Quem vê um grande centro de compras pode imaginar o número de pessoas que transitam por ele diariamente e o impacto que isso deve causar em relação ao uso de água, energia, descarte de materiais, etc. A preocupação com o meio ambiente é imprescindível e as empresas tendem, cada vez mais, em desenvolver e praticar ações sustentáveis.

O CenterVale Shopping, primeiro grande centro de compras do Vale do Paraíba, inaugurado em 28 de maio de 1987, abriga 240 lojas em 48 mil m² e recebe uma média de 10 milhões de pessoas por ano. Os números são admiráveis! Porém, isso requer iniciativas de sustentabilidade em todas as áreas do empreendimento.

Localizado a margem da Rodovia Presidente Dutra em São José dos Campos – SP, desde o seu lançamento o CenterVale Shopping construiu sua história com um mix respeitável de marcas qualificadas  e por ter uma forte conexão afetiva com os clientes no decorrer dos anos.

 

Um Gigante no coração dos clientes!

Mais que vender produtos, serviços e entretenimento o CenterVale Shopping é uma empresa participativa e engajada com a sociedade que promove experiências com clientes e colaboradores. Foi eleito pela quinta vez consecutiva o shopping Top of Mind da região pela pesquisa IBOPE. Administrado pela Ancar Ivanhoe desde 2008 hoje já são 23 iniciativas de sustentabilidade e ações de entretenimento realizadas dia após dia junto ao seu público.

Como editora da No More Mag, fui convidada a participar de um Tour pelas dependências do Shopping para conhecer tudo isso na prática. Com brilho nos olhos, a Gestora de Sustentabilidade Mayara e um dos funcionários antigos, o Sr. Djalma, nos recepcionaram e nos conduziram durante o Tour.  Nitidamente deu pra perceber o orgulho e carinho especial por esse trabalho.

 

Seguem as ações mais importantes! 

Reciclagem de lâmpadas:

Coletores ficam dispostos na parte externa do shopping (4 pontos de coleta). Após acumular em média 1500, o material é destinado a uma empresa especializada que reaproveita o alumínio e o vidro, transformando-os novamente em matéria-prima e dando a tratativa adequada para o material poluente.

 

Tapume Eco Ponto /Hub de Reciclagem:

Próximo à entrada E. Ponto externo de coleta de fácil acesso  aos clientes para o descarte de plástico, papel, alumínio e demais recicláveis.

 

Coleta de Pilhas, Baterias e Eletroeletrônicos:

A partir de 202 kg de eletroeletrônicos, o material é coletado por empresa parceira e passam por processo de reaproveitamento de peças.

 

 Reciclagem de Tampas Plásticas:

Coletores na parte interna. As tampas são destinadas a ONGs que cuidam de cães e gatos (pets) e são revertidas em ração. Início: abril de 2022. Até o mês de janeiro de 2023 foram coletados 83 240 kg tampas.

 

Reciclagem de cápsulas de café:

Há dois pontos de coleta localizados nos acessos C e G.

 

Reciclagem de Bitucas de Cigarro:

Você sabia que bituca de cigarro vira celulose e a partir de 45unid é gerada 1 folha A4? Obtém-se em média 3.200kg/mês. IMPACTO SEM TRATAMENTO: Uma bituca contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, cada 2 bitucas descartadas nas águas equivalem à poluição causada por 1 lt. de esgoto.

 

Entrega de óleo de cozinha/Programa de fidelidade:

No setor do SAC, aqueles que quiserem doar o óleo de cozinha usado recebem um cartão fidelidade que após completar 10 selos (cada selo vale 1L), ganha uma cestinha com produtos da loja sustentável: um caderninho, 2 mudas, uma barra de sabão, dois substratos vegetais. Todos os produtos feitos no CVS.

 

Coleta Seletiva Mall:

 Por todo o shopping existem pontos de coleta seletiva. Na praça de alimentação tem ilhas nas quais os clientes podem fazer a entrega das bandejas e de resíduos serem 100% separados de forma adequada, contando com o apoio de profissionais treinados para realizar, adequadamente separação deste (orgânicos e recicláveis).

Pelo Mall, as lixeiras seguem a mesma proposta das ilhas de separação de resíduos, trazendo compartimentos para lixo orgânico e reciclável. Todas utilizam cores e informativo para indicar que tipo de resíduo deve ser descartado em cada compartimento.

Nos banheiros, a segregação é identificada por meio das cores dos sacos, facilitando o descarte correto pelos profissionais.

 

Os recicláveis representam 32% do total de resíduos gerados no shopping.

 

Doação de Recicláveis:

Do material obtido por meio da coleta seletiva, parte é doada para uma cooperativa de reciclagem. Renda obtida assiste a uma média 6 famílias.

 

Parceria com Comunidade:

Comunidade doou peças artesanais como enfeites e assentos feitos com pneus. Em contrapartida, o shopping dá visibilidade ao trabalho artístico feito por eles.

 

Parcerias com Escolas:

 Escolas das redes pública e privada podem agendar visita às instalações sustentáveis do CVS, assim como podem trazer projetos desenvolvidos nas escolas e, assim, ocorrer a troca de experiências e o aprimoramento de técnicas. Para 2023 será feito um cronograma anual de ações, envolvendo escolas que já desenvolvem (ou desejam desenvolver) atividades socioambientais.

Vaga Certa: Um carro popular a gasolina emite em média 150 gramas de dióxido de carbono por km rodado com o projeto Vaga Certa além de melhor comodidade reduz o tempo de procura por vagas reduzindo o impacto ambiental em virtude da redução de emissão de CO².

 

Loja Ações Sustentáveis:

O local é equipado com mobiliário de reflorestamento da parceria junto com a “Tok-Stock”. Proposta expor as ações realizadas pelo CVS e está aberta para expor produtos/ações do público que trabalha com medidas socioambientais. O espaço pode ser utilizado para carregar aparelhos eletrônicos. Lá também é possível destinar materiais recicláveis que serão posteriormente coletados por profissionais do setor.

 

Biblioteca Solidária:

Localizado na loja sustentável. Com um espaço acolhedor, “os móveis/artesanato” foram confeccionados com materiais recicláveis por uma comunidade parceira. Os clientes podem se sentar ao lado de uma estante de livros e lá escolher algum livro para aproveitar uma boa leitura. Caso queiram, também podem levar o livro para a casa, colocando um outro título no lugar. Assim, a biblioteca vai se reciclando e fazendo com que mais pessoas se interessem pela troca de livros.

 

Vagas para Veículos Elétricos:

Vaga para Autista ou pessoa especial (exceto idosos e grávidas ou PNE)

Iluminação led e sensores de presença em áreas técnicas:

Redução de 30% no consumo de energia.

Redução na quantidade utilização de lâmpadas fluorescentes a qual gera alta contaminação do solo se descartadas de forma irregular, sendo a LED totalmente sustentáveis não contendo nenhum elemento poluente.

87% das lâmpadas são LED (só no Mall)

Iluminação led no estacionamento:

Redução de 30% no consumo de energia.

Menos utilização de lâmpadas que geram impactos nocivos ao meio ambiente.

Equipamentos para redução de vazão torneiras e descargas sanitárias:

Beneficio de 32% de redução no consumo de água.

Torneiras temporizadas ou automáticas, reduzindo o desperdício de água:

Benefício de redução de uso de água. 95% das torneiras são temporizadas.

Mictórios Secos:

Cada acionamento de descarga convencional descarta 20Lt no fluxo de água, esta é mais uma ação redução o consumo de água gerando menos impacto ambiental.

75% dos mictórios foram substituídos.

Ozonizadores de Água:

O ozônio inativa vírus e bactérias muito mais rápido que diversos produtos e agentes químicos, neste não contém resíduos químicos pois se decompõe em simples oxigênio com isso os benefícios vão além da extrema eficácia na limpeza e desinfecção de ambientes redução nos impactos ambientais. Sendo assim uma alternativa sustentável utilizada no dia a dia.

Na incursão pelas dependências do CentreVale Shopping  também observamos clarabóias para aproveitamento da luz natural que além da economia, também proporciona uma linda ambientação em conjunto com as plantas que ornamentam áreas internas.

Dentre o que é realizado o que mais me surpreendeu foi a área destinada a separação do lixo. Uma estação seletiva completa. Isso sem contar as composteiras que atendem a Horta Orgânica repleta de verduras fresquinhas.

A tarde agradável terminou onde se armazena as pedras de sabão e velas  feitas com óleo coletado dos restaurantes, e agendas de papel reciclado feito a partir das bitucas de cigarro.  Sai do Tour com uma caixinha de mimos e um saboroso pé de alface!

Constatei que tudo pode e deve ser reutilizado e que é preciso envolver todas as pessoas nesse processo de aprendizado e conscientização.

Então borá lá fazer esse Tour pessoal!

Jussara Medrado é Editora Executiva da No More Mag. Ingressou no mundo fashion como vendedora e consultora de estilo em boutiques nos efervescentes anos 80. 

Pelos anos 2000 iniciou trabalhos de produção em eventos, catálogos e repórter de moda na coluna inaugurada por ela no Jonal O Vale.

Por 17 anos foi Editora de uma publicação que se diferenciou das demais por colocar o calçado em posição de protagonista! Embora seja eclética, ama escrever sobre moda, comportamento, lifestyle e temas relacionados a sustentabilidade.
editora@nomoremag.com