliada a tecnologias atuais, além de uso de matérias primas nacionais.
Atelie Camila Machado. Foto: divulgação.
Isso ocorre de forma a não agredir a natureza valorizando a nossa cultura, valores e costumes. Sendo assim, esse posicionamento demarca um divisor de águas na moda brasileira que, embora esteja imbuída em tendências, evolui cada vez mais para nosso lifestyle e identidade.
O Ateliê Camila Machado
Ateliê Camila Machado. Foto: Divulgação.
O Ateliê Camila Machado é uma dessas marcas revolucionárias que abre caminhos e está entre aquelas que emanam luz e trazem soluções como também resultados. E sim! A moda pode ser lucrativa e bela em um modelo de negócio sustentável!
Ateliê Camila machado. Foto: Divulgação.
Voltado à criação de vestidos e sapatos de noiva e festa, o Ateliê se dedica a exaltar a beleza natural de mulheres livres que (se) amam. Para a confecção das peças, resgata conhecimentos antigos aliados a novas tecnologias que prezam pelo amor, pela energia, pela sustentabilidade, respeitando o planeta. Tudo é feito à mão, utilizando técnicas de moulage, impressão botânica e tingimento natural.
Ateliê Camila Machado. Fotos: Divulgação.
O corpo de trabalho conta com um time de artesãs e artesãos que cortam, modelam e costuram histórias, sentimentos puros, afinados e alinhados na missão de construir a indumentária mais significativa da vida de uma mulher, que representa o amor e o início de um novo ciclo.
Ateliê Camila Machado. Fotos: esquerda Divulgação, direita Rafael Canuto.
As práticas de produção promovem a circularidade de peças e resíduos, bem como a preservação do meio-ambiente em todo o processo. Além de oferecer o vestido sob medida, é fomentada a alternativa de alugá-lo, possibilitando que uma única peça conte diversas histórias.
Ateliê Camila Machado. Foto: Beto Lemos.
No processo de confecção é reutilizado, ao máximo, resíduos que, normalmente, seriam descartados. Cascas de cebola são utilizadas na impressão botânica, escamas de peixe, que seriam descartadas na feira Ver-o-Peso, se tornam inusitados acabamentos. A técnica de impressão botânica é aplicada nos tecidos de forma que nenhum tingimento químico seja realizado no processo de confecção das peças.
Quem é Camila Machado?
Camila Machado. Foto: Divulgação.
Artista têxtil, estilista e sócia-fundadora de sua marca homônima, onde cria e produz roupas e sapatos sob medida com técnicas de impressão botânica, tingimentos naturais e bordados de linha. Em 2023, Camila Machado foi uma das participantes da 7ª Edição do Brasil Eco Fashion Week one apresentou sua Coleção ALMAzônia.
Formada em Relações Internacionais, Fotografia, História da Arte & Antropologia e Cultura & Inovação, Camila Machado tem mais de 15 anos de atuação na área de criação, desenvolvimento e negociação de produtos.
Também foi uma das 50 mulheres selecionadas, em 2015, a participar do programa “10.000 Mulheres” da FGV-SP, atuando em diversos projetos no Sebrae, entre eles o ALI e os “Quatro Cantos da Moda”.
Camila também é professora no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Camila Machado no Brasil Eco Fashion Week – 7ª Edição
Camila Machado BEFW -2023. Foto: Agência Fotosite.
Em dezembro de 2023, Camila Machado foi uma das estilistas a desfilar nas passarelas do Brasil Eco Fashion Week, desenvolvendo, para o evento, a coleção ALMAzônia, com inspiração em um projeto imersivo de mesmo nome, realizado por ela desde 2021. A Coleção atribuiu protagonismo à diversidade presente em nossa Floresta Amazônica, bem como levou reflexão às ações depredatórias que ocorrem nessa região.
ALMAzônia Retiro para Noivas e Criativos na Floresta
3ª Edição
Expedição imersiva ALMAzônia. Foto: Divulgação.
Em 2021, Camila desenvolveu o projeto ALMAzônia (@almazonia_eco), uma expedição na região amazônica, onde a artista têxtil, a convite do Jardim da Amazônia, Eco Lodge localizado ao sul da Amazônia, conscientiza suas clientes, artistas e estudantes para além de seu ateliê. É uma ambiguidade entre homem e natureza muito forte. Por isso, a estilista sentiu que podia fazer dali seu “ninho” de pesquisa e levar pessoas para entenderem “in loco” o que está acontecendo em nosso planeta.
“Tudo está conectado e nosso livre arbítrio, consciente ou inconsciente, nos levará a causas e efeitos irreversíveis se não mudarmos o curso de nossas escolhas” – afirma Camila.
Em 2024, a Expedição ALMAzônia acontecerá nos dias 28 de julho à 01 de agosto. Para mais informações sobre roteiro e valores, entre em contato com:
Lorena – Versa Viagens: (11) 95915-2017
Camila Machado Ateliê: (11) 99961-1446
@camilamachadoatelie
EDITORA:
Jussara Medrado é Editora Executiva da No More Mag. Ama escrever sobre moda, comportamento, lifestyle e temas relacionados a sustentabilidade.
Ingressou no mundo fashion como vendedora e consultora de estilo em boutiques nos efervescentes anos 80. Nos anos 2000 iniciou trabalhos de produção em eventos, catálogos e repórter de moda na coluna inaugurada por ela no Jonal O Vale.
Por 17 anos foi Editora de uma publicação que se diferenciou das demais por colocar o calçado em posição de protagonista!
editoria@nomoremag.com