Imaginem isto: um grupo de idosos de uma paróquia no interior centro de Portugal que escreve uma carta ao Papa Francisco e na carta fazem-se de convidados para irem à casa dele, ou para serem recebidos no seu jardim e beberem chá e um copo de vinho para brindar à vida. E se ele não tiver vinho, eles levavam. Dizem que são idosos como ele, e por isso eles não podem ser convidados no inverno e nem no verão, mas sim num tempo ameno.
Escrevem esta carta achando que ninguém a vai ler e muito menos responder. Menos provável ainda é que sejam atendidos nos seus desejos e reivindicações. Contudo, a verdade é que a carta foi lida, tida a sério e a resposta do Papa é: escolham uma quarta-feira de junho, a que quiserem. E lá foram eles, alguns viajavam de avião pela primeira vez, rumo a Roma ver o Papa.
O Papa Francisco com uma das idosas que foi a Roma e co-autora da carta. Foto: Alexandra Neves.
A iniciativa da carta vem de uma atividade desenvolvida pelo centro paroquial de Pousos, inspirada no projeto da norte-americana Candy Chang: “before I die I want”, que resolveu escrever esta frase no muro de uma casa abandonada, na cidade de New Orleans, onde vive. A verdade é que as pessoas responderam e deixaram uma lista de coisas que queriam fazer antes de morrer.
Mural da Candy “Before I die I want to …” Foto: Divulgação
A portuguesa Alexandra Neves, inspira-se neste projeto e desenvolve o projeto “À conversa com” que dá origem à carta que foi para o Papa, e que mais tarde se transforma num outro projeto que é a “Academia dos Sonhos”. Hoje um projeto premiado e com financiamento privado, que chega a realizar sonhos de pessoas que já estão em fase terminal, com recurso a óculos de realidade virtual.
Candy Chang junto ao seu muro, em New Orleans. Foto: Divulgação.
Eu tive o prazer de conhecer a Alexandra e hoje trabalhamos num outro projeto que pretende combater a solidão e o isolamento dos mais velhos, numa das zonas mais despovoadas de Portugal. Um dia, enquanto contávamos histórias engraçadas das nossas vidas, e Alexandra contou-me da sua ida ao Vaticano.
Decido logo que iria partilhar esta história convosco, tinha de ser porque é um exemplo real e concreto de como a esperança nos deve acompanhar até ao fim da vida. Há sempre a possibilidade de realizarmos um sonho, por mais disparatado que possa parecer.
Alexandra Neves, ao centro de calças e blusa preta, a receber um prémio da Fundação La Caixa, pelo seu projeto Academia dos Sonhos. Foto: Divulgação.
É comum ouvir pessoas a dizer que já é tarde para se fazer uma determinada coisa, para se alcançar um grande objetivo de vida, para concretizar aquilo que acalentamos no nosso coração durante décadas.
Viver muito tempo, por viver, sem sentido, sem esperança, é muito doloroso. Se a vida é longa mais longa fica e uma das coisas que tenho vivido e aprendido com aqueles que me inspiram é que nunca é tarde.
Costumamos dizer isso (nunca é tarde) como se fosse uma frase feita, uma resposta quase automática, que nos sai da boca para fora quando o nosso objetivo é dar alguma inspiração àquele que nos ouve. Porém, a verdade é que é mesmo assim, ou se quisermos, pode ser mesmo assim.
Dona Piedade, que realizou o sonho de dirigir um carro pela primeira vez aos 96 anos. Foto: Divulgação.
Tenho vindo a perceber que o primeiro grande bloqueio está em nós, na nossa mente, nas nossas crenças, na nossa imaginação e forma de compreender o mundo e a realidade que nos rodeia.
Assim, para este começo de ano, espero mesmo, desejo do fundo do coração, que esta pequena partilha vos encha de esperança e que seja uma forma de perceber a vossa vida e aquilo que ainda querem viver.
Se precisarem de ajuda digam. A Alexandra tem todo o gosto de fazer com que outros multipliquem a sua Academia dos Sonhos.
Colunista:
Ana João Sepulveda
Expert em Economia da Longevidade e em Envelhecimento Sustentado
Presidente da Associação Age Friendly Portugal e Embaixadora da rede Aging 2.0
Contatos:
Email: ana.sepulveda@40maislab.pt
Linkedin:https://www.linkedin.com/in/anajoaosepulveda/
Facebook: https://www.facebook.com/ana.j.sepulveda.9
YouTube: Longevity Economy by Ana João Sepulveda –https://www.youtube.com/channel/UCvl5up8y6fCYd3DajsWyW6w