Em um mundo onde a segurança pessoal é uma preocupação constante, especialmente para as mulheres, encontrar maneiras eficazes de se proteger tornou-se essencial. Nesse contexto, o Pa-kua surge como uma ótima opção, não apenas para ensinar técnicas de autodefesa, mas também para promover a autonomia das mulheres.
O Pa-kua, arte marcial chinesa milenar, é reconhecido por sua abordagem holística, que engloba não apenas o aspecto físico, mas também o mental e o espiritual. Segundo Iara Ferraz, mestre de conhecimento em Pa-kua e referência no assunto, essa arte marcial é muito mais do que uma simples técnica de luta. “É uma jornada de autoconhecimento, fortalecimento e equilíbrio que capacita as mulheres a se defenderem com confiança e determinação”, explica.
Foto: Divulgação.
Através de movimentos circulares e do uso inteligente da energia, o Pa-kua ensina técnicas de autodefesa que podem ser aplicadas em uma variedade de situações. Além disso, a prática regular contribui para o desenvolvimento da consciência corporal e da autoconfiança fundamentais para enfrentar desafios e lidar com situações de perigo.
Um estudo de 2015, publicado no Journal of Medicine, mostrou que as mulheres que participaram de cursos de defesa pessoal, incluindo o Pa-kua, apresentaram uma redução significativa na incidência de abusos e agressões.
Outro estudo realizado pela Universidade de Oregon mostra que as mulheres que realizam curso de defesa pessoal têm chances menores de sofrer contato sexual não desejado.
“A prática do Pa-kua vai além de aprender técnicas de defesa pessoal. Ela nos conecta com nossa força interior, ensinando a confiar em nossas habilidades e capacitando para enfrentar qualquer desafio”, enfatiza Iara.
Então, se você é uma mulher em busca de autonomia e proteção, o Pa-kua pode ser a solução que você procura.
O Pa-kua em números:
• A LIGA INTERNACIONAL DE PA-KUA CONTA ATUALMENTE, COM CENTENAS DE ESCOLAS EM 13 PAÍSES
• EXISTEM PROFISSIONAIS CAPACITADOS HÁ MAIS DE 40 ANOS.
• NO BRASIL, O PA-KUA ESTÁ PRESENTE HÁ MAIS DE 20 ANOS.
• EM 16 CIDADES, E SOMOS REPRESENTADOS PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PA-KUA.
Colunista:
Raquel Pereira
É jornalista, engenheira agrônoma, marketeira e já foi consultora de moda. Uma mulher versátil! Além do filho, Olavo, é apaixonada por saúde, beleza, cremes, estética, terapias, enfim, por tudo que deixa as pessoas mais bonitas, saudáveis e felizes!
@raqsonline