No coração do polo industrial de Jacareí, no interior de São Paulo, uma área de 12 hectares de Mata Atlântica, preservada dentro do terreno fabril da BASF, acaba de se tornar referência internacional em conservação da biodiversidade. A conquista do certificado do Wildlife Habitat Council (WHC) é um marco não apenas para a empresa, mas também para o modelo de sustentabilidade corporativa que integra produção industrial e preservação ambiental de forma concreta e eficaz.
Quatro décadas de compromisso ambiental transformador
Crédito: Divulgação
A certificação reconhece oficialmente o compromisso da BASF com a restauração e a proteção da Mata Atlântica por meio do Programa Mata Viva®, que, em 2024, completou quatro décadas de atuação. Criado inicialmente no complexo da empresa em Guaratinguetá (SP), o programa foi expandido para Jacareí, onde ganhou destaque com uma abordagem que alia ciência, responsabilidade social e gestão ambiental de longo prazo.
“O novo carbono”: a conservação como diferencial competitivo
Crédito: Divulgação
“Temos percebido uma demanda maior do mercado em relação às possibilidades de ações voltadas para a conservação da biodiversidade. Há empresas que já olham para esse tema como o novo tópico do momento em sustentabilidade, o ‘novo carbono’. Uma empresa que olha para os recursos naturais que consome pensando em desenvolver alternativas larga na frente para se posicionar diante de seus concorrentes”, declara Ana Paula Almeida, Analista de Sustentabilidade da Fundação Eco+ e uma das responsáveis pela certificação
Um mosaico de vida ao longo do Rio Paraíba do Sul
Levantamento feito pela Fundação Eco+ mostra espécies de fauna e flora que estão presentes na região. Crédito: Divulgação.
A área protegida forma um mosaico de ecossistemas ao longo das margens do Rio Paraíba do Sul, combinando florestas densas e áreas úmidas que favorecem uma biodiversidade expressiva. Um estudo conduzido pela Fundação Eco+, ao longo de mais de um ano, identificou 103 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica e 92 espécies de fauna, entre aves e mamíferos — incluindo o raro gavião-caramujeiro, uma ave cuja presença revela a qualidade e o equilíbrio do ecossistema local.
O equilíbrio ecológico que surpreendeu os especialistas
Equipe Robson Gripp, Neri Lemes, Natalia Filippo, Antônio Carlos Cipolli, Tiago Egydio e Rodolfo Viana.Crédito: Divulgação
“O equilíbrio que encontramos entre fauna e flora nesta área foi surpreendente”, relata Tiago Egydio Barreto, biólogo e gerente da Fundação Eco+. “Esse tipo de equilíbrio só é possível quando há um ambiente saudável, com condições ideais para que espécies, inclusive raras, como o gavião-caramujeiro, possam se alimentar e se reproduzir.”
Para a BASF, a conquista do selo WHC representa mais do que um reconhecimento: é uma evidência do papel que as indústrias podem — e devem — assumir frente aos desafios ambientais contemporâneos. A unidade de Jacareí é a primeira planta da empresa na América do Sul a alcançar esse patamar, consolidando-se como referência em gestão de áreas naturais dentro de contextos produtivos.
“Obter esse certificado é um orgulho para nós. Somos a primeira unidade produtiva da BASF na América do Sul a receber um reconhecimento internacional de boas práticas para preservação da biodiversidade da Mata Atlântica. É um marco também para nossa região”, comenta Natalia Filippo, gerente de sustentabilidade para o negócio de cuidados pessoais e limpeza doméstica da BASF.
Sustentabilidade que atravessa processos e produtos
Crédito: Divulgação
Esse compromisso com a sustentabilidade transcende a conservação da área verde. Mais de 80% das soluções produzidas na unidade de Jacareí já possuem atributos sustentáveis. A BASF substitui recursos fósseis por matérias-primas renováveis sempre que possível, promove a circularidade ao reaproveitar subprodutos e adota energia verde e processos com menor pegada de carbono. Além disso, utiliza insumos de origem vegetal certificados, como o óleo de palma com selo RSPO, reforçando práticas responsáveis ao longo de toda a cadeia de valor. “Contar com esse referendo do WHC fortalece nosso objetivo e compromisso de sermos parceiros estratégicos na transformação sustentável dos nossos clientes e parceiros”, finaliza Natalia.
A certificação, concedida pela Tandem Global — nova organização formada pela fusão entre o WHC e o World Environment Center (WEC) —, chancela um modelo de atuação onde desenvolvimento econômico e conservação ambiental caminham lado a lado. Como reforça Margaret O’Gorman, Diretora Executiva da Tandem Global: “O Mata Viva Jacareí é reconhecido por atender aos rigorosos requisitos da Certificação WHC. As empresas que alcançam a Certificação WHC, como a BASF, são líderes ambientais, gerenciando voluntariamente suas terras para dar suporte a ecossistemas sustentáveis e às comunidades que os cercam.”
Exemplo inspirador para um futuro mais verde
Crédito: Divulgação
O Programa Mata Viva® é, assim, um exemplo inspirador de como áreas naturais podem ser preservadas e recuperadas mesmo em ambientes industrializados, oferecendo um legado valioso para a biodiversidade e para o fortalecimento de práticas empresariais mais responsáveis e integradas ao meio ambiente.
Quando a indústria escolhe proteger a vida
Vista aérea Mata Viva – Jacareí – Interior de São Paulo – Crédito: Divulgação
A certificação internacional do Programa Mata Viva® na unidade da BASF em Jacareí é mais do que um selo: é a celebração de um compromisso genuíno com a vida em todas as suas formas. Em meio ao avanço industrial e às pressões sobre os recursos naturais, a preservação dessa floresta urbana representa um gesto de respeito, coragem e esperança.
Cada árvore catalogada, cada espécie identificada, cada canto do gavião-caramujeiro ali registrado são testemunhos vivos de que é possível construir um futuro em que o desenvolvimento não sufoca, mas protege e valoriza a natureza.
Que o exemplo de Jacareí inspire outras empresas, comunidades e pessoas a enxergarem que a sustentabilidade não é um obstáculo, mas um caminho fértil e necessário para um mundo mais equilibrado, justo e belo.
Tag: www.basf.com
Beatriz Negrão
Editora Sucursal São Paulo e Colunista
Carreira desenvolvida na área de Comunicação, atuando em empresas no Brasil e no exterior por mais de 10 anos. Publicitária, Jornalista, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM com experiência em gestão de clientes e projetos. Como jornalista, escreveu matérias em diversas revistas do setor e proferiu palestras viajando pelo País, abordando o tema Agribusiness.
Certificados: certificado Ministério Del Lavoro Italiano e internacional de Siena/ Itália.
E – Mail: contato2@nomoremag.com
Cel/WattsApp: +5511 975 158 889