Quem me acompanha há algum tempo sabe que dou enorme destaque a ambientes coloridos. Isso acontece por dois motivos: O primeiro é científico e o segundo é por experiência própria.
Quando nos referimos às cores, normalmente usamos palavras relacionadas ao seu matiz (azul, vermelho, verde…) e a sua tonalidade (azul petróleo, azul royal, vermelho sangue…)
Entretanto se usarmos as propriedades: Saturação e Brilho descreveremos as cores com maior precisão.
Veja na imagem abaixo a tonalidade resultante das variações empregue na cores vermelho e amarelo, e você vai entender melhor o que estou falando!
Slide extraído do curso “Passo a Passo para uma Decoração Profissional”por Silvana Hindi
Na representação vermelha acima, o primeiro quadradinho a esquerda não é um branco total, mas sim um branco com fundo vermelho (ou um vermelho quase 100% de saturado e com quase 100% de brilho, por isso parece um branco.
Agora você deve estar se perguntando…
“Silvana, porque é importante conhecer essas dimensões das cores?”
E eu te digo que existem pesquisas científicas que comprovam que Saturação e Brilho tem uma enorme influência em como o ser humano reage emocionalmente às cores (Valdez e Mehrabian, 1994).
Os estudos analisaram a resposta cerebral à apresentação de cores em diferentes níveis de Saturação e Brilho. Os resultados mostraram que as cores mais saturadas e brilhantes dão mais prazer. Elas melhoram consideravelmente o nosso estado de humor.
Então se observarmos a representação amarela acima, logo vemos que é indiscutível o poder do amarelo em melhorar o humor.
Essa é a primeira razão porque insisto em introduzir cores saturadas nos meus projetos.
A introdução do couro na poltrona e cadeiras da bancada e alguns toques de azul deram um charme especial à sala. Fonte: shadeoflight.com
A segunda razão vem da minha experiência de trabalho, especificamente quando sou chamada para resgatar um ambiente… Nesses casos as pessoas me apresentam salas com 95% dos elementos dessaturados (sem cor).
O excesso de neutralidade, que acabaram por usar, tornou o ambiente desestimulante e sem graça. Após tentativas fracassadas de dar um “up”no visual, as pessoas decidem pedir auxílio a um profissional.
Por esse motivo decidi explicar como transformar um ambiente neutro, num ambiente interessante e estimulante, ainda mantendo suas características neutras.
Siga esses passos e você vai acertar na primeira tentativa!
1. Faça uso de madeira em vários tons
Já vamos falar o quão importante é a presença de madeira em ambientes predominantemente neutros. Por enquanto, guarde essa primeira recomendação: tenha ao menos 3 móveis e/ou objetos decorativos em madeira de tonalidades diferentes. Exemplo: varie numa mesinha lateral, uma cadeira de apoio e numa base de luminária.
Prateleiras em madeira deram mais dimensão nesta sala. Fonte:Decorilla
2. Ao escolher móveis e objetos decorativos faça uso de uma grande variedade de formatos
Quando você opta por “economizar” nas cores precisa trazer interesse para o ambiente através de formatos, texturas e padronagens.
Escolha móveis circulares, mesinhas com pés torneados, almofadas e tapetes de formatos não usuais. Esculturas de troncos e animais também é uma solução incrível.
Quatro elementos com formatos inusitados chamam a atenção nesta sala branca e bege Fonte: thespruce.com
3. Use no mínimo cinco texturas diferentes no mesmo espaço e acrescente um elemento comum desenho feito pela natureza.
Textura é o elemento do design de interiores que traz aconchego e atiça nosso maior sentido – o tato. O corpo humano tem 2m2 de área para sentir o toque. Ao escolher textura use em ambas as variações: táctil e visual.
Imagem: Decoração sem Dúvida – Fonte:walmart.com
Madeira é um material primordial em qualquer projeto. Quanto mais seus veios estiverem marcados e aparentes mais ela contribui para enriquecer um espaço neutro. Quanto mais rugosa, maior a estimulação táctil.
É possível introduzir textura táctil nas paredes usando blocos 3D, tijolos aparentes, palha, bambu, e diferentes tipos de pedras.
Ou você pode optar por introduzir na sua decoração elementos com textura visual.Existem papel de parede que imitam madeira, pedra, ou ainda representam paisagens ricas em textura.
Tapetes, almofadas, mantas e puffs são excelentes itens para receber uma boa dose de tricô, crochê, macramê, pelúcia e pelos sintéticos.
Uma grande variedade de texturas: sofá em linho,almofada bordada, manta e tapete peludos e cesta de palha Fonte: shutterstock
Dê preferência a materiais de acabamento com características marcantes, como o mármore.
Seus veios, desenhados pela natureza engrandecem sua decoração, a exemplo da imagem abaixo.
Detalhe em mármore atrás do sofá suprime a necessidade de quadros.Fonte: pinterest
4. Escolha um elemento preto e um metálico.
A presença de elementos pretos e metálicos causam muito interessevisualem um ambiente neutro. Eles provocam um contraste máximo e pontuam lugares onde o olhar “deve parar”em meio ao todo neutro.
Nós designers nos referimos a eles como pontos de “ancoragem”.
Servem para realçar a decoração monocromática.
O corrimão da escada em preto trouxe dinamismo para o espaço. Fonte:mydomaine.com
5. Valorize os detalhes arquitetônicos do espaço
Eu pessoalmente acho que,não só nos casos de ambientes neutros, mas sempre, devemos dar destaque aos detalhes arquitetônicos de um espaço.
Mas o que são esses detalhes?
Casas e apartamentos antigos tem belas janelas e portas. Evidencie esses aspectos, pintando-os de um tom diferente das paredes.
Se você tem a sorte de morar num espaço com pé direito alto, escolha um belo lustre pendente.
Seu apartamento tem varanda? Torne-a realmente um ambiente externo, repleto de plantas e referências à natureza.
E as famosas molduras, chamadas “Boiserie” que embelezam as paredes nos castelos europeus? Você gosta? Se sim, saiba que ao criar desenhos com elas você está acrescentando um detalhe arquitetônico a sua casa.
Paredes cinza adornadas com molduras (Boiserie) Fonte: decorfacil.com. br
Espero que tenham gostado das sugestões.
Para saber mais não deixe de seguir minhas redes sociais!
E se quer decorar seus espaços como um verdadeiro profissional, e ainda iniciar uma carreira em decoração, venha conhecer meu curso online! Eu tenho certeza que você vai gostar!
Um grande abraço,
Silvana Hindi
Colunista: Silvana Hindi
Designer de Interiores com mais de 20 anos de atuação no Brasil e no exterior, é fundadora da Decoração Sem Dúvida. Seu trabalho é marcado por uma abordagem mais humana e menos estética, do design de interiores.
https://decoracaosemduvida.com.br
https://instagram.com/decoracaosemduvida
https://facebook.com/decoracaosemduvida
https://br.pinterest.com/silvanahindi