Filmes e história de países milenares com lugares e suas ambientações peculiares  ficam em nosso imaginário, e assim também deve ser em relação a Ásia não é mesmo? Por isso, como adoro este tema, aproveitando minha temporada por aqui, eu resolvi escrever esse artigo e posso adiantar: trago inspiração de um continente diverso com ricas tradições culturais, em harmonia com a natureza e estilos distintos.

A Ásia é diversificada e na decoração de interiores  podemos ver o reflexo disso em vários de seus países. Os elementos naturais como pedra, madeira, bambu, água são frequentemente incorporados na decoração trazendo a natureza para perto.
Além disso, o  Feng Shui em algumas destas culturas asiáticas desempenha um papel importante na disposição e organização dos móveis para promover equilíbrio e harmonia.


Na Ásia a preferência por móveis baixos tem raízes simbólicas e culturais, pois a proximidade do solo torna a conexão mais próxima com a terra e a natureza e muitas vezes também  humildade. Os móveis baixos criam a ilusão de um espaço maior em ambientes pequenos, o que é importante em áreas muito  povoadas com espaços limitados.

Na contra mão do Japão e Korea  que têm uma paleta de cores neutras, linhas limpas, abordagem zen, materiais naturais, está a Índia com motivos florais, geométricos, tapeçarias, cores vivas  e texturas exuberantes e a China com tecidos ricamente bordados, mobiliário mais elaborado e esculpidos na sua maioria em madeira escura e cores vibrantes, com destaque para o vermelho, considerada cor que traz sorte, positividade.

Já na Tailândia podemos encontrar um misto de vibração de cores e encontro com a natureza. Tecidos e tapeçarias muitas vezes inspirado em elementos naturais e materiais como bambu e pedra que são muito utilizados proporcionando uma sensação de conexão com o meio ambiente.

O budismo também desempenha um papel significativo na estética do país e frequentemente esculturas budistas, elementos religiosos são peças de destaque na decoração, o que, segundo o povo tailandês,  traz sensação de espiritualidade ao ambiente.

Temos então na decoração de interiores da Ásia incorporação com a natureza, cores e simbolismos,  influências culturais e espirituais, o que pode nos inspirar para criar espaços visualmente atraentes e que  também proporcione equilíbrio e boas energias.

E então, se inspiraram no estilo asiático de decoração?
Compartilhem e comentem!!!

Colunista Daniela Motti

Adora conhecer novos lugares e novas histórias. Uma mulher cosmopolita que leva na bagagem vivências enriquecedoras por ter percorrido diversos países, mergulhando de cabeça em diferentes culturas e idiomas.

 “Meu coração pertence a muitos lugares, Além de minha jornada carrego também o título mais precioso: o de Mae”.

@tokyandodani