Um novo estudo sobre os hábitos de compra dos brasileiros em supermercados, conduzido pela Neogrid, um ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, em colaboração com o Opinion Box, uma empresa reconhecida por sua expertise em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, revela mudanças significativas A sustentabilidade e a qualidade dos produtos, por exemplo, passaram a ser altamente consideradas na hora da compra: 37% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por produtos ecológicos ou sustentáveis.

A pesquisa foi conduzida com mais de 2 mil indivíduos de todo o Brasil, com idade acima de 16 anos, representando todas as classes sociais e que são responsáveis, total ou parcialmente, pelas compras domésticas. Do total de entrevistados, 48% eram homens e 52% mulheres, distribuídos nas faixas etárias de 16 a 29 anos (27%), 30 a 49 anos (46%) e 50 anos ou mais (27%). Em relação à renda familiar, 16% pertenciam à classe A/B, enquanto 84% pertenciam às classes C/D/E.

Crédito: Roberta Atherino, head de Produto da Horus/ Neogrid.

De acordo com Roberta Atherino, head de Produto da Horus, uma marca Neogrid, os números apontados no levantamento vão ao encontro da tendência global de maior preocupação da sociedade com causas ambientais, especialmente as novas gerações.

“Com todo o debate mundial envolvendo as mudanças climáticas e as responsabilidades de cada indivíduo, o consumidor tem refletido sobre como ele pode contribuir com um futuro mais ecologicamente sustentável e esse movimento passa pela escolha de produtos mais alinhados ao seu estilo de vida”, declara Roberta.

Crédito: Pixabay.

A pesquisa “Tendências de Bens de Consumo para 2024” também destaca que quase 50% dos consumidores dizem que a preocupação com embalagens sustentáveis influencia suas escolhas no supermercado. Além da sustentabilidade, os entrevistados estão prestando mais atenção em questões relacionadas à saúde e isso se reflete na escolha de produtos, tanto que cerca de 70% dos respondentes preferem itens orgânicos ou com menor concentração de hormônios e aditivos.

Crédito: Mittmac.

Os participantes do estudo destacaram o veganismo como uma tendência significativa, abrindo novas perspectivas de mercado para as empresas. Segundo outra pesquisa, conduzida pela Horus, uma marca da Neogrid, os alimentos veganos tiveram um crescimento de cerca de 35% desde o início de 2022 e mostram uma tendência positiva.

Crédito: Escritório da Neogrid / Acervo.

A Neogrid é uma empresa especializada em tecnologia e inteligência, dedicada ao desenvolvimento de soluções para a gestão da cadeia de consumo. Com uma trajetória de 24 anos no mercado, a empresa construiu um ecossistema abrangente de dados e negócios, conectando varejistas, indústrias e distribuidores no Brasil e em alguns dos mercados mais competitivos do mundo. Reconhecida por seus casos de sucesso em empresas de grande porte, a Neogrid tem como principal objetivo impulsionar as vendas e a rentabilidade de seus clientes.

A pesquisa revela uma mudança significativa nos hábitos de consumo dos brasileiros, destacando um crescente interesse pela sustentabilidade e qualidade dos produtos. Com quase 40% dos consumidores dispostos a pagar mais por produtos ecológicos, e uma forte preferência por embalagens sustentáveis e produtos orgânicos, é evidente que a conscientização ambiental está impactando as escolhas de compra. Além disso, a ascensão do veganismo como uma tendência de consumo ressalta a importância de as empresas se adaptarem a essas demandas em evolução. A pesquisa reforça a necessidade de as empresas, como a Neogrid, desenvolverem soluções que atendam a essas demandas crescentes por produtos sustentáveis e saudáveis. Isso não apenas beneficia o meio ambiente, mas também impulsiona a rentabilidade e o sucesso das empresas em um mercado em constante transformação.

Tag: www.neogrid.com

Beatriz Negrão
Editora Sucursal São Paulo e Colunista
Carreira desenvolvida na área de Comunicação, atuando em empresas no Brasil e no exterior por mais de 10 anos. Publicitária, Jornalista, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM com experiência em gestão de clientes e projetos. Como jornalista, escreveu matérias em diversas revistas do setor e proferiu palestras viajando pelo País, abordando o tema Agribusiness.
Certificados: certificado Ministério Del Lavoro Italiano e internacional de Siena/ Itália.
E – Mail: contato2@nomoremag.com
Cel/wattsApp: +5511 975 158 889